Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 8º ANO

MATEMÁTICA

Olá pessoal. Nas atividades a seguir repare que resolvemos algumas atividades juntos e algumas atividades são deixadas para você completar.

Você sabe o que é uma equação? E um sistema de equações?

Você já ouviu falar sobre mediatriz? E sobre bissetriz?

Primeiramente, não se esqueça de assistir as aulas do CMSP, pelo aplicativo, ou pelo canal TV Educação, ou pelo

Facebook, ou pelo Youtube!!!

Na aula de hoje trabalharemos com Sistema de equações. E o que é uma equação ou um sistema de equações?

Na aula anterior falamos de expressões algébricas, que são um conjunto de operações matemáticas básicas aplicadas a números conhecidos e a números desconhecidos. Para representar esses números desconhecidos, são utilizadas letras.

2x + y é um exemplo de expressão algébrica.

Toda expressão algébrica que possuir uma igualdade em sua composição será chamada de equação. Exemplos:

2x = 14.

3x +1 = y.

X² – 2 = 3.

A igualdade é o que permite encontrar os resultados de uma equação. Dada a equação x – 14 = 8, qual é o valor de x? Podemos fazer mentalmente, qual valor que subtraído de 14 resulta 8? É o 22. Podemos resolver sistematicamente:

x – 14 = 8

x = 8 + 14

x = 22

Um sistema de equações é constituído por um conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita. Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas as equações.

(Página 68, caderno do aluno volume 3, SA3, 1.1)

Existem três maneiras para resolver sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas: utilizando o método da adição, o método da substituição, ou geometricamente. Vejamos exemplos:

Resolução geométrica de sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis:

Como vimos no roteiro anterior, as retas acima foram traçadas por meio de substituição de valores para x e encontrando respectivos valores para y.

Observamos que o resultado de um sistema deste tipo é o ponto em que as retas se cruzam.

Vamos resolver mais um exemplo a seguir pelo método da adição e fica para você resolver pelos outros dois métodos.

CIÊNCIAS

1º Você sabia que existem diversas doenças que podem ser transmitidas através do contato sexual com outra pessoa? Elas são chamadas de DST.

2º Momento:

TEXTO: DST – DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

As DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são aquelas que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra pelo contato sexual. A maioria é causada por microrganismos que se alojam nos órgãos genitais. Todas são perigosas e podem deixar sequelas se não forem tratadas a tempo.

Lembre-se que a camisinha é o único método de prevenção eficaz contra as DSTs e a AIDS. Algumas DSTs, em sua fase inicial, têm tratamento, controle ou cura.

Vamos ver alguns exemplos?

1. Gonorréia

Gonorréia é uma das DSTs mais comuns. Pode atingir homens e mulheres.

É causada por bactérias que infeccionam a uretra, provocando ardência ao urinar, coceira, inchaço e vermelhidão nas bordas do orifício urinário. Se não tratada a tempo, pode levar à esterilidade.

2. Sífilis

A sífilis é causada por uma bactéria e transmitida pelo contato sexual ou pelo sangue contaminado.

É uma doença grave, que pode atacar vários órgãos vitais. Pode causar cegueira, paralisia, distúrbios cardíacos e neurológicos e até a morte. Em mulheres grávidas, pode causar danos irreversíveis no sistema nervoso do feto. Seu principal sintoma é uma pequena úlcera, dura e indolor, nos órgãos sexuais. Essa úlcera tende a desaparecer depois de algum tempo. Mais tarde podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, que desaparecem, mas a doença continua ativa.

3. Herpes Genital

A herpes genital é causada por um vírus, para o qual não existe cura. A doença provoca pequenas bolhas, nos órgãos sexuais, que, ao se romper, viram feridas, provocando ardor, coceira e dor. As bolhas podem desaparecer e voltar depois de certo tempo, dependendo das condições do sistema imunitário do portador.

4. Candidíase

É causada por fungos normalmente existentes no nosso corpo, mas que proliferam muito devido ao estresse, ao uso de antibióticos, de anticoncepcionais e durante a gravidez. Causa ardência e coceira.

A candidíase é transmitida pelo contato sexual ou por roupas íntimas compartilhadas. Se a mãe estiver com candidíase, o bebê poderá ser contaminado na hora do parto.

Os fungos podem também atacar a mucosa bucal, quando então a doença é chamada popularmente de “sapinho”.

5. Condiloma Acuminado

Esse tipo de doença é causado pelo vírus HPV – papiloma (com subtipos). Pode ser transmitido à mulher pelo homem sem que este manifeste sintomas, sendo por isso, chamado de portador assintomático. Os seus sintomas são o aparecimento de verrugas, muitas vezes microscópicas, nos órgãos genitais. Nas mulheres o vírus pode permanecer inerte durante anos, ativando-se em momentos de baixa imunidade.

Pode aumentar o rico de câncer de colo uterino. Já existem vacinas para prevenir alguns tipos de vírus que provocam a doença.

6. Hepatite B

A hepatite B é causada por um vírus que ataca o fígado. O indivíduo contaminado pode se recuperar da infecção ou se tornar portador crônico, desenvolvendo graves doenças, como cirrose ou câncer no fígado.

O contágio ocorre por relações sexuais com indivíduos infectados ou pelo sangue contaminado. A prevenção é feita com vacina.

7. AIDS

Também chamada de SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), a AIDS é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) que ataca os linfócitos (células sanguíneas especializadas na produção de anticorpos que são responsáveis pela defesa do organismo).

O HIV pode ser transmitido através do esperma, do sangue, da secreção vaginal e do leite materno de pessoas contaminadas.

O vírus pode ficar durante vários anos no organismo de uma pessoa sem se manifestar, até destruir os linfócitos, podendo levar a morte, em consequência de outras doenças chamadas de oportunistas. Existem medicamentos capazes de prolongar a vida do paciente com AIDS, melhorando sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: