Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 7º ANO

MATEMÁTICA

CIÊNCIAS

1º Momento: Na aula passada estudamos sobre os vírus. Hoje vamos estudar sobre as principais doenças causadas pelos vírus e pelas bactérias. Vamos saber quem é responsável por cada uma delas?

2º Momento:

Texto: Doenças causadas por Vírus e Bactérias

As doenças causadas por vírus, também chamadas de viroses, são aquelas que têm como agente etiológico os vírus. Algumas delas, se não forem tratadas podem levar o paciente ao óbito. Geralmente, não possuem um tratamento específico, visto que o corpo produz anticorpos para combater o vírus.

As doenças causadas por bactérias, também conhecidas por bacterioses, tanto podem ser facilmente tratadas através de antibióticos, como o seu agravamento pode levar à morte. A maior parte das bactérias é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados ou em contato com pessoas doentes.

Os sintomas são variados, conforme o tipo de doença. A prevenção, muitas vezes, é baseada em cuidados simples como a lavagem das mãos e dos alimentos e vacinação.

As doenças causadas por vírus e bactérias muitas vezes causam confusão sobre quem é o responsável por ela, e acabamos usando termos as generalizando como “viroses”, por exemplo.

Conforme já estudamos esse ano, não existem medicamentos específicos para o tratamento de doenças virais, o próprio corpo cria anticorpos que irão combatê-la, cuidamos então dos sintomas.

Já para as doenças causadas por bactérias, alem da defesa natural do nosso corpo, existem também os medicamentos antibióticos, que auxiliam no combate destas.

Vamos agora ver alguns exemplos de doenças virais e bacterianas?

Doenças causadas por vírus

1. AIDS (SIDA)

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que ataca o sistema circulatório e imunológico. A doença é transmitida pelo contato sexual, pelo sangue e de mãe para filho. Como afeta o sistema imunológico, outras doenças podem surgir num estágio mais avançado como câncer, meningite, tuberculose, etc.

2. Catapora

A catapora, também chamada de varicela, é causada pelo vírus varicela zoster (VZV), que causa uma infecção na pele. A transmissão acontece através do contato com as secreções dos portadores da doença.É característico da doença o aparecimento de bolhas vermelhas no corpo e coceira.

3. Caxumba

A caxumba é causada pelo vírus do gênero Paramyxovirus, que ataca principalmente o sistema digestório. A transmissão ocorre pelo contato com secreções do doente e, ainda, ao compartilhar de objetos.Embora seja comum o ataque às glândulas salivares, a caxumba pode acometer outras partes do corpo, como testículos, ovários e pâncreas.

4. COVID-19

COVID-19 é uma síndrome respiratória aguda, doença associada ao sistema respiratório e causada pelo SARS-CoV-2, um vírus da família coronavírus. Em 2020, o surto da doença foi classificado como uma pandemia, devido ao seu alto grau de disseminação. Quando o coronavírus ataca o organismo causa manifestações que vão desde uma gripe comum até uma pneumonia fatal.

5. Dengue

A dengue é causada pelos vírus Den I ao IV do gênero Flavivírus, que atacam o sistema circulatório e imunológico. A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti, principal vetor. A dengue hemorrágica é a manifestação mais grave da doença, quando o paciente apresenta hemorragia, problemas de circulação e aumento do fígado.

Além das citadas acima, temos como principais doenças causadas por vírus:

– Ebola – Febre amarela – Febre Chikungunya – Febre Zika – Gripe – Hepatites virais – Herpes – HPV – Meningite

– Pneumonia – Poliomielite – Raiva – Rubéola – Sarampo – Varíola.

Doenças causadas por Bactérias

1. Botulismo

O botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum. Os primeiros casos da doença foram registrados pelo consumo de salsichas contaminadas e outros derivados da carne enlatados.

Transmissão: ingestão de alimentos contaminados.

Sintomas: prisão de ventre, tontura, visão distorcida e dificuldade de abrir os olhos na claridade. O agravamento da doença pode levar o doente à morte na sequência da paralisia dos músculos respiratórios.

Tratamento: o doente deve ser internado para que seja ministrado o tratamento para eliminação da bactéria.

Prevenção: cuidado na escolha de alimentos enlatados, atentando para que a lata não tenha ferrugem ou esteja estufada.

2. Cistite

A cistite é uma doença crônica caracterizada por uma irritação ou inflamação da parede da bexiga.

Na maioria dos casos, é causada pela bactéria Escherichia coli, naturalmente presente no intestino.

Transmissão: o fato de beber pouca água pode deixar de limpar as bactérias presentes na bexiga, tal como o uso de roupas íntimas apertadas.

Sintomas: vontade frequente de urinar, ardor ao urinar, febre.

Tratamento: uso de antibiótico.

Prevenção: beber água muitas vezes, urinar logo que tiver necessidade, evitar roupas íntimas apertadas.

3. Cólera

A cólera é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Vibrio cholerae. Caso não seja tratada, pode levar o paciente à morte por conta da intensa desidratação que ela causa.

Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados.

Sintomas: diarréia, desidratação, vômitos, fraqueza, perda de peso e cólicas abdominais.

Tratamento: hidratação e uso de antibióticos.

Prevenção: lavar muito bem frutas e legumes antes de consumi-los, bem como lavar muito bem as mãos antes das refeições e melhoria do saneamento básico.

4. Leptospirose

A leptospirose é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais. É causada por bactérias do gênero Leptospira. Existe risco de morte em 40% dos casos, caso não seja tratada adequadamente. Isso porque pode causar danos aos rins, inflamação na membrana que envolve o cérebro, insuficiência hepática e insuficiência respiratória.

Transmissão: contato com água ou objetos que tenham urina de animais infectados.

Sintomas: febre alta, dor muscular, mal-estar, tosse, olhos vermelhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Tratamento: os doentes devem ser hidratados e tomar antibióticos.

Prevenção: lavar bem os alimentos antes de consumi-los, fechar caixas d’água, vacinar os animais.

5. Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser provocada por bactérias, vírus ou fungos. A meningite bacteriana pode levar à morte se não for diagnosticada a tempo. Os 3 tipos de meningites bacterianas mais comuns são causadas pelas bactérias: meningococos, pneumococos e Haemophylus.

Transmissão: através de espirro, saliva e tosse.

Sintomas: dor de cabeça e no pescoço, rigidez na nuca, febre alta e manchas vermelhas.

Tratamento: deve ser administrado antibiótico aos doentes, na veia, o mais rápido possível. Isso porque a doença pode resultar em surdez ou até na morte.

Prevenção: vacinação e evitar contato com doentes.

Além das citadas acima, temos como principais doenças causadas por bactérias:

– Brucelose – Clamídia – Coqueluche – Difteria – Escarlatina – Salmonelose – Terçol – Hanseníase – Gonorréia

– Febre Tifóide – Tuberculose – Tracoma – Tétano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: