MATEMÁTICA


CIÊNCIAS
1º Momento: Nós já aprendemos que nosso corpo é formado por vários sistemas. Hoje vamos aprender sobre o sistema locomotor. Como você acha que nós conseguimos nos movimentar? Isso ocorre graças ao trabalho em conjunto do sistema muscular, sistema esquelético e o sistema nervoso.
2º Momento:
Texto: Sistema Locomotor
O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre o Sistema Esquelético e o Sistema Muscular. Ele responsável pela sustentação, locomoção e movimentação do corpo junto com os comandos do sistema nervoso.
O Sistema Locomotor é dividido em dois sistemas, vamos aprender sobre eles?
Sistema Esquelético
O sistema esquelético tem como função a sustentação do corpo, a proteção de órgãos internos, armazenamento de minerais e íons e produção de células sanguíneas.
Esqueleto
O esqueleto é constituído por diversos ossos e estruturas associadas, como as cartilagens, tendões e ligamentos.
O crânio é a estrutura mais complexa do esqueleto.
A coluna vertebral dá a sustentação ao corpo. É formada pelas vértebras, que se alternam com discos intervertebrais.
O esqueleto é dividido em dois grandes conjuntos ósseos:
Esqueleto Axial: constituído pelos ossos da cabeça e da coluna vertebral;
Esqueleto Apendicular: constituído pelos ossos dos braços e pernas.

Principais ossos do corpo humano
Os ossos podem se unir uns aos outros através das articulações.
As articulações consistem na área de contato entre dois ossos diferentes, e podem ser classificadas como:
– Imóveis: não existe movimento (ex: ossos do crânio);
– Semimóveis: se movimentam parcialmente (ex: vértebras);
– Móveis: tem amplo movimento (ex: ombro).
Sistema Muscular
O sistema muscular é representado pelos músculos.
O sistema muscular é responsável pela estabilidade corporal, produção de movimentos, manutenção da temperatura corporal e sustentação do corpo.

Principais músculos do corpo humano
Músculos e Contração Muscular
Uma das principais características dos músculos é a capacidade de se contrair. É isso, que possibilita os movimentos. Existem dois tipos básicos de contração, a voluntária que é aquela em que nós comandamos através de mensagens enviadas do cérebro para os músculos, e a involuntária, aquela que nós não temos o controle, o sistema nervoso envia os sinais para os músculos sem que precisemos nos lembrar dele, ocorre automaticamente.
Os músculos podem ser de três tipos: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.
O músculo estriado esquelético constitui grande parte da massa muscular do corpo humano, e como o nome já diz, é ele que está ligado aos nossos ossos. As suas extremidades costumam ser afiadas e terminam em cordões fibrosos de tecido conjuntivo denso modelado, os tendões. Esse músculo possui contração voluntária e vigorosa.
O músculo estriado cardíaco é o músculo do coração. Possui contração involuntária e rítmica.
O músculo liso encontra-se nos órgãos viscerais, como estômago, intestino, bexiga, útero, entre outros. Possui contração involuntária e lenta.
Podemos concluir então que o trabalho em conjunto dos sistemas Locomotor (Sistema esquelético e muscular) e sistema nervoso são importantíssimos para ocorrer o movimento.
O sistema ósseo nos da a sustentação do corpo, e suas articulações permitem os movimentos.
O sistema muscular modela nosso corpo com os músculos esqueléticos, e sua capacidade de contração faz com que esses músculos puxem os tendões que estão ligados aos ossos, fazendo com que ocorra o movimento. Algo parecido com puxar uma corta amarrada na ponta de um cabo de vassoura.
O sistema nervoso é responsável por enviar as mensagens para as células musculares para que elas se contraiam e relaxem, assim gerando o movimento.