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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA 9º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

Metodologia/ EstratégiasReflexão sobre o tema.Leitura da explicação.Realização dos exercícios propostos.

O aluno acordou cedo.
O aluno começou a estudar.

Percebe que há uma repetição nessas frases? Para que isso não ocorra utilizamos o recurso das conjunções, que deixa as frases mais curtas e diretas.

O aluno acordou cedo e começou a estudar.

Uma conjunção bem utilizada modifica a opinião de muitas pessoas sobre o seu texto!!!

Orações coordenadas

São orações independentes, ou seja, não há relação entre elas. Elas são classificadas em:

1.Orações Assindéticas: As Orações Coordenadas Assindéticas são caracterizadas pelo período composto justaposto, ou seja, não são ligadas através de nenhum conectivo, usa-se pontuação.

Exemplos:

  • Chegamos na praia, nadamos, jogamos, comemos.
  • Pegou a chave, abriu a porta, suspirou fundo.
  • Não tem vontade de comer, estudar, sair.

2.Orações Sindéticas: As Orações Coordenadas Sindéticas são caracterizadas pelo período composto ligadas por meio de uma conjunção coordenativa.

Nesse caso, as orações, dependendo dos conectivos, podem ser: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas.

  1. Aditivas

Os conectivos (Conjunções) que coordenam as orações aditivas são: e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim.

Exemplos:

  • Chegamos à praia e nadamos.
  • Não faz nem deixa ninguém fazer.
  • Gosta de ficar em casa, como também gosta de sair.
  • Adversativas

Os conectivos (Conjunções) que coordenam as orações adversativas são: e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.

Exemplos:

  • Eles queriam sair, porém estava chovendo.
  • Seu mau feitio, no entanto, deixou todos desanimados.
  • Trabalha, mas nunca guarda dinheiro.
  • Alternativas

Os conectivos (Conjunções) que coordenam as orações alternativas são: ou, ou… ou; ora…ora; quer…quer; seja…seja.

Exemplos:

  • Ora gosta de vestidos, ora gosta de sapatos.
  • Fale agora ou cale-se para sempre.
  • Vou falar com ele, quer você queira, quer não.
  • Conclusivas

Os conectivos (Conjunções) que coordenam as orações conclusivas são: logo, portanto, por fim, por conseguinte, pois, então, consequentemente.

Exemplos:

  • São adolescentes, logo irão namorar.
  • Cheguei atrasada, portanto terei que aguardar que chamem-me novamente.
  • Tirou o bolo do forno agora mesmo, então não o pode comer já.
  • Explicativas

Os conectivos (Conjunções)  que coordenam as orações explicativas são: isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois.

Exemplos:

  • Descemos do carro porque o trânsito estava parado.
  • Ela não atende o telefone, ou seja, ela não quer saber de nós.
  • Ela não sabe da novidade, pois não disse nada.


Atividade sobre orações coordenadas

1- Classifique as orações destacadas:

a) ”O sol brilha, as casas estão encharcadas de luz, o vento bole nas árvores úmidas, a manhã cheira a sereno e a flor.”

b) ”Não perguntavam por mim, mas deram por minha falta.

Na trama da minha ausência, inventaram tela falsa.”

c) ”Não fujas, que eu te sigo.”

2. Leia as orações dos itens a seguir, observando o tipo de relação semântica existente entre elas. depois reescreva-as ligando-as com uma conjunção coordenativa que faça o período ficar coerente

a) O garoto não esta bem. Chorava. Gemia baixinho.

b) Havia muito serviço ainda na cozinha. De raiva, ninguém trabalhava. Não falava.

c) Siga o roteiro proposto. Abandone a competição.

d) Façam silêncio. Há gente doente.

e) Ele é seu pai. Respeite-lhe a vontade pelo menos dessa vez.

f) Dormi tarde. Acordei cedo.

g) Li. Reli seu texto. Não o entendi. 3. Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:
a – Sérgio foi bom filho, por isso será um bom pai.
b – Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c – Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d – Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.

4. “Somos pacifistas mas não abrimos mão de estudos e manipulações científicas que se entrelaçam, quer para fins bélicos ou pacíficos”. A conjunção “mas”, destacada no fragmento, estabelece relação lógico-semântica de
a) adição
b) explicação
c) alternância
d) oposição

5. “Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila.” Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:
a) portanto
b) e
c) porém
d) pois

GEOGRAFIA

Primeiro momento: Questão disparadora: Você sabe a diferença entre PIB e PIB per capita?

Segundo momento: Texto. Setores da economia. PIB . Produto interno Bruto.  

OPIB é um indicador síntese da economia .É definido pela soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país , estado ou cidade por um período de um ano. Vamos avaliar o PIB de alguns países e de alguns estados e de nossa cidade.

O PIB- Produto interno Bruto do Brasil em 2019 foi de R$ 7, 3 trilhões.

Para fazer esse calculo entram os lucros dos três setores da economia.

Vamos lembrar quais são:

  • Setor Primário: a Extração de matérias primas, Agropecuária, Silvicultura.
  • Setor Secundário: a Indústria, Construção Civil.
  • Setor Terciário: Comércio, Serviços: 

Vale citar aqui que a ênfase muda de setor para setor, de acordo com o grau de desenvolvimento do país em questão. Ou seja, quanto maior a concentração econômica no segundo e terceiros setores, mais rico e desenvolvido este país será. Como exemplo podemos citar os países emergentes que são comuns as pautas de exportação estar mais atreladas ao setor primário as chamadas commodities de baixo valor agregado já os países ricos do primeiro mundo a base das exportações são de bens manufaturados de alto valor agregado.

País                                        PIB ( em U$ )                                     PIB per capita

Estados Unidos21,3 Trilhões64.545 U$
China14,2 Trilhões10.142 U$
Japão5,1 Trilhões40.316 U$
Alemanha4,0 Trilhões48.192 U$
Índia3,0 Trilhões2.205 U$
Reino Unido2,8 Trilhões41.791 U$
França2,7 Trilhões40.298 U$
Itália2,2 Trilhões36.670 U$
Brasil1,93 Trilhões9.190 U$
Canadá1,8 Trilhões47.368 U$

Para fazer uma análise devemos levar em consideração o volume populacional de cada  país e sua riqueza em PIB, que é a soma de todas as riquezas num período de um ano. Lógico que esse PIB  per capita não traduz uma realidade exata já que existem grandes desigualdades dentro de cada país mas serve como média de desenvolvimento .

Vamos começar pelos Estados Unidos.. a mais rica das nações do mundo tem o maior PIB bruto do mundo e o maior PIB per capita dentre os dez mais mas temos que lembrar que 14, 8 % da população são considerados pobres, são pobres vivendo no país mais rico do mundo.

Por que os EUA têm os piores índices de pobreza do mundo desenvolvido

Gerardo LissardyDa BBC News Mundo em Nova York

  • 2 agosto 2020

Crianças que precisam de ajuda para sobreviver. e famílias dependem da ajuda de bancos de al A ONG Poor People’s Campaign afirmou que 39 milhões de crianças são pobres nos Estados Unidos.UA

Este é um dos grandes paradoxos dos nossos tempos: os Estados Unidos, país mais rico do mundo, têm alguns dos piores índices de pobreza no grupo dos países desenvolvidos.

Mais de meio século depois que o presidente Lyndon B. Johnson declarou “guerra incondicional à pobreza”, os EUA ainda não descobriram como vencê-la.

Desde a declaração de Johnson, em 1964, o país teve conquistas surpreendentes, como chegar à Lua ou gestar a internet. Entretanto, nesse período, conseguiu uma tímida redução no índice de pobreza, que caiu de 19% para cerca de 12%.

Isso significa que quase 40 milhões de americanos vivem abaixo da linha oficial de pobreza.

O problema é muito maior e mais antigo do que se vê na atual pandemia do novo coronavírus, que também vem revelando e intensificando questões sociais do país — os EUA têm o maior número de casos de covid-19 no mundo e agora enfrentam os piores níveis de desemprego desde a Grande Depressão de 1930.

Fonte: BBC News

O PIB é um indicador de economia, apenas com ele não podemos saber outros detalhes sobre um país como.

– Distribuição de renda

– Qualidade de vida

– Educação

– Saúde

– Seguridade social

Quando o assunto é o PIB dos estados brasileiros, observa-se uma profunda desigualdade regional sobre a participação das riquezas. Segundo o IBGE, apenas cinco unidades federativas (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná) representam uma participação de 65,2% na produção nacional de riquezas.

Essa disparidade torna-se ainda mais latente quando se observa a participação das regiões Sudeste e Sul, que, juntas, correspondem a 72% do PIB nacional. Apesar disso, essa desigualdade vem diminuindo nas últimas décadas, embora essa redução tenha sido relativamente pequena, o que demonstra o lento e gradual processo de redirecionamento na ordem produtiva territorial do país.

Confira a seguir o PIB dos estados brasileiros¹:

Posição Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉EstadosPIB (em bilhões de reais)
São Paulo1.349 (trilhões)
Rio de Janeiro462
Minas Gerais386
  Rio Grande do Sul   263
Paraná239

Santa Catarina
169
    7º   Distrito Federal              164             
Bahia159
Goiás111
10ºPernambuco104
11ºEspírito Santo97
12ºPará88
13ºCeará87
     14º    Mato Grosso                     71                    
15ºAmazonas64
16ºMaranhão52
17ºMato Grosso do Sul49
18ºRio Grande do Norte36
19ºParaíba35
20ºAlagoas28
 21ºRondônia        27        
22ºSergipe26
23ºPiauí24
24ºTocantins18
25ºAmapá8,9
26ºAcre8,7
27ºRoraima6,9
Bauru
Município do Brasil
PIB (IBGE/2016)R$ 13 141 085 mil
• PosiçãoBR: 68º
PIB per capita (IBGE/2016)R$ 35 577,22
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