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ROTEIRO DE ATIVIDADES EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS 6º ANO

INGLÊS

Tema: Tipos de moradia e abrigo (shelter) e Genitive case (caso genitivo)

Habilidades: EF06LI22: Descrever relações por meio do uso de apóstrofo- caso genitivo

Instruções:

  1. Copie em seu caderno o vocabulário abaixo:

Shelter: abrigo

House: casa

Home: lar

Nest: ninho

Forest: floresta

Snail: caracol

Shell: concha, casco

Road: estrada

Tent: barraca

Field: campo

Live: morar, viver

Of: de

My: meu, minha, meus, minhas

The: o, a, os, as

Where: onde

Your: seu, sua, seus, suas

And: e

Have: ter

You: você

I: eu

She: ela

A estrutura WHERE DO ou DOES _____________ LIVE? é utilizada para perguntar onde algo ou alguém mora. Veja os exemplos:

  1. O que é Genitive case?

É um caso gramatical que indica uma relação, principalmente de posse, como algo que pertence ou está associado a alguém.

Vamos comparar as duas maneiras de dizer a mesma coisa:

The fur of the tiger ( o pêlo do tigre) =  the tiger´s fur

The shell of the turtle ( o casco da tartaruga) = the turtle´s shell

The baby of the kangaroo ( o bebê do canguru) = the kangaroo´s baby

The apartment of my aunt ( o apartamento da minha tia) = my aunt´s apartment

The house of my uncle ( a casa do meu tio) =  my uncle´s house

The dog of my sister ( o cachorro da minha irmã) =  my sister´s dog

Comparando as duas maneiras, percebemos que no caso genitivo (exemplo do lado direito) a palavra of desapareceu e deu lugar ao ´s.

 Houve uma inversão na posição das palavras. Aquele que possui algo (o tigre, a tartaruga, minha tia, etc) é citado antes daquilo que eles possuem ( pêlo, apartamento, etc).

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ginástica de Condicionamento Físico

  1. Introdução: Leitura do texto. (25min)

Agora você será apresentado à Ginástica de Condicionamento Físico (GCF), modalidade caracterizada por sessões planejadas de exercícios que visam contribuir para melhoria das capacidades físicas e promover maior qualidade de vida.

A Ginástica de Condicionamento Físico, se bem orientada por um profissional, não possui contraindicações, podendo ser direcionada para todos os grupos da população: crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos e gestantes. Lembrando que as características e particularidades de cada pessoa devem ser respeitadas e um profissional de saúde deve ser consultado para realização dos exercícios.

Mas, o que são capacidades físicas?

Capacidades físicas são atributos físicos do ser humano, são diferentes para cada indivíduo e que podem ser modificadas, necessitando de ações (exercícios) que as estimulem para que ocorra seu desenvolvimento.

Quais são os tipos de capacidades físicas?

  • Agilidade: É a capacidade de executar movimentos rápidos com mudança de direção. Por exemplo, as fintas nos esportes coletivos, zigue-zague e as coreografias na dança.

Flexibilidade: É a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como nos alongamentos e contorcionista do circo.

Força: É a capacidade de vencer uma resistência por meio de ações musculares, como empurrar ou pegar algo.

Resistência: É a capacidade de permanecer o maior tempo possível em uma atividade sem fadiga, sem perder qualidade do movimento. Por exemplo, atletas nas corridas de longas distâncias.

Velocidade: É a capacidade de executar movimentos no menor tempo possível, como em uma corrida de curta distância em alta velocidade.

Atenção: realizar atividade física regularmente (pelo menos 03 vezes na semana) eleva o nível das capacidades físicas que estão diretamente relacionadas ao bom funcionamento do organismo. Então, melhorando as capacidades físicas também há melhoria na saúde e na vida das pessoas. O recomendado é praticar no mínimo 30 minutos de exercícios moderados por dia.

Importante observar que cada tipo de exercício traz benefícios para uma capacidade física específica. Por exemplo, fazer alongamentos melhora a flexibilidade, enquanto musculação melhora a força, as atividades de longa duração (ciclismo, caminhada, corrida) melhoram a resistência e os movimentos com mudanças de direção (zigue-zague) desenvolvem a agilidade.

  1. Agora responda as questões no seu caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor (35min).
  2. A Ginástica de Condicionamento Físico pode contribuir para quais melhorias?
  • A Ginástica de Condicionamento Físico pode ser praticada por qualquer pessoa. Retire do texto o trecho que confirma tal informação e quais cuidados devem ser tomados.
  •  Por que é importante realizar atividade física, pelo menos 03 vezes na semana, para melhorar o nível das capacidades físicas?
  • Qual é a capacidade física de executar movimentos no menor tempo possível?
  • Relacione o movimento com a capacidade física correspondente:
  • Força        2-Flexibilidade       3- velocidade           4- resistência           5- agilidade

(       ) Atleta de boxe desviar de três golpes seguidos.

(       ) Esticar o corpo para pegar um objeto.

(       ) Correr para pegar o ônibus.

(       ) Empurrar uma cadeira.

(       ) Jogar basquete por 40 minutos e manter os movimentos com qualidade

(       ) Saltar o mais longe possível.

(       ) Correr uma maratona.

(       ) Levantar uma caneta.

(       ) fazer sequências de passos do hip hop.

(       ) bailarina separando as pernas.

  1. Vamos experimentar? Acesse os links abaixo, assista aos vídeos e realize alguns movimentos da Ginástica de Condicionamento Físico. (30min)

https://www.youtube.com/watch?v=gaga38jqS98 (05min11s) exercícios simples

https://www.youtube.com/watch?v=NcIHeYqtEEM (03min09s) exercícios simples 2

https://www.youtube.com/watch?v=Zew1CIKjKRA (02min42) agilidade

https://www.youtube.com/watch?v=knZRGGcrU10 (06min36) prancha

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