Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS 7º ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA

  1. Lembra das Capacidades Físicas? Quais você identifica? (10 min)

Com os conhecimentos adquiridos em anos anteriores sobre capacidades físicas, relacione as capacidades com as situações abaixo. Deixe sua resposta registrada no caderno.

( A ) Agilidade             ( B ) Velocidade          ( C ) Força       ( D ) Resistência         ( E ) Flexibilidade

(        ) Durante um contra-ataque, uma equipe progride em direção ao alvo adversário o mais rápido possível para marcar um gol.

(           ) Na enterrada, o jogador necessita de uma impulsão adequada dos membros inferiores (pernas) para que consiga alcançar a cesta.

(          ) Larissa faz aulas de futsal em uma escolinha de seu bairro. Um dos exercícios mais realizados por ela é a estafeta com bola. Nessa atividade, ela deve fazer ziguezague entre os cones, conduzindo a bola o mais rápido possível.

(          ) Durante a apresentação de balé, Cleiton realizou passos esteticamente perfeitos e amplos, levando a plateia ao delírio; todos que assistiram comentaram sobre seu talento.

(           ) Mesmo as substituições do handebol sendo ilimitadas, os jogadores precisam ser bem condicionados para jogar quatro tempos de dez minutos.

  1. Verificando as Capacidades Físicas. (25min)

Agora leia o texto para recordar sobre as Capacidades Físicas. Após entender seus conceitos, reveja suas respostas da atividade anterior e se necessário faça correções.

Capacidades Físicas

Capacidades físicas são atributos físicos do ser humano, são diferentes para cada indivíduo e que podem ser modificadas, necessitando de ações (exercícios) que as estimulem para que ocorra seu desenvolvimento.

Quais são os tipos de capacidades físicas?

Agilidade: É a capacidade de executar movimentos rápidos com mudança de direção. Por exemplo, as fintas nos esportes coletivos, zigue-zague e as coreografias na dança.

Flexibilidade: É a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como nos alongamentos e contorcionista do circo.

Força: É a capacidade de vencer uma resistência por meio de ações musculares, como empurrar ou pegar algo.

Resistência: É a capacidade de permanecer o maior tempo possível em uma atividade sem fadiga, sem perder qualidade do movimento. Por exemplo, atletas nas corridas de longas distâncias.

Velocidade: É a capacidade de executar movimentos no menor tempo possível, como em uma corrida de curta distância em alta velocidade.

Atenção:

  • Importante observar que cada tipo de exercício traz benefícios para uma capacidade física específica. Por exemplo: fazer alongamentos melhora a flexibilidade, enquanto musculação melhora a força, as atividades de longa duração (ciclismo, caminhada, corrida) melhoram a resistência, corridas de curta distância em alta intensidade melhoram a velocidade e os movimentos com mudanças de direção (zigue-zague) desenvolvem a agilidade.
  • Realizar atividade física regularmente (pelo menos 03 vezes na semana) eleva o nível das capacidades físicas, que estão diretamente relacionadas ao bom funcionamento do organismo. Então, melhorando as capacidades físicas também há melhoria na saúde e na vida das pessoas.
  • Para isso, o recomendado é praticar no mínimo 30 minutos de exercícios moderados por dia, lembrando que as características e particularidades de cada pessoa devem ser respeitadas e um profissional de saúde deve ser consultado para realização dos exercícios.
  1. Agora responda as questões no seu caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor (20min).
  1. Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso:

(        ) As capacidades físicas são iguais em todas as pessoas.

(        ) As capacidades físicas não podem ser modificadas.

(        ) As capacidades físicas são desenvolvidas com exercícios físicos.

(        ) O recomendado é praticar no mínimo 30 minutos de exercícios moderados por dia.

(       ) Cada tipo de exercício traz benefícios para uma capacidade física específica. Por exemplo, fazer alongamentos melhora a flexibilidade e não a força.

  •  Por que é importante realizar atividade física pelo menos 03 vezes na semana e melhorar o nível das capacidades físicas?
  • Qual é a capacidade física de executar movimentos no menor tempo possível?
  • Relacione o movimento com a capacidade física correspondente:
  • Força        2-Flexibilidade       3- velocidade           4- resistência           5- agilidade

(         ) Atleta de boxe desviar de três golpes seguidos.

(         ) Esticar o corpo para pegar um objeto.

(         ) Correr para pegar o ônibus.

(         ) Empurrar uma cadeira.

(         ) Jogar basquete por 40 minutos e manter os movimentos com qualidade

(         ) Saltar o mais longe possível.

(         ) Correr uma maratona.

(         ) Levantar uma caneta.

(         ) fazer sequências de passos do hip hop.

(         ) bailarina separando as pernas.

  1. Vamos experimentar? Acesse os links abaixo e realize alguns movimentos enquanto assiste os vídeos. (35min)

https://www.youtube.com/watch?v=ATXlJ5RPOxI (10min36s) alongamentos (flexibilidade)

https://www.youtube.com/watch?v=fs_fQF-XXXA (03min25s) força

https://www.youtube.com/watch?v=Zew1CIKjKRA (02min42s) agilidade

https://www.youtube.com/watch?v=RPM9oGV07zc (06min45s) resistência

INGLÊS

Instruções

Copie as informações abaixo em seu caderno. Elas serão utilizadas para a realização da atividade avaliativa da próxima semana.

Simple present é usado para expressar ações do dia a dia, rotina, verdades universais e opiniões.

Os verbos abaixo são usados para descrever nossa rotina:

Acordar: Wake up

Levantar: get up

Tomar café da manhã: have breakfast

Escovar os dentes: brush the teeth

Tomar banho: take a shower ou have a shower

Partir (sair, ir embora): leave

Ir à escola: go to school

Ir ao trabalho: go to work

Ficar: stay

Caminhar: walk

Dirigir: drive

Pegar ônibus: take a bus

Estudar: study

Trabalhar: work

Chegar: get, arrive

 Almoçar: have lunch

 Jantar: have dinner

Comer: eat

Beber: drink

Assistir tv: watch TV

Ouvir música: listen to  music

Limpar: clean

Nadar: swim

Lavar louça: wash the dishes

Fazer tarefa: do the homework

Ir pra cama: go to bed

Dormir: sleep

Fazer: do

Exemplos:

Eu acordo AS seis da manhã.

                  I wake up AT six a.m.

 Eu vou pra cama aproximadamente meia noite.

                  I go to bed AROUND midnight.

 Eu trabalho DAS 8 da manhã AS cinco da tarde.

I work FROM 8 a.m. TO 5 p.m

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: