Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

2ª SEMANA DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 8º ANO

MATEMÁTICA

Olá pessoal. Nas atividades a seguir repare que resolvemos algumas atividades juntos e algumas atividades são deixadas para você completar.

Nesta aula retomaremos alguns conceitos.

Primeiramente, não se esqueça de assistir as aulas do CMSP, pelo aplicativo, ou pelo canal TV Educação, ou pelo Facebook, ou pelo Youtube!!!

Nesta aula, antes de colocarmos o conteúdo, deixaremos um vídeo do conteúdo.

Assista antes de continuar lendo o roteiro.

POTENCIAÇÃO

potenciação é uma simplificação da forma de expor uma multiplicação de fatores iguais. Antes de detalhar a potenciação, vamos nos lembrar da adição. Nas séries iniciais, aprendemos a somar e logo vemos que existem formas de melhor expressar somas, como:

a) 2+2+2+2+2+2+2

b) 3+3+3+3+3

c) 4+4+4+4+4+4+4+4+4+4

No item a, se somarmos o número 2 com ele mesmo 7 vezes, obteremos o resultado 14. Mas esse resultado poderia ter sido obtido mais rapidamente através do cálculo 2 x 7 = 14.

No item b, a soma do número 3 cinco vezes pode ser substituída pela multiplicação de 3 x 5, pois em ambas obtemos o resultado 15.

No item c, a soma do número 4 dez vezes pode ser representada pela multiplicação de 4 x 10, que é igual a 40.

Assim como podemos expressar uma soma de fatores iguais através do produto desse fator pela quantidade de vezes que é repetido, nós podemos substituir a multiplicação de termos pela potenciação. Vejamos um exemplo:

3 x 3 = 9

3 x 3 x 3 = 27

3 x 3 x 3 x 3 = 81

Nos três exemplos acima, nós estamos multiplicando apenas o número 3Vejamos agora como ficaria a multiplicação repetindo o número 3 dez vezes.

3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 59.049

Para simplificar a notação dessas multiplicações, nós podemos utilizar a potenciação.

Na potenciação, nós representamos apenas uma vez o número que será multiplicado e, acima desse número, colocamos a quantidade de vezes que ele será repetido. Para os exemplos acima, vejamos como ficará a representação através da potenciação:

3 x 3 = 32

3 x 3 x 3 = 33

3 x 3 x 3 x 3 = 34

3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 310

De forma genérica:

RADICIAÇÃO

Leia novamente a resolução acima e entenda passo a passo.

Durante o roteiro foram deixadas atividades para você resolver.

Resolva-as no seu caderno!!!

Você pode tirar dúvidas pelo aplicativo CMSP, em turmas. Ou utilizando a sala do Classroom. Ou ainda por e-mail.

CIÊNCIAS

TEXTO: AS ESTAÇÕES DO ANO

Por que existem as estações do ano?

As estações do ano existem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de translação, em que a Terra gira ao redor do Sol, é responsável pela existência das estações do ano. Já o movimento de rotação, em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo, possibilita a ocorrência do dia e da noite.

Como o movimento de translação faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.

Estações do ano no Hemisfério Norte

Verão: inicia-se por volta do dia 21 de junho, finalizando por volta do dia 23 de setembro. É chamado de verão boreal.

Outono: inicia-se por volta do dia 23 de setembro e finaliza-se por volta do dia 21 de dezembro. Essa estação é chamada de outono boreal.

Inverno: inicia-se por volta do dia 21 de dezembro e finaliza-se por volta do dia 20 de março. É conhecido como inverno boreal.

Primavera: inicia-se por volta do dia 20 de março, finalizando por volta do dia 21 de junho. É conhecida como primavera boreal.

Estações do ano no Hemisfério Sul

Verão: inicia-se por volta do dia 21 dezembro e finaliza-se por volta do dia 20 de março. É conhecido como verão austral.

Outono: inicia-se por volta do dia 20 de março e termina por volta do dia 21 de junho. É conhecido como outono austral.

Inverno: inicia-se por volta do dia 21 de junho e finaliza-se no dia 21 de setembro. É conhecido como inverno austral.

Primavera: inicia-se por volta do dia 22 de setembro e finaliza-se por volta do dia 21 de dezembro. É conhecida como primavera austral.

Veja abaixo a ordem das estações do ano, inciando-se pelo verão:

Verão → Outono → Inverno → Primavera

Solstício e Equinócio

→ Solstício: fenômeno astronômico que compreende o início do verão e do inverno nos hemisférios. Nesse período, o Sol incide com maior intensidade em um dos hemisférios, o que é conhecido como solstício de verão. Quando um hemisfério está no solstício de verão, o outro está no solstício de inverno.

→ Equinócio: fenômeno astronômico que compreende o início da primavera e do outono. Nesse período, que ocorre duas vezes ao ano, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz. No equinócio, os dias e as noites têm igual duração.

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano.

TEXTO: PREVISÃO DO TEMPO

Poder realizar previsões e entender todo o funcionamento ocorrido na atmosfera e todos os aspectos climáticos nos mais distintos lugares do planeta foi e é uma importante conquista da humanidade.

Atualmente temos acesso a informações acerca do comportamento atmosférico através da previsão do tempo. Em decorrência das facilidades da telecomunicação temos contato por meio da televisão, jornais, rádio, internet entre outros. Temos essas previsões devido a meteorologia, que corresponde a uma ciência que tem como objeto de estudo a atmosfera e seus respectivos fenômenos.

O profissional que realiza tal estudo é o meteorologista, que a partir das análises de dados como a temperatura diária, umidade, pressão e ventos conseguem realizar um cruzamento de dados desses elementos e fazer a previsão do tempo e assim fornece informações dos dias que vão chover, fazer sol e qualquer outra variação climática.

A coleta das informações ou dados são feitas nas inúmeras estações meteorológicas dispersas em distintos lugares do mundo, esses são lugares específicos para realização da previsão do tempo onde estão instalados os aparelhos como:

Termômetro (mede as temperaturas);

Anemômetro (mede a velocidade do vento);

Pluviômetro (mede quantidade de chuvas);

Higrômetros (mede a variação da umidade relativa do ar);

Barômetro (mede a pressão da atmosfera).

Além das estações meteorológicas esses aparelhos são instalados também em navios, aviões e balões-sondas que registram todas as condições do tempo atmosférico nos continentes, oceanos e em grandes altitudes.

Para realização das previsões utilizam-se também satélites, esses enviam informações mais precisas uma vez que tem uma visão dos deslocamentos das massas de ar. A partir de todas as informações os meteorologistas concebem a previsão do tempo e fornecem para os meios de comunicação.

Aparentemente a previsão do tempo não tem muita importância, no entanto, esse trabalho é relevante para a sociedade em suas atividades econômicas ou mesmo no cotidiano das pessoas.

Na agricultura a previsão do tempo é utilizada para o planejamento do plantio e colheita de lavoura e também para prevenir contra a chegada de geadas, granizo e secas.

Em lugares que ocorrem fenômenos de maior magnitude como furacões, enchentes os serviços meteorológicos permite a retirada de pessoas e antecipar os possíveis contratempos. Outra finalidade desse tipo de serviço é de auxiliar o transporte aéreo e marítimo em suas respectivas trajetórias evitando acidentes.

Imagens de satélite importante na previsão do tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: