Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

2ª SEMANA DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 9º ANO

MATEMÁTICA

Olá pessoal. Nas atividades a seguir repare que resolvemos algumas atividades juntos e algumas atividades são deixadas para você completar.

Nesta aula retomaremos alguns conceitos.

Primeiramente, não se esqueça de assistir as aulas do CMSP, pelo aplicativo, ou pelo canal TV Educação, ou pelo Facebook, ou pelo Youtube!!!

Nesta aula, antes de colocarmos o conteúdo, deixaremos um vídeo do conteúdo.

Assista antes de continuar lendo o roteiro.

RAZÃO ENTRE GRANDEZAS DE ESPÉCIES DIFERENTES

Para determinar a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, determina-se o quociente entre as medidas dessas grandezas. Essa razão deve ser acompanhada da notação que relaciona as grandezas envolvidas.

O cálculo da velocidade média pode ser encontrado nos conteúdos de Física e de Química. Entenda velocidade média como a razão entre a distância percorrida e o tempo:

V= d
         t

Vm = Velocidade Média;
d = Distância percorrida. A distância pode ser medida em km (quilometro) ou em m (metro);
t = tempo. O tempo pode ser dado em h (horas) ou s (segundos).

Já o cálculo da densidade demográfica pode ser encontrado no conteúdo de Geografia. Essa razão é dada pela relação do número de habitantes (População) e a área ocupada.

Dd = Pa
        A

Dd = Densidade demográfica;
Pa = População. A unidade de medida para polução é hab (habitante);
A = Área. A área é medida em Km2 (quilômetro quadrado).

Analise os exemplos resolvidos abaixo:

Durante o roteiro foram deixadas atividades para você resolver.

Resolva-as no seu caderno!!!

Você pode tirar dúvidas pelo aplicativo CMSP, em turmas. Ou utilizando a sala do Classroom. Ou ainda por e-mail.

CIÊNCIAS

Abaixo um resumo para ajudar a compreender melhor o tema da aula passada

Assistir a(s) aula(s) de Ciências do CMSP desta semana.

Esta aula complementará o estudo dos nossos roteiros de atividades anteriores: (40 min)

“Diferentes leituras do céu”

https://youtu.be/Zl2Abq1k2Q0

Acesse o link e verifique a programação das aulas no CMSP:

https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao/

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

QUESTÃO 1:

Assinale a opção INCORRETA em reação ao conjunto de astros que formam o Sistema Solar:

a) Os Planetas não têm luz própria. Exemplo de planetas: Terra, Júpiter, Saturno e Marte.

b) Os Planetas giram em torno do Sol. Exemplo de planetas: Mercúrio, Vênus, Terra e Urano.

c) As Estrelas possuem luz própria e iluminam os planetas e satélites.

d) Os Satélites possuem luz própria e giram ao redor do Sol. Exemplo de satélite natural: Lua.

QUESTÃO 2:

De acordo com a IAU, União Astronômica Internacional, os corpos celestes para serem considerados planetas precisam apresentar as seguintes características, EXCETO:

a) órbita definida ao redor do sol.

b) forma arredondada.

c) luz própria.

d) equilíbrio hidrostático.

QUESTÃO 3:

Leia com atenção e assinale a alternativa INCORRETA:

a) Todos os planetas realizam um movimento ao redor do sol.

b) O sistema solar é composto por oito planetas, quatro deles rochosos e quatro gasosos.

c) Júpiter é o maior planeta do sistema solar.

d) O Sistema Solar formou-se há, aproximadamente, 4,6 bilhões de anos, a partir de uma nuvem de

gás e pó.

e) A lua terrestre é o único satélite natural do sistema solar.

QUESTÃO 4:

Começando com o mais perto do sol, qual é a ordem correta dos planetas?

a) Mercúrio, Marte, Terra, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno.

b) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno.

c) Marte, Vênus, Terra, Mercúrio, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno.

d) Mercúrio, Saturno, Terra, Marte, Júpiter, Vênus, Urano, Netuno.

e) Plutão, Terra, Saturno, Urano, Vênus, Marte, Mercúrio, Netuno.

QUESTÃO 5:

O Sistema Solar é formado por uma estrela, o Sol, planetas e suas luas e anéis, planetas anões, asteroides e cometas. Sobre o Sistema Solar, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O Sol concentra quase a totalidade da massa do Sistema Solar, e exerce uma poderosa atração sobre os demais corpos, fazendo-os gravitar ao seu redor.

b) O período de rotação de Vênus é maior do que seu movimento de translação ao redor do Sol.

c) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são os planetas telúricos, de densidade maior, sendo constituídos por rochas e metais, enquanto Júpiter, Saturno, Urano e Netuno têm baixa densidade e são classificados como planetas jovianos, constituídos por substâncias livres.

d) Todos os planetas giram em torno do Sol, aproximadamente no mesmo plano e no mesmo sentido, e em torno do próprio eixo, que segue o mesmo sentido da translação em torno do Sol.

e) Dos oito planetas que formam o Sistema Solar, Mercúrio e Vênus são os únicos que não possuem satélites naturais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: