Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA 9º ANO

lÍNGUA PORTUGUESA

O aluno acordou cedo.
O aluno começou a estudar.

Percebe que há uma repetição nessas frases? Para que isso não ocorra utilizamos o recurso das conjunções, que deixa as frases mais curtas e diretas.

O aluno acordou cedo e começou a estudar.

Uma conjunção bem utilizada modifica a opinião de muitas pessoas sobre o seu texto!!!

Orações coordenadas

São orações independentes, ou seja, não há relação entre elas. Elas são classificadas em:

1.Orações Assindéticas: As Orações Coordenadas Assindéticas são caracterizadas pelo período composto justaposto, ou seja, não são ligadas através de nenhum conectivo, usa-se pontuação.

Exemplos:

  • Chegamos na praia, nadamos, jogamos, comemos.
  • Pegou a chave, abriu a porta, suspirou fundo.
  • Não tem vontade de comer, estudar, sair.

2.Orações Sindéticas: As Orações Coordenadas Sindéticas são caracterizadas pelo período composto ligadas por meio de uma conjunção coordenativa.

Nesse caso, as orações, dependendo dos conectivos, podem ser: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas.

  1. Aditivas

Os conectivos (Conjunções) que coordenam as orações aditivas são: e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim.

Exemplos:

  • Chegamos à praia e nadamos.
  • Não faz nem deixa ninguém fazer.
  • Gosta de ficar em casa, como também gosta de sair.
  • Adversativas

Os conectivos (Conjunções) que coordenam as orações adversativas são: e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.

Exemplos:

  • Eles queriam sair, porém estava chovendo.
  • Seu mau feitio, no entanto, deixou todos desanimados.
  • Trabalha, mas nunca guarda dinheiro.
  • Alternativas

Os conectivos (Conjunções) que coordenam as orações alternativas são: ou, ou… ou; ora…ora; quer…quer; seja…seja.

Exemplos:

  • Ora gosta de vestidos, ora gosta de sapatos.
  • Fale agora ou cale-se para sempre.
  • Vou falar com ele, quer você queira, quer não.
  • Conclusivas

Os conectivos (Conjunções) que coordenam as orações conclusivas são: logo, portanto, por fim, por conseguinte, pois, então, consequentemente.

Exemplos:

  • São adolescentes, logo irão namorar.
  • Cheguei atrasada, portanto terei que aguardar que chamem-me novamente.
  • Tirou o bolo do forno agora mesmo, então não o pode comer já.
  • Explicativas

Os conectivos (Conjunções)  que coordenam as orações explicativas são: isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois.

Exemplos:

  • Descemos do carro porque o trânsito estava parado.
  • Ela não atende o telefone, ou seja, ela não quer saber de nós.
  • Ela não sabe da novidade, pois não disse nada.


Atividade sobre orações coordenadas

1- Classifique as orações destacadas:

a) ”O sol brilha, as casas estão encharcadas de luz, o vento bole nas árvores úmidas, a manhã cheira a sereno e a flor.”

b) ”Não perguntavam por mim, mas deram por minha falta.

Na trama da minha ausência, inventaram tela falsa.”

c) ”Não fujas, que eu te sigo.”

2. Leia as orações dos itens a seguir, observando o tipo de relação semântica existente entre elas. depois reescreva-as ligando-as com uma conjunção coordenativa que faça o período ficar coerente

a) O garoto não esta bem. Chorava. Gemia baixinho.

b) Havia muito serviço ainda na cozinha. De raiva, ninguém trabalhava. Não falava.

c) Siga o roteiro proposto. Abandone a competição.

d) Façam silêncio. Há gente doente.

e) Ele é seu pai. Respeite-lhe a vontade pelo menos dessa vez.

f) Dormi tarde. Acordei cedo.

g) Li. Reli seu texto. Não o entendi. 3. Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:
a – Sérgio foi bom filho, por isso será um bom pai.
b – Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c – Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d – Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.

4. “Somos pacifistas mas não abrimos mão de estudos e manipulações científicas que se entrelaçam, quer para fins bélicos ou pacíficos”. A conjunção “mas”, destacada no fragmento, estabelece relação lógico-semântica de
a) adição
b) explicação
c) alternância
d) oposição

5. “Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila.” Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:
a) portanto
b) e
c) porém
d) pois

As corporações internacionais e as organizações econômicas.  

1º Momento: Questão Disparadora. Quais empresas multinacionais que você conhece inclusive aqui em nossa cidade?

2º momento : Texto : As corporações internacionais e as organizações econômicas.

AS GRANDES MULTINACIONAIS Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.
As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.

Empresas Transnacionais

Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.

Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.
Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos que foram citados anteriormente. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz.
A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.
Atualmente há registro de, aproximadamente, 40.000 empresas transnacionais em atividade, sendo a maioria originária dos países industrializados, no entanto, existem empresas de origem indiana, mexicana e brasileira.
Exemplos de empresas transnacionais com matriz no Brasil são: Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão, Weg, Alpargatas e Gerdau.

Empresas transnacionais conhecidas mundialmente: Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc’ Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Nokia, Sony, Siemens, Peugeot, Vivo, entre outras

Vale lembrar que das 500 maiores empresas do mundo 465 atuam no Brasil, isto significa que o Brasil é um país globalizado e dependente tecnologicamente.

 A América do Norte, a Ásia e a Europa dominam a lista das 100 marcas mais valiosa do mundo em 2020. A única companhia de outro continente é a Saudi Aramco, estatal de petróleo da Arábia Saudita.

As informações foram divulgadas pela Brand Finance e compiladas em um infográfico do HowMuch. Para fazer o levantamento, os analistas levaram em conta uma variedade de medidas diferentes da força da marca, incluindo investimentos em marketing, patrimônio das partes interessadas e suas contribuições para o desempenho financeiro.

Por isso, os números são bem diferentes do valor de mercado das empresas (quanto valem, juntas, todas as ações negociadas em bolsa), que reflete as expectativas de ganhos futuros e, portanto, pode ser bem maior.

No topo do ranking estão marcas bastante conhecidas, como a Amazon (US$ 221 bilhões), o Google (US$ 160 bilhões) e a Apple (US$ 141 bilhões). Veja abaixo o gráfico completo com todas as 100 marcas mais valiosas do mundo.

Veja a lista das 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance:

  1. Amazon: US$ 221bilhões (varejo)
  2. Google: US$ 160 bilhões (tecnologia)
  3. Apple: US$ 141 bilhões (tecnologia)
  4. Microsoft: US$ 117 bilhões (tecnologia)
  5. Samsung: US$ 94 bilhões (tecnologia)
  6. ICBC: US$ 81 bilhões (financeiro)
  7. Facebook: US$ 80 bilhões (mídia)
  8. Walmart: US$ 78 bilhões (varejo)
  9. Ping An: US$ 69 bilhões (seguros)
  10. Huawei: US$ 65 bilhões (tecnologia)
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: