Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 9º ANO

CIÊNCIAS

Prezado aluno(a), o roteiro a seguir é para ajudá-lo a continuar sua rotina de estudos dentro do conteúdo de Ciências. O assunto abordado neste período é fundamentos básicos em física dentro do tema ‘Astronomia e Ciência’.

Então, vamos começar mais um dia de atividades?

Siga o roteiro de estudos a seguir cumprindo as etapas propostas!

Não deixe de anotar quanto tempo você gastou em cada uma delas, ok?

PORQUE NÃO HÁ VIDA FORA DA TERRA?

A Terra é o único planta no nosso sistema solar com vida humana que se tem conhecimento. Mas em algum momento da sua vida você já deve ter se perguntado o porque de não ter vida fora da Terra? A resposta é um pouco mais elaborada, mas iremos construir um conceito mais assertiva sobre essa questão.

O primeiro ponto que devemos ter em mente é que ter água na forma líquida como conhecemos aqui na Terra para existir em outros planetas é necessário que exista uma série de situações para que aconteça. Pois, aqui na Terra para que a água exista na forma como conhecemos é o fato de o planeta ser geologicamente ativo, com terremotos e vulcões. Porque segundo cientistas da área a atividade vulcânica, gerada pela movimentação das placas tectônicas sobre o manto terrestre (tectonismo) possibilita reciclar gases, como o dióxido de carbono, através do manto, da crosta, da atmosfera e dos oceanos. Dessa forma, contribui para tornar a Terra habitável ao manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. O problema todo é que ainda existem poucas informações sobre a existência de outros planetas com condições semelhantes à Terra.

O que faz de um planeta habitável é uma questão ainda sem resposta. “Há cada vez mais estudos para entender quais são as condições físicas e químicas que permitam a vida em outros locais do universo. Como só conhecemos a vida como ela existe no nosso planeta, ainda não sabemos como seria esse tipo de atividade biológica em outros locais. Então procuramos coisas parecidas com o que temos aqui na Terra. Ter água na forma líquida coloca um Exoplaneta (termo técnico para planetas fora do sistema solar Terrestre) com características semelhantes a nossa.

O segundo ponto muito importante é que buscamos por outro tipo de vida, fora a do nosso planeta, semelhante ao nosso. Não se fala sobre habitável para o ser humano, uma estrutura muito complexa. Em geral, os astrobiólogos estão à caça de bactérias, seres mais simples que dominam a vida também na Terra.

QUAIS SERIAM AS CONDIÇÕES PARA QUE EXISTA VIDA EM OUTRO PLANETA?

Se for vida como a nossa, buscamos marcas de oxigênio, ozônio e metano, porque tem bactérias que emitem metano. No entanto, marcas de metano podem vir de vulcanismo e tectonismo.

Além de estar na zona habitável, ter uma atmosfera, oxigênio livre, organismos microscópicos que indicam algum sinal de vida, e não somente ter traços de água são características necessárias em um exoplaneta habitável, que também não pode ter uma pressão forte demais nem receber radiação demais.

A busca por vida fora da Terra continua, mas ainda há muitos avanços necessários na ciência para que saibamos realmente o que, onde procurar e quando procurar.

MATEMÁTICA

Olá, estudante! Você tem em mãos um instrumento de aprendizagem.
Vocês deverão entregar estas atividades quando as aulas voltarem ao normal. Além dessas atividades, no final tem um link para você clicar e responder um formulário com algumas atividades que ajudarão na nota. 
Siga as orientações e bons estudos.

Tema: Números reais: notação científica e problemas.
Habilidade: EF09MA04
Duração da atividade: 3 horas/aulas (2 horas e 15 minutos)

Estas primeiras três aulas são deixadas para que acompanhe as aulas do centro de mídias do estado de SP.

As aulas também podem ser acompanhadas pelo YouTube, ou pelo Facebook, ou pelo canal TV Educação.

Tema: Números reais: notação científica e problemas.
Habilidade: EF09MA04
Duração da atividade: 1 hora/aula (45 minutos)

No roteiro anterior nós vimos a notação científica. Que é um número da forma:

Tema: Expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis; Resolução de equações polinomiais do 2º grau por meio de fatorações.
Habilidade: EF09MA09
Duração da atividade: 2 horas/aulas (1 hora e 30 minutos)

Produtos notáveis

Agora, veremos sobre os produtos notáveis. Conhecê-los é importante, pois podemos economizar muitos cálculos. Vamos ver alguns deles.


O quadrado da soma de 2 termos Observe a aplicação da propriedade distributiva:

Podemos concluir que (a + b) ² = a² + 2ab + b²
 Geometricamente, é o mesmo que calcular a medida de área de uma região quadrada de lados com medida de comprimento (a + b).

O quadrado da diferença entre 2 termos

Ainda usando a propriedade distributiva, observe:


Podemos concluir que (ab) ² = a² – 2ab + b² 
Geometricamente, é o mesmo que calcular a medida de área de uma região quadrada de lados com medida de comprimento (ab).

Vamos resolver alguns exercícios juntos!

Atividade 1 – Use as regularidades que você estudou e indique o desenvolvimento de cada item:

Geometricamente, isso equivale a calcular a medida de área de uma região retangular de lados com medidas de comprimento (a + b) e (ab).

Agora faça as atividades desse link para compor a sua nota do 2º bimestre:  

https://forms.gle/hj7MtmVHFpV6agDP8

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: