CIÊNCIAS
Nesta aula vamos estudar sobre os tipos de energia, sua importância nos dias de hoje e as principais fontes de energia.
Leia os textos abaixo com muita atenção.
TEXTO 1: TIPOS DE ENERGIA E SUA IMPORTÂNCIA
(Texto adaptado do site Todamateria e Apostila do Aluno pelo Prof. Pedro)
A energia é responsável pela produção de trabalho, portanto, qualquer coisa que esteja trabalhando (fazendo algo) possui energia, está utilizando ela. Os mais importantes tipos de energia que existem são:
- Energia Mecânica: existe algum movimento, alguma força sendo utilizada;
- Energia térmica: calor;
- Energia elétrica: potencial elétrico (corrente elétrica);
- Energia química: ocorrem reações químicas;
- Energia nuclear: utiliza substâncias nucleares (desintegração do núcleo de um átomo);
Importância da Energia
Hoje em dia, seria impossível pensar num mundo sem o uso da energia elétrica, seja para ligar computadores, tomar banho, iluminar, aquecer. Com a evolução das tecnologias, o uso de aparelhos eletrônicos tem aumentado consideravelmente como as máquinas, os celulares, computadores, aquecedores, ventiladores, etc.
Muitos recursos renováveis e não renováveis são utilizados a fim de produzir energia, como é o caso das usinas (hidrelétricas, nucleares, termoelétricas). Elas adquirem o produto bruto na natureza e o transforma em energia para suprir muitas das necessidades humanas.
Contudo, esse processo de geração de energia, muitas vezes é degradante para os homens e o meio ambiente. Isso porque muitas usinas lançam gases e resíduos tóxicos na atmosfera acarretando diversos problemas como a contaminação das águas, do ar, da terra, a proliferação de doenças, entre outros.
TEXTO 2: FONTES DE ENERGIA
(Texto adaptado do site Todamateria e Apostila do Aluno pelo Prof. Pedro)
Há muitas maneiras de adquirir energia, por meio das fontes renováveis (energia limpa) ou não renováveis (energia suja).
Vale lembrar que as fontes renováveis de energia não acabam e se renovam na natureza. Por outro lado, as fontes não renováveis podem causar diversos problemas ambientais e se esgotam. Com o aumento do uso da energia na atualidade, essa exploração gerou diversos problemas ambientais irreversíveis, como a perda de habitat, ecossistemas, espécies, degradação do meio ambiente.
Importante ressaltar que as fontes de energia primária são encontradas na natureza, como o sol, o vento, a água, o carvão, o gás e o petróleo entre outras. Elas são transformadas em fontes de energia secundária por meio das usinas hidrelétricas, termoelétricas, refinarias, etc.
Fontes Renováveis
As fontes renováveis se regeneram na natureza e, por isso, não causam problemas ambientais e não se esgotam. São fontes de energia mais aconselhadas uma vez que não geram poluentes para o meio ambiente. São elas:
- Energia Hidráulica: obtida pela força da água dos rios.
- Energia Solar: obtida pela energia do sol.
- Energia Eólica: obtida pela força dos ventos.
- Energia Geotérmica: obtida pelo calor do interior da terra.
- Biomassa: obtida de matérias orgânicas.
- Energia Gravitacional: obtida pela força das ondas dos oceanos.
Fontes Não Renováveis
Por sua vez, as fontes não renováveis de energia causam diversos problemas ambientais se não consumida de maneira racional. Seu uso pode implicar em desequilíbrios no ecossistema na medida em que seus recursos se esgotam. São elas:
- Combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural.
- Energia Nuclear: obtido a partir de elementos como o urânio e tório.

MATEMÁTICA
Olá, estudante! Iniciaremos agora o nosso 2º bimestre. Este é um instrumento de aprendizagem. O objetivo deste instrumento é realizar atividades em casa neste período de isolamento social. Vocês deverão ter estas atividades no caderno quando as aulas voltarem ao normal. Siga as orientações e bons estudos.
A) Tema: Sequências recursivas e não recursivas. Habilidade: EF08MA11.
Duração da atividade: 3 horas/aula (2 horas e 15 minutos)
Estas primeiras três aulas são deixadas para que acompanhe as aulas do centro de mídias do estado de SP.
As aulas também podem ser acompanhadas pelo YouTube, ou pelo Facebook, ou pelo canal TV Educação.
B) Tema: Sequências recursivas e não recursivas. Habilidade: EF08MA11.
Duração da atividade: 1 hora/aula (45 minutos)
No roteiro anterior começamos a falar sobre sequências. Vimos que:

Vamos resolver a atividade a seguir juntos!
Atividade 1 – (Caderno do Aluno, vol. 2, SA3, 2.2, pág. 66, adaptado) Observe a sequência de figuras a seguir e responda as questões:

a) Quantos quadradinhos tem cada uma das figuras da sequencia apresentada?
Resposta:

Novamente juntos:
Atividade 2 – (Caderno do Aluno, vol. 2, SA3, 2.4, pág. 67, adaptado) A sequência a seguir apresenta os sete primeiros números primos: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, …
a) Escreva os cinco próximos termos dessa sequência.
Resposta: 19, 23, 29, 31 e 37.
b) Classifique essa sequência em recursiva ou não recursiva. Justifique sua resposta.
Resposta: A sequência é não recursiva, pois seus termos não obedecem a nenhuma regra de formação e a obtenção do próximo termo não depende do termo anterior.
C) Tema: Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais. Habilidade: EF08MA13.
Duração da atividade: 2 horas/aula (1 hora e 30 minutos)
Esta aula é sobre grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Grandeza é tudo que possa ser medido ou contado.

Grandezas diretamente proporcionais
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando uma aumenta e a outra também aumenta na mesma proporção (quando uma dobra, a outra também dobra, por exemplo); quando uma diminui, a outra também diminui na mesma proporção.
EXEMPLO:



Veja abaixo uma tabela que relaciona o tempo total em horas de uma viagem feita à uma velocidade em quilômetros por hora:

Perceba que quando dobramos a velocidade de 5 para 10, o tempo em horas cai de 16 para 8, ou seja, pela metade.
Para ter certeza de que velocidade e tempo são inversamente proporcionais, o produto deles deve ser constante:
