TECNOLOGIA
Tema: Eixos de Tecnologia e Inovação – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Habilidade: Compreender em que consiste e qual a importância dos ambientes digitais acerca da Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
ATIVIDADE I: Ler o seguinte texto sobre: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Após a leitura, responder ao questionário. |
Texto: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são compreendidas como um conjunto de equipamentos, programas e mídias que utilizam aplicações tecnológicas, abrangendo os sistemas operacionais (exemplos: Windows, Linux, iOS, Android etc), a internet e suas redes.
Quando tudo se transforma em números (dígitos – D) por meio da computação, ao invés de sinais elétricos ou eletrônicos, tudo muda:
- a criação de conteúdo, por meio dos softwares, torna-se acessível a todos;
- a recepção dos conteúdos torna-se variável e mais segmentada;
- a cultura participativa ganha mais valor.
Em tempos de modernidade, os ambientes digitais ganham cada vez mais espaço e preferência quando se pretende ampliar o alcance da comunicação e da troca de informações, isso se evidencia pelo aumento do uso de redes sociais.
Questionário: Responder as seguintes questões
Pergunta 1: Cite dois sistemas operacionais que você já tenha utilizado.
Pergunta 2: O que você entende por Tecnologia Digital? Dê um exemplo.
Pergunta 3: Pode-se afirmar que as redes sociais são consideradas ambientes digitais?
PROJETO DE VIDA
Situação de aprendizagem: Quando tudo começou, minha biografia
Competências socioemocionais em foco: empatia, entusiasmo, assertividade e curiosidade para aprender Na atividade “ o TRAÇADO ENTRE O SER E O QUERER SER”, você tem o poder de revisitar os anos anteriores. Você já parou para pensar que todo mundo tem uma biografia? A biografia é a história de uma pessoa, o compilado de todas as suas vivências e experiências desde o seu nascimento.
1- Para entender mais sobre biografia, que tal conhecer mais a história de alguém que
você admira muito? Primeiro, pense em uma personalidade famosa que você gosta.
Depois, pesquise na internet textos que apresentem a sua trajetória. Tem algo que
você não imaginaria que aconteceu na história daquela pessoa? Pense como cada
acontecimento contribuiu também para que essa personalidade atingisse os seus
sonhos. Qual a importância das decisões que ele/ela tomou? Anote em seu Diário de
práticas e vivências.
2- Você já sabe que todo mundo tem uma biografia. E toda história começa desde o
nascimento, ou mesmo antes, por meio do que sabe da própria origem.
O nosso ponto de partida aqui é o fato que todo mundo tem o que contar sobre a sua
origem e trajetória de vida. Agora é a sua vez! Escreva tudo aquilo que vem à cabeça.
Podem ser coisas boas ou não. O importante é pensar como isso influenciou quem
você é hoje.
3- Escolha dois fatos que você queira dividir com a turma. Pode ser a cidade onde nasceu, algo curioso da sua infância, uma viagem… Em seguida, crie um fato que não é
verdadeiro sobre sua história. Quando voltarmos à escola, usaremos essas
informações em uma dinâmica.