Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração
para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante
Nome do aluno:____________________________________________
Data: 08/05/2020
Português
Habilidades: Ler e compreender, com autonomia, instruções de montagem, regras de jogo de brincadeiras, entre outros textos do campo da vida cotidiana, compreendendo a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo próprio.
Matemática
Habilidades: Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Rotina
Leitura: Baita Chateação – Poema
Português integrado com Matemática e Geografia
Baita chateação
Se Júlio é diferente de Rodrigo
Artur é diferente de José
Alfredo é diferente de Alexandre
E Carlos diferente de Tomé
Maria é diferente de Amanda
Luiza é diferente de Irene
Marcela é diferente de Fernanda
E Bruna não tem nada de Marlene
E Pedro e Juliana, que dizer?
São todos diferentes entre si
Agora, então, pergunto a você
Se são tão diferentes, e daí?
Um mundo todo igual seria um crime
O mesmo gosto, sonho e opinião
Torcia todo mundo pra um só time
Meu Deus do céu, que baita chateação!
Fonte: AZEVEDO, Ricardo. Aula de carnaval e outros poemas. São Paulo: Ática, 2007
OBSERVAÇÃO: as atividades deverão ser realizadas no caderno ou no EMAI (para os quem pegou os materiais na escola).
Quando você vai ensinar alguém ir a um determinado lugar, temos que dar algumas dicas (isto é, pontos de referência).
Para facilidade a pessoa encontrar este local.

Em seu caderno faça uma lista dos pontos de referência, que estão apresentados no desenho acima.

ATIVIDADE


ATIVIDADE

Você deve escrever o trajeto em seu caderno. Está atividade está no EMAI do 3º
Ano do Ensino Fundamental.

GEOGRAFIA
Copie responda em seu caderno, colocando uma x naresposta correta.
- A migração pode ser definida como:
- A entrada de migrantes em um determinado país.
- A saída de migrantes de um determinado país para outro.
(A)Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou parte de uma população.
2- Quando um indivíduo saí de um páis em busca de melhores condições de vida ele recebe o nome de:
- emigrante.
- forasteiro.
- imigrante
Literatura de cordel
A literatura de cordel chegou ao Brasil com os portugueses e é uma forma de literatura muito popular no Norte e Nordeste do Brasil.
A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 18 e também ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, possibilitando que a população mais simples entendesse. Seus autores ficaram conhecidos como poetas de bancada ou de gabinete. Aqui no Brasil, a literatura de cordel popularizou-se por meio dos repentistas (ou violeiros), que se assemelham muito aos trovadores medievais por contarem uma história musicada e rimada nas ruas das cidades, popularizando os poemas que depois viriam a ser os cordéis.
Origem
A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta. Na Renascença, com os avanços tecnológicos que permitiram a impressão em papéis, possibilitou-se a grande distribuição de textos, que, até então, eram apenas cantados.
A Literatura de Cordel é forma por sextilha
Sextilha é uma estrofe com rimas deslocadas, constituídas de quatro, seis linhas ou seis versos de sete sílabas e distribuição das rimas na sextilha.
Exemplo:
Movimento Nordestino
“Já ne cansei de São Paulo,
Mas meu primo eu lhe agradeço
Sua acolhida foi boa
Certamente não esqueço.
E quando bem entender
Tu sabes meu endereço”.
“Amanhã eu vou-me embora
Vou voltar pro mêi do mato”.
E nisso ele aprontou tudo
Juntando roupa e sapato
Despediu-se e agradeceu.”
Lá se foi Zé de Nonato.
Está Leitura de Cordel foi escrita, pelo profº Paulo e apresentada na aula de sexta-feira dia 08/05/2020.
Tarefa
Em seu caderno escrever quatro versos.