Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades 3º ano A e B – Profª Rosemeire e Rosimeire (08/05)

Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração

para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.

Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante

Nome do aluno:____________________________________________

Data: 08/05/2020

Português

Habilidades: Ler e compreender, com autonomia, instruções de montagem, regras de jogo de brincadeiras, entre outros textos do campo da vida cotidiana, compreendendo a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo próprio.   

Matemática

Habilidades: Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.  

Rotina

Leitura: Baita Chateação – Poema

Português integrado com Matemática e Geografia

Baita chateação

Se Júlio é diferente de Rodrigo
Artur é diferente de José
Alfredo é diferente de Alexandre
E Carlos diferente de Tomé

Maria é diferente de Amanda
Luiza é diferente de Irene
Marcela é diferente de Fernanda
E Bruna não tem nada de Marlene

E Pedro e Juliana, que dizer?
São todos diferentes entre si
Agora, então, pergunto a você
Se são tão diferentes, e daí?

Um mundo todo igual seria um crime
O mesmo gosto, sonho e opinião
Torcia todo mundo pra um só time
Meu Deus do céu, que baita chateação!

Fonte: AZEVEDO, Ricardo. Aula de carnaval e outros poemas. São Paulo: Ática, 2007

OBSERVAÇÃO: as atividades deverão ser realizadas no caderno ou no EMAI (para os quem pegou os materiais na escola).

Quando você vai ensinar alguém ir a um determinado lugar, temos que dar algumas dicas (isto é, pontos de referência).

Para facilidade a pessoa encontrar este local. 

Em seu caderno faça uma lista dos pontos de referência, que estão apresentados no desenho acima.

ATIVIDADE

ATIVIDADE

Você deve escrever o trajeto em seu caderno. Está atividade está no EMAI do 3º

Ano do Ensino Fundamental.

GEOGRAFIA

Copie responda em seu caderno, colocando uma x naresposta correta.

  1. A migração pode ser definida como:
  • A entrada de migrantes em um determinado país.
  • A saída de migrantes de um determinado país para outro.

(A)Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou parte de uma população.

2- Quando um indivíduo saí de um páis em busca de melhores condições de vida ele recebe o nome de:

  • emigrante.
  • forasteiro.
  • imigrante

Literatura de cordel

A literatura de cordel chegou ao Brasil com os portugueses e é uma forma de literatura muito popular no Norte e Nordeste do Brasil.

A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 18 e também ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, possibilitando que a população mais simples entendesse. Seus autores ficaram conhecidos como poetas de bancada ou de gabinete. Aqui no Brasil, a literatura de cordel popularizou-se por meio dos repentistas (ou violeiros), que se assemelham muito aos trovadores medievais por contarem uma história musicada e rimada nas ruas das cidades, popularizando os poemas que depois viriam a ser os cordéis.

Origem

A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta. Na Renascença, com os avanços tecnológicos que permitiram a impressão em papéis, possibilitou-se a grande distribuição de textos, que, até então, eram apenas cantados.

A Literatura de Cordel é forma por sextilha

Sextilha é uma estrofe com rimas deslocadas, constituídas de quatro, seis linhas ou seis versos de sete sílabas e distribuição das rimas na sextilha.

Exemplo:

Movimento Nordestino

“Já ne cansei de São Paulo,

Mas meu primo eu lhe agradeço

Sua acolhida foi boa

Certamente não esqueço.

E quando bem entender

Tu sabes meu endereço”.

“Amanhã eu vou-me embora

Vou voltar pro mêi do mato”.

E nisso ele aprontou tudo

Juntando roupa e sapato

Despediu-se e agradeceu.”

Lá se foi Zé de Nonato.

Está Leitura de Cordel foi escrita, pelo profº Paulo e apresentada na aula de sexta-feira dia 08/05/2020.

Tarefa

Em seu caderno escrever quatro versos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: