Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS 8º ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA

Descrição da Atividade: Com base na aula de Educação Física do 8º ano no centro de mídias sobre o Judô, vamos agora aprofundar um pouco mais na história desta luta tão conhecida pelos brasileiros. Ao final, opine sobre um ponto do texto.

Uma breve história do Judô

O judô foi criado no Japão, em 1882, por Jigoro Kano, tendo sido baseado no “jujutsu” – uma arte marcial praticada pelos cavaleiros do período Kamakura entre os séculos XII e XIV – e noutras artes marciais do Oriente, que o Mestre Jigoro Kano fundiu num só esporte. O judô depressa conquistou uma enorme popularidade em todo o mundo e foi reconhecido enquanto esporte oficial no seu país de origem, logo no final do século XIX, altura em que a própria polícia japonesa introduziu a modalidade nos seus treinos.

O “jujutsu” nunca poderia ser considerado um desporto porque, para além de não ter regras próprias, sobressaia negativamente pela força das suas técnicas de defesa pessoal, ministrando “golpes baixos” muito perigosos e até “golpes mortais” que implicavam uma utilização desmedida da força. Ora, com a criação do judo, Jigoro Kano quis, acima de tudo, veicular um esporte como educação física e não numa luta violenta e sem limites. Assim, modificou o tradicional “jujutsu”, estudando os golpes e relacionando-os com as leis da dinâmica, da ação e da reação. Selecionou e classificou as melhores técnicas do “jujutsu”, atribuindo-lhes princípios básicos e estabeleceu normas racionais para tornar a aprendizagem do judô mais fácil e ao alcance de todos.

Foi precisamente em Fevereiro de 1882 que Jigoro Kano inaugura a sua primeira escola de judô que, batizada de “Kodokan” (que significa “Instituto do Caminho da Fraternidade”) abriu as suas portas no bairro de Shimoya, em Tóquio. Em 1887, o judo encontrava-se já dividido em três princípios fundamentais: princípio da máxima eficácia do corpo e do espírito (“Seiryoku Zen’Yo”); princípio da prosperidade e benefícios mútuos (“Jita Kyoei”); e princípio da suavidade (“Ju”). Em 1932, o Mestre Jigoro Kano levou 200 alunos aos Jogos Olímpicos de Los Angeles onde fizeram uma demonstração que aguçou a curiosidade de todos os presentes. Em 1964, o judo integrou os Jogos Olímpicos de Tóquio como desporto masculino e, graças à persistência da americana Rusty Kanokogi e de outras mulheres judocas, o judô feminino tornou-se numa modalidade olímpica em 1988. Hoje, a modalidade também integra os Jogos Paralímpicos e os Jogos Olímpicos Especiais.

Questão subjetiva: Escreva um pequeno texto (cerca de sete ou oito linhas) com a sua opinião sobre o fato do Judô ter sido considerado esporte olímpico a princípio apenas pelos homens, exigindo uma luta muito grande das mulheres para que pudessem também competir na modalidade.

INGLÊS

Exercises

  1. Escolha a alternativa que complete as informações do quadro corretamente:
  1. A)sailor, Italy, discovered America, 1492
  2. b)explorer, Spain, discovered America,  1492

  1. Escreva as palavras da caixa verde embaixo da figura correspondente. Assinale a alternativa que completa as frases corretamente:
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: