HISTÓRIA
Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
Objeto(s) de conhecimento: A Revolução Francesa e seus desdobramentos.
Habilidade: EF08HI04 Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.

Veja a imagem e responda em seu caderno se necessário faça uma pesquisa na internet:
– O que é este lugar e quem são estas pessoas?
– Quem os deputados e os senadores representam?
– Quais são as funções dos parlamentares?
– Como os cidadãos brasileiros podem expressar suas insatisfações aos deputados?
ARTE
PESQUISE OS INSTRUMENTOS DE ORIGEM AFRICANA E INDÍGENA EM SEGUIDA RESPONDA AS QUESTÕES
Instrumentos Africanos na Cultura Brasileira
São claras as influencias da África sobre a cultura brasileira, a maior parte da população brasileira é negra, e até mesmo as pessoas que não são negras, têm origens africanas, isso por que o povo brasileiro é um dos mais miscigenados do mundo, muitas vezes ocorre de pessoas brancas, terem grande parte de seus antepassados negros, a miscigenação é um efeito muito interessante. Os homens e mulheres que vieram da África trouxeram consigo sua cultura, costumes, culinária e obviamente sua música, há claras semelhanças entre os ritmos brasileiros e africanos.
A capoeira é uma dança que surgiu no Brasil, sendo uma mistura de lutas e passos de dança africanos, apesar de que muitos acreditam que a capoeira surgiu na África, ela surgiu pela necessidade dos escravos de manterem sua cultura e treinarem seu corpo. A capoeira usou instrumentos africanos para dar ritmo a dança. Ela utiliza principalmente o berimbau, que consiste em um arco feito de uma vara de madeira (verga) de comprimento aproximado de 1,50m a 1,70m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona como caixa de ressonância. O tocador de berimbau utiliza uma pedra e uma vareta.
Há outros instrumentos de origem africana, apesar de não serem utilizados na capoeira, são eles;
Afoxé– instrumento percussivo composto de uma cabaça cobertacom uma rede de contas ao redor de seu corpo. O som é produzido
quando se giram as contas em um sentido, e a extremidade do instrumento (o cabo) no sentido oposto.
Agogô – instrumento percussivo composto de duas a quatro campânulas de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos
vértices. Para se tirar som desse instrumento usa-se uma baqueta de madeira.
Balafon – precursor do xilofone, possui um reduzido número de teclas colocadas sobre meias cabaças que servem como ressonadores. Isto exige uma amarração especial onde se utilizam couro, bambus e cordas.
Caxixi – instrumento de percussão que consiste em um pequeno cesto de palha contendo sementes que se entrechocam quando sacudido. É
usado, no Brasil, em conjugação com o berimbau.
Chocalho de pé – instrumento percussivo feito de pequenas peças (cascas secas de frutas, unhas de cabra, búzios) presas a um fio ou
tecido, que produzem um som achocalhado ao baterem entre si, conforme o movimento das pernas de quem o usa.
Clava – instrumento percussivo correspondente a duas peças de madeira na forma de cilindro que são percutidas uma na outra. Os pigmeus usam clavas rústicas – tocos de madeira.
Cuíca – espécie de tambor com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O som é obtido friccionando-se a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da cuíca com os dedos, produzindo um ronco característico, variando entre graves e agudos.
Djembê – tipo de tambor cujo corpo é um tronco de madeira escavado em forma de cálice. A pele que é percutida, é tensionada na parte mais larga.
Gonguê – instrumento percussivo formado por uma única campânula de ferro grosso percutido por uma baqueta de madeira.
Kalimba – instrumento feito de lâminas de metal presas a uma cabaça que serve como caixa de ressonância . É tocado com as duas mãos, sendo as lâminas beliscadas pelos polegares. Também conhecido como sanza, quissange, likembe ou piano de polegar.
Kora – instrumento de cordas. Tem uma caixa de ressonância feita de cabaça e suas cordas eram originalmente feitas de pele de antílope. O instrumentista usa somente o polegar e o indicador de ambas as mãos para dedilhar as cordas da Kora, sendo que os dedos restantes seguram o instrumento.
Maraca – instrumento de percussão constituído por uma cabaça com cabo, contendo no seu interior, sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa.
Reco-reco – instrumento feito de bambu ou madeira com ranhuras transversais que são friccionados por uma vareta.
Sistro – instrumento de percussão que produz um som de chocalho. Sua origem é egípcia e era feito de bronze. No Senegal é feito de uma
forquilha de árvore por onde correm rodelas de madeira (ou de cabaça) que se entrechocam.
Tambor de fenda – instrumento de percussão oco, usualmente de bambu ou madeira, podendo ter uma série de formas. Ficam mais ressonantes na medida em que haja mais de uma fenda no seu corpo.
Tambor falante – tambor em forma de ampulheta com as duas extremidades cobertas com couro e amarradas entre si por tiras tensionadas. Seus sons podem ser regulados e por isso é chamado o “tambor de comunicação”. O tocador coloca o tambor embaixo do braço e levanta ou abaixa o tom do tambor falante, ao apertar ou ao liberar as cordas.
Udo – também chamado “udo drum” ou moringa de percussão é um pote de cerâmica com um furo na “barriga”, no qual se bate com a palma da mão, obtendo-se um som oco. O resto do corpo é tocado com os dedos. Os timbres assemelham-se a sons de água.
Xequerê – instrumento de percussão que consiste de uma cabaça cortada em uma das extremidades e envolta por uma rede de contas.
O som é produzido pelo instrumentista puxando e soltando essa rede.
Xilofone – instrumento musical classificado como de percussão de altura definida ou de som determinado. Consiste de várias lâminas
de madeira dispostas em uma caixa de ressonância. O instrumentista usa duas baquetas para a produção do som.
A música para o indígena é algo muito importante, devido a todo o seu peso social e ritual. Ela está presente nas diversas manifestações culturais e sociais de cada etnia, fazendo parte dos rituais de magia, socialização, contato direto com os ancestrais e cura. Presente também em festas comemorativas, podendo ser vista como uma linguagem diferenciada pois a partir dela podemos saber se estamos em uma guerra, em um ritual para os deuses ou em alguma outra manifestação cultural distinta. Os índios brasileiros utilizam predominantemente instrumentos de sopro ou percussão, como veremos mais a baixo. Cada tribo possui seus instrumentos específicos, os que são compartilhados de alguma maneira sofrem diversificações, como o material utilizado para a fabricação por exemplo.
Algo muito bacana que podemos ressaltar é que para o indígena o próprio corpo é tido como um instrumento musical. Com a batida dos pés eles dão ritmo a melodia dos instrumentos, sendo que até podem utilizar apenas o corpo para determinados rituais. Acompanhado da música sempre temos danças também, mas irei retratar isso de uma forma mais abrangente em um próximo post aqui no blog.
Alguns exemplos de instrumentos musicais indígenas:
Flauta dos índios Enawenê-Nawê: Essa flauta tem grande importância para essa etnia, sendo utilizada em rituais e tendo até o seu local específico dentro da aldeia, a Casa das Flautas. Estão intimamente ligadas a seres do subterrâneo na formação dos clãs dos Enawenê-Nawê.
- Pau-de-Chuva: É um instrumento de percussão, seu som é semelhante ao barulho da chuva, é muito utilizado em rituais de cura ou que envolvam o xamanismo em geral.
- Chocalho: Nessa categoria podemos incluir diversos instrumentos já que o nome é bem genérico. Vou começar falando um pouco sobre a Maracá. Ela é constituída de forma simples mas tem grande importância em diversos rituais de muitas etnias, pois nele se tem o poder de fechar o corpo contra os espíritos ruins, para os Avá-Canoeiro por exemplo ela é de extrema necessidade no ritual de plantação, pois sem o som da maracá as plantas novas não crescem. Está presente também no rito de criação de uma etnia, onde sem o som proveniente das maracás o deus não conseguiria os encontrar acabando assim com todo o universo. Podemos então ver a força e a importância que esse instrumento tem. Ele é composto, na maioria das vezes, de uma cabaça preenchida com grãos ou sementes, qualquer coisa que ao balançar consiga fazer o som característico.

Nessa categoria podemos e devemos incluir também o chocalho de pé, um instrumento muito bonito e de grande serventia, pois como já comentamos acima, grande parte do som que os indígenas utilizam em seus rituais e festas são provenientes do corpo, como esse chocalho fica preso no pé, todas as vezes que batem ele no chão para algum efeito saí um belo som desse instrumento.
- Apito: É utilizado em diversos rituais para chamar entidades/seres, também pode ser utilizado para imitar sons de pássaros
- Uruá: É uma flauta utilizada em diversos rituais, como os do Yawalapiti por exemplo. É considerado sagrado pelos indígenas e indispensável no ritual do Kwarup, a despedida dos mortos realizada no Alto Xingu.
Aqui dei apenas alguns exemplos dos instrumentos indígenas mais utilizados, sendo que ainda existem uma infinidade de sons que podemos explorar mais detalhadamente. Caso você tenha se interessado vou deixar mais abaixo o link para download de dois albúns maravilhosos que um grande amigo me indicou, tenho certeza que todos vão gostar. Eu particularmente estou encantada com o que ouvi.
ORGANIZE OS INSTRUMENTOS NA TABELA ABAIXO
