Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

2ª SEMANA DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA 6º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

Futebol na raça
Criado na Inglaterra em 1863, ele desembarcou no Brasil 31 anos depois, na forma de uma bola trazida debaixo do braço pelo estudante paulista Charles Miller. Chegou elitista, racista e excludente. Quando se organizaram os primeiros campeonatos, lá pelo começo do século, era esporte de branco, rico, praticado em clubes fechados ou colégios seletos. Negros e pobres estavam simplesmente proibidos de chegar perto dos gramados, mas mesmo à distância, perceberam o jogo e deles se agradaram.
Estava ali uma brincadeira feita sob medida para pobre. Não exige equipamento especial além de um objeto qualquer que possa ser chutado como se fosse bola. Pode ser praticado na rua, no pátio da escola, no fundo do quintal. O número e o tipo de jogador dependem apenas de combinação entre as partes. Jogam o forte e o fraco, o baixinho e o altão, o gordo e o magro. (…)

Maurício Cardoso. Revista Veja.

1) Compare esse texto com O dono da bola e assinale as alternativas corretas:
(  ) Os dois textos tratam do mesmo assunto.
(  ) O dono da bola é um texto informativo que traz dados sobre o futebol.
(  ) Futebol na raça é um texto informativo e O dono da bola é a narração de uma história.
(  ) A frase “O futebol chegou elitista, racista e excludente” não combina com o futebol de rua onde todos podem jogar.

2) Faça uma relação das palavras-chaves empregadas nos dois textos, ou seja, das expressões mais diretamente ligadas ao futebol. (No mínimo 10!)

GEOGRAFIA

Conceitos de paisagem: É tudo o que vemos num golpe de vista independente de ser bonito ou feio. Enfim tudo o que vemos é uma paisagem. As Paisagens podem ser Naturais quando não foram alterada ou modificada pelo ser humano como parte das florestas, oceanos, montanhas, desertos, geleiras etc.. Já as paisagens artificiais são as paisagens totalmente construídas pelo ser humano como as cidades por ex.. Já paisagens humanizadas que é praticamente a mesma coisa são paisagens que sofreram a intervenção humana como, por exemplo, as fazendas… Lembrando que as paisagens artificiais por terem sido construídas pelo ser humano são paisagens humanizadas.

Conceito  de Lugar : Lugar é onde nós vivemos, onde nós nos reconhecemos onde temos nossos laços afetivos com nossa família, parentes e amigos, é nossa casa, nossa rua, nosso bairro , nossa cidade.

Conceito de Espaço geográfico: É o espaço construído e /ou modificado pelo ser humano que transforma uma paisagem natural em uma paisagem humanizada, como por  exemplo as cidades.

Se a dificuldade em representação e delimitação de paisagem chega para complicar, inevitavelmente uma organização didática há de intervir.

Assim, com o intuito de organizar os estudos geográficos, divide-se o conceito de paisagem em paisagens naturais e humanizadas.

Dessa forma, a paisagem natural é correspondente a todos os elementos naturais que compõem um dado espaço. Estes, por sua vez, sofrem intervenção do tempo, jamais do homem.

Exemplo de paisagem natural. (Imagem: Reprodução)

Uma paisagem natural, assim, só abrange o que é de natural do ambiente, como montanhas, florestas e mares. Tudo aquilo que não se relacionar à naturalidade do ambiente deixa de caracterizar a paisagem natural.

Por outro lado, as paisagens humanizadas sofrem as interferências do homem em sua composição. Assim, elas podem ser também chamadas de paisagens urbanas ou culturais. As populares “selvas de pedra”.

Dessa maneira, a paisagem humanizada pode ser definida como paisagens transformadas pelo homem. Seja em pequena escala ou grande escala, uma paisagem com interferência humana é caracterizada como humanizada.

Exemplo de paisagem humanizada. (Imagem: Reprodução)

Por esse motivo, tanto aldeias, como as cidades, tratam de paisagens humanizadas. Sendo ainda mais radicais, uma paisagem natural pode ser transformada em paisagem humanizada com a sutil construção de um prédio.

Distinguindo as paisagens naturais e humanizadas

De qualquer forma, hoje em dia a definição do que é paisagem apresenta grande variável. Apesar de ser tudo aquilo que possa ser captado pelos cinco sentidos humanos, vale lembrar que isso se alinha muito mais, portanto, à Geografia Cultural.

Diferentemente da Geografia que estuda espaços físicos, esta pondera muito mais a aparência e as sensações de um dado espaço.

É válido ressaltar, porém, que as paisagens naturais e humanizadas podem coexistir. Quando uma vegetação original do local é preservada ou em áreas de reserva natural, bem como parques, ela poderá ser considerada igualmente.

A análise de paisagem cabe muito mais ao âmbito social e contexto. Um conceito muito mais percebido e apreendido pela compreensão e percepção humana do que por dada teoria

Fonte : Decifrando a Terra – W. Teixeira, M. Toledo

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: