MATEMÁTICA
EXERCÍCIOS – GRANDEZAS E MEDIDAS
MARQUE V PARA VERDADEIRO OU F PARA FALSO
1-O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o qual é pago todos os anos, para quem vive na Cidade, é proporcional ao cálculo de área da moradia, seja ela apartamento ou residência.
a) V
b) F
O resultado de uma medição pode ser influenciado por diferentes motivos. Veja alguns deles:
2-Pelo manuseio ou leitura do instrumento utilizado;
a) V
b) F
3-Pelo instrumento de medida, que pode variar de acordo com o fabricante;
a) V
b) F
4-Pela temperatura do ambiente, que pode deformar o objeto a ser medido.
a) V
b) F
5-Rosana decidiu levar o móvel da sala de estar para o quarto do filho. Mas, antes de levar, ela resolveu medir o comprimento do móvel para ver se caberia no local destinado. Como estava sem uma trena, Rosana resolveu usar o controle remoto da televisão para isso.
Ela também foi ao quarto do filho e mediu o comprimento do lugar escolhido. Ao comparar os comprimentos do móvel com o do local destinado a ela, Rosana concluiu que o móvel caberia no quarto do filho.
a) V
b) F
Link para preenchimento no formulário:
CIÊNCIAS
1º Momento: Está chegando o final do bimestre, é hora de revisar!
2º Momento:
Texto: Composição do Ar
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores. Além dos gases citados, o ar atmosférico também apresenta vapor de água (cuja quantidade depende de alguns fatores como clima, temperatura e local), que se apresenta na forma de neblina, nuvens e chuva. No ar também encontramos em suspensão poluentes, poeira, cinzas, microrganismos e pólen.
O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.
O nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é de extrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo. De todos os organismos vivos, apenas alguns microrganismos são capazes de captar o nitrogênio (ciclo do nitrogênio) disponível na atmosfera e degradá-lo de forma que os seres vivos possam aproveitá-lo.
O gás carbônico (CO2) é encontrado em proporções muito pequenas na atmosfera, contribuindo com apenas 0,03% da composição do ar. É um gás de extrema importância para a realização da fotossíntese pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera através da combustão e também pela respiração dos animais.
Dentre os gases nobres que fazem parte da composição do ar podemos citar: argônio (Ar), neônio (Ne), radônio (Rn), hélio (He), criptônio (Kr) e xenônio (Xe), sendo que eles compõem cerca de 0,93% do ar atmosférico. Esses gases não produzem nenhum tipo de reação química com outras substâncias e por isso são considerados nobres.
O vapor de água que também participa da composição do ar provém da evaporação das águas de rios, mares e lagos, respiração dos seres vivos, transpiração das plantas, evaporação da água do solo e evaporação da água de dejetos (fezes e urina de animais).

O ar é composto principalmente por oxigênio e nitrogênio
Texto: EFEITO ESTUFA
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor.
Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.
Como ocorre o efeito estufa?
Quando os raios solares atingem a superfície terrestre, devido a camada de gases de efeito estufa, em torno de 50% deles ficam retidos na atmosfera. A outra parte atinge a superfície terrestre, aquecendo-a e irradiando calor.
Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra.
O que acontece é que nas últimas décadas a liberação de gases de efeito estufa, em virtude de atividades humanas, aumentou consideravelmente.
Com esse acúmulo de gases, mais quantidade de calor está sendo retida na atmosfera, resultando no aumento de temperatura. Essa situação dá origem ao aquecimento global.
Para termos uma idéia, o efeito estufa pode ser comparado ao que ocorre no interior de um veículo estacionado, com os vidros fechados e recebendo diretamente a luz solar. Apesar de o vidro permitir a passagem da luz solar, ele impede a saída do calor, aumentando a temperatura em seu interior.

Desenho de como ocorre o efeito estufa