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1ª SEMANA DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO

INGLÊS

Tema/Título da AtividadeTextos para interpretação
Conteúdos/ Objetos de AprendizagemLeitura e interpretação
  1. Anote o vocabulário novo em seu caderno
  2. Observe as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português)

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem.

Vocabulary

What= qual

Are= é

Your= seu

My life= minha vida

To be= ser/estar

a= um

for that= para isto

the subject= o assunto

to= para

goal= meta

if i want= se eu quiser

will need= precisarei

and= e

brush= escovar

if i could= se eu pudesse

would be= seria

care= cuidado

No texto acima podemos ver que o tema central do título são planos e metas que são utilizados para se referir ao futuro.

Quando falamos do futuro em inglês, podemos nos apoiar em diferentes estruturas da língua. No entanto, é necessário saber utilizar cada uma dessas estruturas, segundo o contexto apropriado. Entre as formas mais comuns, destacam-se will e going to. Hoje compreenderemos o uso do Will.

Nessa aula entenderemos que Will é um verbo auxiliar, ou seja, ele muda o verbo para o futuro.

 Como por exemplo:

I will need to be dedicated and punctual.

Precisarei ser dedicado e pontual.

I will sing.

Eu cantarei.

I will dream.

Eu sonharei

I will study.

Eu estudarei

I will read. Eu lerei.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema/Título da Atividade  Revisão
Conteúdos/ Objetos de AprendizagemPrincipais conceitos do ano letivo
  Habilidades  (EF09EF21) Identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas. (EF09EF14) Identificar e discutir os estereótipos e preconceitos relativos às danças de propondo alternativas para superá-los. (EF09EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando suas culturas de origem. (EF09EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: invasão e combate. (EF09EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

Atividade:

Esporte de aventura na natureza:

Compreende o conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e de emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado. Realizadas em ambientes naturais (ar, água, neve, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana, em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.

Preconceitos na dança de salão:

A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física. Esse tipo de dança tem como característica de ser pessoal e permitir variações existem passos e regras a serem seguidas, as quais caracterizam cada ritmo. Um aspecto marcante de sua performance é a sensualidade e elegância entre quem a dança. Surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral.

Com a dança em geral há vários preconceitos, com destaque às ligadas à classe social e ao gênero.

  • Classe social: O samba, por ser um estilo criado por escravos, fazia com que o samba de salão fosse muito mal visto pelas classes sociais mais privilegiadas. Hoje, esse preconceito já diminuiu muito.
  • Gênero: Ainda paira a ideia da dança como um coisa de mulher, então os homens que dançam ainda sofrem muito preconceito, o que faz terem vergonha de praticá-la.
  • Como resolver: nas escolas, os alunos devem compreender que a dança deve ser praticada por todas as pessoas, respeitando as limitações. Deve ser vista com respeito e beleza, como uma atividade que causa bem-estar para quem a pratica. É uma atividade física que pode ser feita por pessoas de todas as idades e nunca sai de moda.

Esportivização das lutas:

O processo de esportivização das lutas ocorre quando há influências políticas, midiáticas, pedagógicas ou militares que alteram a prática corporal existente nos diferentes tipos de arte marcial. Por meio de um processo civilizador as lutas passaram a ser menos “violentas” tendo um contato corpo a corpo reduzido e diversas alterações nos movimentos e posicionamentos corporais. Essa modificação leva muitas vezes à descaracterização, pois cada elemento corporal específico presente nas lutas remete diretamente à cultura do seu país de origem. A disseminação de muitas lutas milenares como o Taekwondo, o Hapkido e o Kung Fu pelo ocidente provocou uma mudança do caráter filosófico para o competitivo próprios dos esportes de alto rendimento.

 

Diferença entre Estratégia e tática:

Estratégia: A estratégia consiste num plano mais amplo e completo com uma finalidade a ser atingida ao final de um processo. Quando traçamos uma meta, nos vem uma questão “O que fazer?” a resposta é o que conhecemos como estratégia.

Tática: Toda estratégia necessita de partes menores, mais fáceis de serem modificadas em razão das circunstâncias. Sempre depois do “o que fazer?” vem o “como fazer?”. A tática, é portanto, o conjunto das tarefas que irão garantir o cumprimento da estratégia posta a princípio.

Basquetebol: História e regras

Criado em 1891 por James Naismith nos Estados Unidos.

As medidas da quadra de basquete têm as dimensões de, no mínimo, 26m de comprimento por 14m de largura. As cestas devem ficar fixadas em estruturas a 3,05m de distância do chão e localizadas nas extremidades da quadra. As partidas têm a duração de quatro tempos de 10 minutos, com exceção do campeonato estadunidense (NBA), em que os tempos duram 12 minutos.

A marcação de pontos do basquetebol arremessos feitos em situação de lances-livre valem um ponto; cestas em condições normais de jogo somam dois pontos; e, quando o arremesso é executado antes da linha situada a 6,2m da cesta, o time ganha três pontos (por isso, essa linha também é conhecida como linha dos três).

O jogador só pode andar com a bola, quicando-a (batendo-a no chão). Por isso, considera-se falta quando: a) o jogador der mais de dois passos sem bater a bola; b) segurá-la por mais de cinco segundos sem arremessá-la, seja para a cesta ou para outro jogador de sua equipe; c) ficar mais de três segundos dentro do garrafão ou tocar no braço e na mão de quem estiver com a bola.

Para finalizar, serão elencados a seguir os fundamentos do basquetebol:

– Jump, Bandeja, Rebotes, Fintas.

Futsal: elementos técnicos e táticos

As Posições dos Jogadores de Futsal

Fixo – recuado e defensivo.

Alas – ocupam laterais.

Pivô – mais ofensivo. Recebe a bola de costas para o gol adversário.

Goleiro

Formação:

Sistema 3×1 ou Diamante

Esta é uma das formações mais comuns no Futsal, ela fornece equilíbrio entre defesa e ataque. Possui um jogador dedicado ao ataque (o Pivô), enquanto há também um jogador dedicado à defesa (o Fixo). Há também dois Alas, o Ala Direito e o Ala Esquerdo que devem apoiar tanto a defesa quanto o ataque.

Sistema 2×2 ou Quadrado

O Sistema Tático 2×2 no Futsal, também conhecido como “Quadrado”, basicamente divide os quatro jogadores de linha de uma equipe nas duas principais áreas de responsabilidade: defesa e ataque. É um sistema simples que pode ajudar a desenvolver boas duplas de defensores e de atacantes.

(EF09EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

 

A história dos esportes 

A história dos esportes se divide em três períodos: Esporte Antigo (até a primeira metade do século XIX), Esporte Moderno (de 1820 a 1980) e Esporte Contemporâneo (de 1980 em diante).

Antigas civilizações evidenciam práticas de atividades físicas como elemento importante da cultura.

Grécia – Jogos Olímpicos da Antiguidade 

394 d.C, Teodósio, imperador romano, baniu as competições em nome do cristianismo. 

Idade Média – ressurgimento de algumas atividades. Torneios medievais.

Pierre de Coubertin, em 1896, foi responsável por trazer de volta os Jogos Olímpicos. O novo modelo dos jogos aconteceu na cidade de Atenas com 13 nações, 241 atletas e 43 eventos. 


O marco do esporte contemporâneo foi a criação da Carta Internacional de Educação Física e Esporte, em 1978. O documento possui instruções para que governos e populações se referenciem nas questões relativas ao esporte para um mundo melhor.

Esportes paralímpicos

Os Esportes Paralímpicos aprimoram a autoconfiança e a autoestima, além de favorecer a condição cardiovascular dos jogadores. Também desenvolve a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. A participação do Brasil começou em 1976, em Toronto, no Canadá, e a primeira medalha veio quatro anos depois, junto com a criação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O basquete em cadeira de rodas, por exemplo, foi a primeira atividade paralímpica praticada a partir de 1958, no Rio de Janeiro.

História dos Esportes Paralímpicos

Com o intuito de reabilitar militares mutilados durante a Segunda Guerra Mundial, o médico Ludwig Guttman criou os Esportes Paralímpicos nos anos 40. Essas atividades desportivas, destinadas às pessoas com deficiência, surgiram na cidade de Stoke Mandeville, na Inglaterra. A 1ª Paralimpíada aconteceu em 1960, em Roma, na Itália. Contudo, em 1989, foi criado o primeiro Comitê Paralímpico Internacional, e em 2001 aconteceu o acordo entre essa instituição e o Comitê Olímpico Internacional (COI). Dessa maneira, a cidade-sede das olimpíadas também pode organizar os Jogos Paralímpicos.

 Corrupção nos esportes:

A corrupção no esporte vem desde os Jogos Olímpicos de 388 a.C., quando ocorreu o primeiro suborno de três oponentes em uma competição de luta, feito pelo lutador Eupolos, para conquistar a medalha de ouro. Nos dias de hoje, aumentou a frequência de casos de corrupção no esporte. As legislações anticorrupção se tornaram mais rigorosas e as autoridades aprimoraram seus métodos de investigação. Porém, mesmo com o aumento da fiscalização, algumas pessoas ligadas ao esporte optam por algum tipo de prática corrupta.

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