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1ª SEMANA DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO

INGLÊS

Tema/Título da AtividadeHábitos saudáveis e frequência
Conteúdos/ Objetos de AprendizagemAdvérbios de frequência
  1. Reflita sobre a figura
  2. Anote vocabulário novo em seu caderno
  3. Observe as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português)

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem.

Dando continuidade ao conteúdo do quarto bimestre, olhe a figura abaixo:

Você acha que existe alguma relação entre good nutrition (boa nutrição), adequate rest (descanso adequado) e regular physical activity (atividade física regular)? Qual é o resultado da união desses três fatores?

Se você respondeu que eles colaboram significativamente para nossa saúde física (physical health) você acertou.

A frequência com que realizamos tais atitudes é muito importante. Anote em seu caderno como fazer e responder esse tipo de pergunta em inglês:

How often do you have (= eat) healthy food?

Com que frequência você come comida saudável?

How often does your brother eat junk food?

Com que frequência seu irmão come “tranqueira”?

How many hours of sleep does your mother have at night?

Quantas horas de sono sua mãe tem a noite?

How many times do you swim a week?

Quantas vezes você nada por semana?

Para responder às perguntas, usaremos:

Once: uma vez

Twice: duas vezes

Three times: três vezes

Four times: quatro vezes

A day: por dia

A week: por semana

A month: por mês

A year: por ano

Every day: todos os dias

Every night: todas as noites

Always: sempre

Sometimes: as vezes

Never: nunca

Exemplos:

I eat salad at lunch every day.

Eu como salada no almoço todos os dias.

My brother eats junk food five times a week.

Meu irmão come “porcaria” cinco vezes por semana.

My mother sleeps 8 hours a night.

Minha mãe dorme 8 horas por noite.

I swim twice a week.

Eu nado duas vezes por semana.

Simples, não é?

Agora copie o vocabulário que usaremos na resolução dos exercícios:

If: se

May: poderá

Manage: controlar

Weight: peso

Lower: menor, baixar

Better: melhor

Blood: sangue

Bones: ossos

Falls: quedas

Mood: humor

Feel: sentir

Bring: trazer

Only: somente

Field: campo

Healthy: saudável

Meal: refeição

Goals: objetivos

Many: muitos, muitas

Places: lugares

Nursing homes: casas de repouso

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema/Título da Atividade  Revisão
Conteúdos/ Objetos de AprendizagemPrincipais conceitos do ano letivo
  Habilidades  (EF08EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.   (EF08EF21*) identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação.   (EF08EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.   (EF08EF22*) identificar e discutir as contribuições da prática da ginástica de conscientização à melhoria da qualidade de vida.   (EF08EF09) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.    

Esportes de rede/parede:

Esportes com rede divisória ou parede de rebote são modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária sobre uma rede, ou rebatendo contra uma parede. Essa maneira de atravessar a bola ou o objeto, deve dificultar a interceptação da defesa do adversário e fazer com que a bola ou o objeto toque o chão para que o ponto seja computado. (GONZÁLEZ e BRACHT, 2012)

o Voleibol

o Badminton

o Vôlei de Praia

o Tênis

o Tênis de mesa

o Squash

Esportes de campo e taco:

Esportes de campo e taco são aquelas modalidades que se caracterizam por rebater a bola parada ou lançada pelo adversário o mais longe possível para acertar um alvo ou percorrer uma distância.

o Baseball

o Críquete

o Golfe

Esportes paralímpicos:

Com o intuito de reabilitar militares mutilados durante a Segunda Guerra Mundial, o médico Ludwig Guttman criou os Esportes Paralímpicos nos anos 40. Essas atividades desportivas, destinadas às pessoas com deficiência, surgiram na cidade de Stoke Mandeville, na Inglaterra. A 1ª Paralimpíada aconteceu em 1960, em Roma, na Itália. Contudo, em 1989, foi criado o primeiro Comitê Paralímpico Internacional, e em 2001 aconteceu o acordo entre essa instituição e o Comitê Olímpico Internacional (COI). Dessa maneira, a cidade-sede das olimpíadas também pode organizar os Jogos Paralímpicos. 

Dança de salão:

A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física. Esse tipo de dança tem como característica de ser pessoal e permitir variações existem passos e regras a serem seguidas, as quais caracterizam cada ritmo. Um aspecto marcante de sua performance é a sensualidade e elegância entre quem a dança. Surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral.

Ginástica de conscientização corporal:

ginásticas de conscientização corporal são práticas milenares, como o relaxamento, a meditação e a automassagem, que tiveram origem em países orientais. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem-estar. O autoconhecimento das sensações/percepções corporais permite a identificação de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser tratados, evitando a manifestação do estágio chamado de doença.

Anabolizantes:

São hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência. Há alguns anos essas drogas eram utilizadas somente para tratamento de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Hoje, são bastante conhecidas por atletas e fisiculturistas que fazem uso deste tipo de droga estão em busca de um corpo sarado, redução da gordura corporal e melhor desempenho nos esportes. Podem ser encontrados nas formas de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares.


Em competições esportivas, se o atleta que estiver competindo for pego usando esse tipo de substância, será automaticamente desclassificado e punido pelo órgão de desporto responsável pela competição. Homens e mulheres que fazem uso dessa droga têm como consequências aumento nos pelos do corpo e rosto, acne, queda de cabelo, engrossamento da voz, irregularidade nos ciclos menstruais, disfunções testiculares, como redução na produção de esperma; alterações comportamentais e de humor, impotência sexual, hipertensão, ataques cardíacos. Nos homens ainda observamos a ginecomastia (desenvolvimento dos seios).

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