HISTÓRIA
Tema/Título da Atividade | Configurações do mundo no século XIX |
Conteúdos/ Objetos de Aprendizagem | Os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. |
PÓS-INDEPENDÊNCIA
Ao longo do século XIX, com a eclosão dos movimentos de independência colonial, o território correspondente às possessões espanholas na América passou por um tortuoso processo de fragmentação. A despeito dos esforços unitaristas de políticos como Simón Bolívar (defensor do panamericanismo), a força dos caudilhos e a influência exercida por forças estrangeiras, como Inglaterra e Estados Unidos, decretaram a pulverização das terras hispano-americanas, acarretando o aparecimento de inúmeras e distintas nações.
No entanto, essas profundas mudanças que marcaram o espaço territorial não foram acompanhadas de transformações, ao menos não com a mesma intensidade, no que diz respeito às estruturas socioeconômicas. A base das economias dos novos países permanecia fundamentada em atividades agroexportadoras, com forte dependência do capital estrangeiro, notadamente inglês e norte-americano. Desenhava-se, assim, a inserção dessas regiões em uma nova ordem colonial, agora não mais ancorada na dominação político-administrativa, mas na preponderância econômica de potências internacionais.
No mesmo tom, as desigualdades sociais continuavam imensas. A exploração voraz sobre as populações indígenas, africanas e seus descendentes persistia, assim como os setores economicamente dominantes continuavam a ser formados pelos mesmos grupos que predominavam nos tempos coloniais: os antigos “criollos”, grandes fazendeiros e donos de minas na sociedade hispano-americana, integravam agora as influentes oligarquias rurais.
ESTRUTURAS POLÍTICAS
De um modo geral, foram justamente os participantes dessas poderosas elites que passaram a comandar o sistema político nessas nações recém-emancipadas. E mesmo que o caminho tomado pela grande maioria dessas regiões tenha sido o da proclamação da República (com exceção do México, que teve um breve período monárquico), tal escolha não proporcionou necessariamente uma maior democratização das instâncias públicas. Ao contrário, as estruturas governamentais foram aparelhadas pelas elites agropecuárias e moldadas segundo seus interesses privados.
Neste cenário, sobressaía-se a figura do “caudilho”, indivíduo integrante das oligarquias que, através de uma relação clientelista e paternalista com as populações sob sua influência, coordenava a política local e interferia nos caminhos tomados pelo país. Em muitos casos esses “líderes carismáticos” mostram-se ainda hoje como importantes personagens na dinâmica político-social de diversos países latino-americanos, fato que contribui claramente à manutenção das misérias nessas localidades.
ARTE
01- O que significa a palavra fotografia?
a) Desenhar com luz e contraste
b) Claro e escuro
c) Estático ou fora de foco
d) Preto e branco
02- O que são artes visuais?
a) Algo relacionado ao conceito de visualizar
b) Algo feito com as mãos
c) Observação e contemplação
d) Objetos e coisa projetadas
03- O que é Arte Contemporânea?
a) Autonomia da obra de arte, separando-a da vida real
b) O retrato da política, do corpo, e da sexualidade
c) A produção cultural de nossos dias
d) Algo que cria novas e infinitas linguagens e meios expressivos
04- Quais são os processos mais comuns de fazer uma escultura:
a) Recorte, colagem, criação, cor
b) Cobertura, acabamento, pintura, local
c) Entalhe, modelagem, fundição, construção
d) Coordenação, artesanato, finalização, luz
05- O que é uma escultura?
a) Objetos artísticos em uma dimensão
b) Objetos artísticos em duas dimensões
c) Objetos artísticos em quatro dimensões
d) Objetos artísticos em três dimensões