HISTÓRIA
Habilidades/Competências:
(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
I- Leia os itens explicativos abaixo com muita atenção.
1) O código de Hamurabi:
-É um conjunto de leis.
-São escritas da civilização babilônica.
-Apresentava itens discutindo a relação entre os escravos e seus senhores.
2) A escravidão é um tipo de relação de trabalho que:
-Existia há muito tempo na história da humanidade.
3) Além dos babilônios, a escravidão também foi utilizada entre:
-Os egípcios, assírios, hebreus, gregos e romanos.
4) O Império Romano foi uma das sociedades antigas onde a utilização da mão-de-obra escrava teve sua mais significativa importância. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos:
-Patrícios.
ARTE
HABILIDADE
(EF06AR03) Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao audiovisual (cinema, animações, vídeos etc.) e ao design gráfico (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.).
MOMENTO 1 – RODA DA CONVERSA
Olá, alunos! Na aula passada, nós vimos algumas apreciações nas artes visuais. Hoje iremos, conversar sobre a situação de Aprendizagem que estão prevista quatro atividades. Nesta atividade, vamos ampliar alguns conceitos com os estudantes para levantar seus conhecimentos prévios e colocá-los em contato com os objetos de conhecimento e seus modificadores.
Bons estudos!
MOMENTO 2– Para ampliação de seu repertório elencamos, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades:
AUDIOVISUAL: é uma forma de comunicação que envolve som e imagem.
CINEMA: É uma tecnologia que apresenta imagens em movimento

ANIMAÇÕES: é uma vertente do cinema, que utiliza imagens fotografadas frame a frame, passando ou não por computação gráfica, para gerar a ideia de movimento.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: é o processo pelo qual se planeja e se concretiza um vídeo.

DESIGN GRÁFICO: é uma forma de comunicação visual, ou seja, o design vai além da simples imagem de uma peça ou cartaz, ele cria uma identidade para aquele produto. Apesar de parecer novidade, o design teve sua origem por volta de 1920, na Alemanha e tinha como objetivo, produzir em grande escala, peças bonitas e úteis, de baixo custo, para qualquer classe social.
ILUSTRAÇÃO: na arte, pode ser considerada qualquer imagem que tenha como objetivo expor ou complementar algo ou um relato

ARTES HÍBRIDAS: nomenclatura ou termo utilizado para indicar produções artísticas que não se restringem a apenas uma linguagem.
MOMENTO 3- APRECIAÇÃO (ADAPTAÇÃO)ANIMAÇÃO-
CINEMA –