Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 9º ANO

MATEMÁTICA

Tema/Título da AtividadeGrandezas e medidas / Situações-problema sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume. Álgebra / Sistema de equações de 1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano.

Olá pessoal. Nas atividades a seguir repare que resolvemos algumas atividades juntos e algumas atividades são deixadas para você completar.

Nesta aula retomaremos alguns assuntos trabalhados ao longo do ano letivo.

Você se lembra de como fazer transformações entre medidas?

E sobre sistema de equações? O que você lembra?

Primeiramente, não se esqueça de assistir as aulas do CMSP, pelo aplicativo, ou pelo canal TV Educação, ou pelo Facebook, ou pelo Youtube!!!

Vamos desenvolver um estudo sobre as Grandezas!!! Leia com atenção algumas definições.

MEDIDAS DE COMPRIMENTO

O que é medir?

É uma atividade que envolve a comparação de grandezas de mesma natureza (comprimento com comprimento; área com área; capacidade com capacidade etc.). Essa comparação é feita de modo a verificar quantas vezes uma das grandezas “cabe” na outra, ou seja, quantas vezes é necessário iterar (repetir) uma das grandezas para completar a outra. A grandeza que se itera é denominada unidade de medida, e a grandeza com que se compara essa unidade de medida é chamada de todo a ser medido.

As unidades de medidas de comprimento surgem para suprir a necessidade do ser humano de medir vários tipos de distâncias. Existem várias unidades de medidas de comprimento, a utilizada no sistema internacional de unidades é o metro, e seus múltiplos (quilômetro, hectômetro e decâmetro) e submúltiplos (decímetro, centímetro milímetro).

Além das unidades de medidas de comprimento apresentadas, existem outras como as que utilizam o corpo como parâmetro: o palmo, o pé, a polegada. Ainda, há aquelas que não são do sistema internacional, mas são utilizadas a depender da região, como a légua, a jarda, a milha e o ano-luz.

Quais são as unidades de medidas de comprimento?

Medir a distância entre dois pontos de referência é uma tarefa executada pelos seres humanos desde as primeiras civilizações. Inicialmente utilizávamos objetos do dia a dia como referenciais, como cordas ou o próprio corpo humano. Adotado como medida fundamental para distância no sistema internacional de unidades, a comunidade científica utiliza o metro como referência para medir-se comprimentos.

Para medir-se distâncias maiores, existem o que chamamos de múltiplos do metro, que são:

  • decâmetro: 1 decâmetro corresponde a 10 metros,
  • hectômetro: 1 hectômetro corresponde a 100 metros,

quilômetro: 1 quilômetro corresponde a 1000 metros.

Para medir-se a distância, por exemplo, entre duas cidades, é mais conveniente usar-se quilômetros em vez de metros.

Para medir-se distâncias menores, existem os submúltiplos do metro, que são:

  • decímetro: 10 decímetros correspondem a 1 metro.
  • centímetro: 100 centímetros corresponde a 1 metro
  • milímetro: 1000 milímetros corresponde a 1 metro.

Para objetos menores, como talheres, é mais conveniente utilizarmos como unidade de medida o centímetro em vez do metro.

Os múltiplos e submúltiplos do metro são representados por siglas:

quilômetro → km

hectômetro → hm

decâmetro → dam

metro → m

decímetro → dm

centímetro → cm

milímetro → mm

Escreva em seu caderno, com suas palavras, o que é medir.

Qual unidade de medida você utilizaria para medir o terreno da sua casa?

CONVERSÃO DAS MEDIDAS DE COMPRIMENTO

Para realizar a conversão, precisamos construir a seguinte tabela, respeitando a ordem para os múltiplos e submúltiplos do metro:

Para realizar a conversão de uma unidade que está à esquerda para outra que está à direita, multiplicamos por 10 cada unidade de medida.

  • Exemplo 1:

Convertendo 1,2 m → cm

Ao analisar-se a tabela, de metro até centímetro, há duas unidades de medida

m→ dm → cm. Então multiplicaremos por 10 cada uma.

1,2 · 10 · 10 = 1,2 · 100 = 120 cm

Exemplo 2: Transforme em medidas de comprimento

1 m                                cm
200 m                                cm
158 km                                  m
3.400 mm                                cm

Resolução:

1 m para cm1.100 = 100 cm
200 m para cm200.100 = 20.000 cm
158 km para m158.1000 = 158.000 m
3.400 mm para cm3.400:10= 340 cm

Exemplo 3: (ENEM 2011 – ADAPTADA) – Um mecânico de uma equipe de corrida necessita que as seguintes medidas realizadas em um carro sejam obtidas em metros. Ao optar pelas medidas a e b em metros, obtêm-se, respectivamente:

MEDIDA DE ÁREA

Exemplo 1: Como você considera que poderia determinar a área da quadra? Descreva os instrumentos e procedimentos que deverá empregar para essa tarefa.

Resolução: É necessária a utilização de uma única unidade de medida. A área de uma região retangular é dada por m × n, em que “m” é a quantidade de iterações da unidade de área em uma das direções e “n” é a quantidade de iterações da unidade de área na outra direção.

Exemplo 2: Qual é o valor estimado da área da quadra utilizando-se as folhas de jornal para a medição?

Resolução: A estimativa é um conceito vinculado à noção de medição. Para esta, devemos multiplicar o valor de um lado pelo do outro.

Exemplo 3: Por que dizemos que a unidade de medida de área padronizada é o metro quadrado? Responda com base nas discussões realizadas nos itens anteriores.

Resolução: A unidade de medida padronizada de área é o metro quadrado porque se trata de um quadrado cuja área é dada por 1 m².

ALGUMAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES

Grandeza: é tudo o que pode ser medido ou contado na Matemática, como comprimento, área, temperatura, massa, tempo, velocidade, etc.

Massa: é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém.

Peso: é o produto da massa de um corpo pela ação da gravidade. Portanto, é uma força.

Preste a atenção na tabela abaixo:

ObjetoUnidade de massa
Uma pessoakg
Um pacote de arrozkg
Um carretel de linhag
Um tablete de chocolateg ou kg
Um comprimidomg
Um passarinhog
CONVERSÃO DE UNIDADES

Kg – quilograma

hm – hectograma

dam – decagrama

m – grama

dm – decigrama

cm – centigrama

mm – miligrama

Exemplo 1: Transforme: medidas de massa.

1 kgg
2 gkg
158,4 kgg
500 gkg

Resolução: 

1 kg para g1.1.000= 1.000 g
2 g para kg2: 1000= 0,002 kg
158,4 kg para g158,4. 1.000=  158.400 g
500 g para kg500:  1000=   0,5 kg

Exemplo 2: Resolva a seguinte situação-problema: Marcelo dividiu um queijo de 1 kg em quatro partes iguais. A massa, em gramas, de cada uma dessas partes é de:

  1. 1.000.
  2. 750.
  3. 500.
  4. 250.

Resolução:  1 Kg = 1.000g. Repartindo em quatro pedaços obtemos 250g.

Capacidade e Tempo  

Capacidade: potencial para conter, acomodar ou guardar algo; volume.

Tempo: duração relativa das coisas.

Medidas de Capacidade  

Em algumas situações, é necessário utilizar medidas de capacidades maiores ou menores que o litro. Por exemplo, uma lata de refrigerante comporta menos que 1 litro, já uma caixa d’água pode ter capacidade para 2 mil litros, bem maior que um litro. 

Os múltiplos são utilizados quando há quantidades maiores que o litro:

• Decalitro (dal)

• Hectolitro (hl) 

• Quilolitro (kl)

Já os submúltiplos são utilizados quando há quantidades menores que o litro:

• Decilitro (dl)

• Centilitro (cl) 

• Mililitro (ml)

Conversão de medidas de capacidade  

A conversão de litro para seus múltiplos e submúltiplos pode ser feita de acordo com algumas relações:

• 1 quilolitro (kl) = 1.000 litros

• 1 hectolitro (hl) = 100 litros

• 1 decalitro (dal) = 10 litros

• 1 litro = 1000 mililitros (ml)

• 1 litro = 100 centilitros (cl)

• 1 litro = 10 decilitros (dl)

A conversão entre as medidas de capacidade também pode ser realizada com base no sistema de numeração decimal. Nesse caso, realiza-se uma multiplicação ou uma divisão por 10. Veja na tabela abaixo:

Exemplo 1: Transforme: medidas de capacidade:

1 kLL
30 mLL
158,4 daLdL
500 LKL
1,5 hLmL
400 cLkL
12 LkL
372,1 mLdL

Resolução:

1 kl para L1.1000 = 1.000 L
30 ml para L30: 1.000 = 0,03 L
158,4 dal para dL158,4.100= 15.840 dL
500 L para kl500:1000= 0,5 kL
1,5 hL para mL1,5.1000= 1.500 mL
400 cL para kL400 : 100.000 = 0,004 kL
12 L para kL12: 1.000 = 0,012 kL
372,1 mL para dL372,1 : 100 = 3,721 dL

Exemplo 2: Um especialista orientou o dono de uma piscina a diluir 1,5 L de uma determinada substância para resolver os problemas que ocorrem na água das piscinas durante a época de chuvas. Essa quantidade de substância, em mililitros, corresponde a:

a) 1,5 ml.

b) 15 ml.

c) 150 ml.

d) 1.500 ml.

Resolução: Transformando 1,5 L em mL. Assim, 1,5 × 1.000 = 1.500 mL

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU  

Durante o roteiro foram deixadas três atividades para você resolver. São elas:

Escreva em seu caderno, com suas palavras, o que é medir.

Qual unidade de medida você utilizaria para medir o terreno da sua casa?

Com qual conteúdo deste roteiro você mais se identificou?

Resolva-as no seu caderno!!!Você pode tirar dúvidas pelo aplicativo CMSP, em turmas. Ou utilizando a sala do Classroom. Ou ainda por e-mail.

CIÊNCIAS

TEMA:Astrologia, Ciência e Cultura

Prezado aluno(a), o roteiro a seguir é para ajudá-lo a continuar sua rotina de estudos dentro do conteúdo de Ciências. O assunto abordado neste período é fundamentos básicos em química dentro do tema ‘Ondas e Radiações’, ampliando o tema abordado no Centro de Mídias SP (CMSP) em 09/11.

Então, vamos começar mais um dia de atividades?

Para recordar a aula assistida do dia 09/11, acessa o link aí

https://youtu.be/Mu0g-ga_u8A

Siga o roteiro de estudos a seguir cumprindo as etapas propostas! Não deixe de anotar quanto tempo você gastou em cada uma delas, ok?

  • RIMEIRO MOMENTO: Leitura do Texto de Apoio “Efeitos da Radiação no Corpo Humano” (20 min)

EFEITOS DA RADIAÇÃO NO CORPO HUMANO

Como vimos em aulas passadas, a radiação é a propagação de energia seja de articulas ou onda eletromagnética.

É sabido pelo homem que as radiações tem efeitos prejudiciais ao corpo humano se ficarmos expostos tempo demais à elas. As radiações podem ser de baixa ou de alta frequência e as radiações ionizantes são as mais perigosas para o homem.

A radioatividade é sempre representada por um símbolo com três arcos facilmente identificados, que sinaliza cuidado e área com risco à exposição à radiação:

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol. Portanto, um contato com partículas radioativas pode deixar a pele do indivíduo totalmente danificada, uma vez que as células não resistem ao calor emitido pela reação.

Estudos mundo a fora indicam que o constante uso de celulares próximos a cabeça ou até mesmo pessoas expostas às torres de transmissão de celulares podem correr sérios riscos à saúde.

Pra você ter uma ideia do efeito que a radiação ionizante causa ao corpo humano observe a imagem a seguir:

A radiação gama é uma radiação eletromagnética de alta energia, que diferentemente das radiações alpha e beta – que não são eletromagnéticas – pode atravessar a matéria com certa facilidade. Nos organismos vivos essa radiação energética acaba ionizando as células e liberando dentro delas íons H+ e OH–. Esses íons podem se ligar com as cadeias de DNA na hora da divisão celular, gerando uma mutação que pode ou não destruir a célula do indivíduo.

Nas histórias em quadrinhos, o personagem fictício Hulk, na explosão de raios gama, pode ter desencadeado uma mutação generalizada em seu organismo, fazendo com que a transformação latente do seu DNA aflorasse dando origem aos seus superpoderes (como força física sobre-humana, resistência e vigor muito além dos níveis comuns). Bem, na vida real, recomenda-se não tentar nada parecido; com certeza você não vai se tornar um super-herói, nem nada parecido, irá apenas adquirir seríssimos problemas de saúde.

Em pequenas doses, a exposição à radiação não oferece riscos à saúde: o corpo tem tempo suficiente para substituir as células que eventualmente tenham sido alteradas ou destruídas. Em doses extremas é fatal: o desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o mais grave da história, matou 30 pessoas em apenas um mês e foi associado a 1.800 notificações de câncer de tireoide. O Japão atravessa agora a pior crise nuclear desde o acidente na usina soviética. O governo divulgou que pelo menos 20 pessoas foram expostas à radiação que escapou da usina Fukushima, mas não detalhou as circunstâncias ou a gravidade dos casos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: