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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 6º ANO

MATEMÁTICA

GRANDEZAS E MEDIDAS

A necessidade de medir comprimentos e de calcular a área de superfícies e o volume de sólidos é bem antiga.

No antigo Egito, por exemplo, donos de terras às margens do rio Nilo já pagavam impostos ao faraó pelo uso da terra. O valor era proporcional à área cultivada.

Ainda hoje, deparamos frequentemente com situações que exigem o cálculo de áreas e volumes.

Você já ouviu falar do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o qual é pago todos os anos, para quem vive na Cidade.

Situações que envolvem medições

Quando fazemos medições usando, por exemplo, uma régua, um transferidor ou um copo graduado, sempre obtemos uma medida aproximada. Independentemente da unidade de medida usada (padronizada ou não padronizada), o resultado de uma medição pode ser influenciado por diferentes motivos. Veja alguns deles:

  • pelo manuseio ou leitura do instrumento utilizado;
  • pelo instrumento de medida, que pode variar de acordo com o fabricante;
  • pela temperatura do ambiente, que pode deformar o objeto a ser medido.
  •  

Ter consciência desse fato nos ajuda a analisar se a medida obtida, mesmo que aproximada, satisfaz a necessidade imposta pela situação apresentada. Observe os exemplos a seguir.

Situação 1

Rosana decidiu levar o móvel da sala de estar para o quarto do filho. Mas, antes de levar, ela resolveu medir o comprimento do móvel para ver se caberia no local destinado. Como estava sem uma trena, Rosana resolveu usar o controle remoto da televisão para isso.

Ela também foi ao quarto do filho e mediu o comprimento do lugar escolhido. Ao comparar os comprimentos do móvel com o do local destinado a ela, Rosana concluiu que o móvel caberia no quarto do filho.

Situação 2

Rodrigo vai fazer um churrasco para seus amigos. Como é o primeiro churrasco que organiza, pesquisou a quantidade de carne que deveria comprar. Ele descobriu que um adulto costuma consumir cerca de 400 g de carne nesses eventos. Como 8 adultos participarão do churrasco, Rodrigo decidiu comprar 3 200 g de carne, ou seja, 3,2 k g de carne. Em situações como essa, não precisamos saber a quantidade exata de comida que cada convidado consumirá, mas é importante termos uma referência para que não faltem nem

sobrem muitos alimentos.

Métrica do esporte: o sistema de contagem de tempo

“O ano era 1992. O jovem nadador brasileiro Gustavo Borges, então com apenas 19 anos, se preparava para nadar a final dos 100 metros livre ao lado dos atletas mais rápidos do mundo na Olimpíada de Barcelona, em 1992. Após tocar o fim da piscina, erguer a cabeça e olhar o placar, uma grande decepção tomava conta de Gustavo: [8o] lugar, sendo que seu tempo sequer estava contabilizado. Mal sabia ele, naquele momento, que havia feito história. Por uma falha no touchpad da piscina, o placar deixou a cronometragem de Gustavo em branco durante minutos. […] 40 minutos depois da prova, veio o tempo oficial: 49s43. Gustavo Borges era medalha de prata em Barcelona. ‘A expectativa era ganhar uma medalha. Estava bem treinado e preparado para isso. Na prova, o fator da cronometragem foi terrível. O placar eletrônico não funcionar em uma situação como esta é praticamente inadmissível. Eram quase 12 segundos a mais’, lembra Gustavo Borges, que ainda ganharia mais três medalhas olímpicas: duas em 1996 (de bronze e de prata) e uma em 2000

(de bronze).”

Disponível em:

https://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,metricado-esporte-o sistema-de-contagem-de-tempo,10000027587 . Acesso em: 8 ago. 2018. 

CURIOSIDADES: Pesquise como funciona a marcação de tempo em esportes de velocidade como a natação e o atletismo. Depois, compartilhe as informações obtidas e discuta sobre como a tecnologia tem ajudado na precisão dos resultados e nos tira-teimas de disputas profissionais

Área

Há situações em que precisamos calcular a área de uma superfície irregular, como a área de um país. Nesses casos, é comum determinar a área aproximada dessa superfície. Atualmente, para esse cálculo, utilizam-se informações obtidas por GPS, mas nem sempre foi assim. Acompanhe o texto a seguir.

Área territorial do Brasil aumenta em 890 km2 após atualização do IBGE

Rio de Janeiro – O Brasil teve crescimento de 0,01% na sua extensão territorial, de acordo com a atualização da área oficial do país e de estados e municípios publicada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Diário Oficial da União. A nova estimativa de área do país passou a ser 8 515 767, 049 quilômetros quadrados (km2), contra os 8 514 876,599 km2 relativos a 2002, quando o último valor foi publicado. A diferença é de 890,45 quilômetros quadrados. Disponível em:

<http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/01/area-territorial-do-brasil-teveincremento-

de-001-em-atualizacao-divulgada>   Acesso em: 26 set. 2018.

Observe no texto que o uso de novas tecnologias auxilia no cálculo, de modo a garantir uma melhor aproximação da área correspondente. Mas há casos em que não dispomos dessa tecnologia; para isso, podemos, por exemplo, decompor a superfície em outras. Veja as situações a seguir.

Situação 1

Felipe precisava calcular a área aproximada de um terreno com formato irregular, que estava representado em uma folha de papel quadriculado, conforme mostra a figura ao lado. Cada quadradinho representava 20 m2 do terreno. Veja como ele fez. Podemos observar que, após as sucessivas divisões da representação do terreno em quadradinhos menores de área conhecida, Felipe se aproximou da área do terreno.

Primeiro, ele coloriu alguns quadradinhos de bege e contou a quantidade de quadradinhos inteiros que cobriam a superfície do terreno.

Depois, dividiu cada quadradinho da malha em 4 quadradinhos menores, colorindo de amarelo os novos quadradinhos inteiros, conforme essa figura.

A seguir, novamente dividiu cada quadradinho da malha em 4 quadradinhos menores, colorindo de azul os novos quadradinhos inteiros

Situação 2

Observe que as diferentes figuras representadas a seguir podem ser decompostas em dois triângulos (A e B), um retângulo (D) e um quadrado (C ).

Todas essas figuras, embora de formatos diferentes, são compostas pelos polígonos A, B, C e D. Assim, todas elas têm a mesma área, que é igual à soma das áreas desses quatro polígonos. Dizemos, então, que essas quatro figuras são equivalentes.

Duas ou mais figuras geométricas são equivalentes quando têm a mesma área.

CIÊNCIAS

Tema/Título da AtividadeTerra e Universo/ A formação dos fósseis.

1º Momento: Você sabe o que é um fóssil? Você sabe como ele se forma?

2º Momento:

Texto: OS FÓSSEIS

Os Fósseis são vestígios de organismos (animais e vegetais) muito antigos que foram preservados como passar dos anos por meio de processos naturais. São considerados fósseis os restos que apresentem mais de 11 mil anos.

Os fósseis mais antigos encontrados no planeta Terra são datados por aproximadamente 3,8 bilhões de anos.

Formação dos Fósseis

Os fósseis podem ser ossos, conchas, dentes, pegadas e geralmente são encontrados nas pedras e rochas muito antigas.

Existem fósseis que são conservados quase que inteiramente, por exemplo, os mamutes encontrados no gelo, ou os insetos em âmbar (resina vegetal) – exemplo utilizado no filme Jurassic Park.

Note que as partes duras dos seres apresentam maior probabilidade de se fossilizar em relação às partes moles.

A formação dos fósseis está intimamente relacionada com as condições climáticas do planeta e as características morfológicas dos seres envolvidos, que conservaram, de alguma maneira, os restos ou vestígios durante muitos anos.

Para saber o período em que o fóssil esteve vivo no planeta Terra, os cientistas medem a quantidade de compostos químicos presentes, por exemplo, o carbono, chumbo e urânio.

Esse método moderno de datação dos fósseis é denominado de “radioatividade” e determina quantos milhões ou bilhões de anos, o organismo esteve presente.

Processos de Fossilização

A fossilização representa o processo de conservação dos fósseis, que podem ocorrer de diversas maneiras. Abaixo estão os principais processos de fossilização:

Marcas: impressões deixadas por atividades dos seres vivos, por exemplo, as pegadas.

Restos: incluem todos os tipos de vestígios rígidos, por exemplo, as conchas.

Moldes: fósseis moldados pela região em que ocorre o processo de fossilização, do qual permanecem as partes rígidas dos seres, por exemplo, os ossos.

Mineralização: ocorre por meio da transformação da matéria orgânica em minérios, por exemplo, a sílica.

Mumificação: também chamado de “conservação”, é processo em que permanecem as partes rígidas e moles dos seres, por exemplo aqueles que fossilizaram no gelo.

A Importância dos Fósseis

É através dos estudos sobre os fósseis que podemos conhecer melhor a história do planeta em tempos remotos, identificada pelos vestígios que marcaram determinada época.

Um exemplo notório é os fósseis encontrados dos dinossauros, visto que se não fossem estudados nunca saberíamos que esses répteis gigantescos viveram no planeta muito antes da raça humana habitá-lo.

Outro exemplo são os fósseis de mamutes, que foram extintos há mais de 10 mil nos e ainda hoje são estudados por pesquisadores.

Assim, os fósseis são as provas mais concretas da existência de vida no planeta, sendo uma importante ferramenta de estudos entre os biólogos, arqueólogos, paleontólogos e geólogos. Eles revelam as transformações que ocorreram nos seres vivos e no próprio planeta durante anos.

Por esse e outros motivos, a conservação dos fósseis revela grande importância histórica para o estudo da evolução da vida.

O trabalho de encontro dos fósseis é executado pelo paleontólogo, realizado por meio da escavação de um local e da coleta do material. 

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