Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA 6º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

OLÁ!!!! VAMOS CONTINUAR COM NOSSOS ESTUDOS SOBRE VERBOS (CLASSES DE PALAVRAS)
COMO JÁ VIMOS , OS VERBOS SÃO PALAVRAS QUE INDICAM TRÊS SITUAÇÕES:a) UMA AÇÃO EX.: JOÃO TRABALHA EM SÃO PAULO
b) UM FENÔMENO DA NATUREZA
EX.: ONTEM CHOVEU MUITO EM CURITIBA
c) UM ESTADO EX.: LUÍZA SE CONTINUA DOENTE.
AGORA, VAMOS ESTUDAR OS TEMPOS  DOS VERBOS OU TEMPOS VERBAIS:UM VERBO PODE SE APRESENTAR NO PASSADO, PRESENTE OU FUTURO
DIZEMOS QUE UM VERBO ESTÁ NO (TEMPO) PASSADO, QUANDO ELE INDICA UMA AÇÃO QUE JÁ FOI PRATICADA OU UM FENÔMENO JÁ OCORRIDO.EX.: ANINHA VIAJOU COM SUA FAMÍLIA PARA SÃO PAULO E COMPROU UM NOVO CELULAR.   O VERBO VIAJOU E O VERBO COMPROU ESTÃO REPRESENTANDO UMA AÇÃO QUE JÁ FOI PRATICADA. OU SEJA, ESSES VERBOS SE ENCONTRAM NO PASSADO.EX.: SEMANA PASSADA TROVEJOU MUITO NA MINHA CIDADE E MINHA CADA SE DESTELHOUO VERBO TROVEJOU E O VERBO DESTELHOU SE ENCONTRAM NO PASSADO, POIS INDICAM PESSOAS FATOS QUE JÁ ACONTECERAM.
DIZEMOS QUE O VERBO ENCONTRA -SE NO PRESENTE, QUANDO INDICA UMA AÇÃO QUE ESTEJA ACONTECENDO AGORA, NO PRESENTEEX.:  ANINHA MORA EM BAURU.O VERBO MORAR INDICA QUE ANINHA MORA ATUALMENTE, PORTANTO, O VERBO ENCONTRA-SE NO TEMPO PRESENTE
DIZEMOS QUE UM VERBO ENCONTRA-SE NO FUTURO, QUANDO INDICA UMA AÇÃO QUE AINDA VAI ACONTECEREX.: DOMINGO VIAJAREI PARA MINHA CIDADE E VOTAREI NO MEU CANDIDATO PREFERIDOO VERBO VIAJAREI E O VERBO VOTAREI INDICAM UM AÇÃO QUE AINDA SERÁ PRATICADA ! O SUJEITO VAI PRATICAR A AÇÃO NO FUTURO. ENTÃO, DIZEMOS QUE ESSE VERBO ENCONTRA-SE NO (TEMPO) FUTURO

                                                                                  CONJUGAÇÃO DOS VERBOS                                                                  PRESENTE :EU ESTUDO TU ESTUDAS NÓS ESTUDAMOSVÓS ESTUDAISELES ESTUDAM NÓS ESTUDAMOS
PASSADOEU ESTUDEITU ESTUDASTEELE ESTUDOU NÓS ESTUDAMOSVÓS ESTUDAISELES ESTUDAARAM
FUTUROEU ESTUDAREITU ESTUDARÁSELE ESTUDARÁNÓS ESTUDAREMOSVÓS ESTUDAREIELES ESTUDARÃO

ALÉM DO TEMPO VERBAL ( PRESENTE-PASSADO-FUTURO) TAMBÉM TEMOS OS MODOS VERBAIS. SÃO ELES:INDICATIVO:-PRESENTE-PRETÉRITO PERFEITO-PRETÉRITO IMPERFEITO-PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO-FUTURO DO PRESENTEFUTURO DO PRETÉRITO
SUBJUNTIVO:-PRESENTE-PRETÉRITO IMPERFEITO FUTURO

Tema/Título da AtividadeNÓS, O PISTOLEIRO, NÃO DEVEMOS TER PIEDADE
ATIVIDADES PROPOSTAS
1º Momento: Vamos conhecer um trecho o conto de Moacyr Scliar que fala sobre a piedade de um pistoleiro, por que ele sente pena? Será que vale a pena confiar nas pessoas?

2º Momento: Texto 1 – Conto

3º Momento: Leia o texto e responda:
Segundo o texto, por que o pistoleiro não devia ter piedade do Alonso?
Qual o cenário que passa a história do texto?
Você teria o mesmo sentimento do pistoleiro diante do Alonso? Comente.

GEOGRAFIA

Tema/Título da Atividade: OS BIOMAS BRASILEIROS : PARTE II

Primeiro momento: Questão disparadora:

  1. Você sabe o que é faixa de transição?

 Resposta comentada:   Faixa de transição é a faixa compreendida entre dois biomas com características dos dois biomas envolvidos.

  • Você sabe qual é o bioma predominante na região onde moramos?

Resposta: A região centro-oeste do estado de São Paulo onde se localiza a cidade de Bauru encontra-se uma região de transição geográfica na qual a vegetação de Mata Atlântica mescla-se com o Cerrado. Tal fato proporciona uma variedade de espécies em um mesmo espaço.

Segundo momento: Texto: As faixas de transição morfoclimática  no Brasil.

 

As faixas de transição morfoclimática correspondem a toda a área de transição de um domínio morfoclimático para outro, por isso mesmo às vezes sendo chamada de faixa de transição de domínio morfoclimático. Quando se pensa nos limites territoriais entre os domínios morfoclimáticos, é necessário entender que as fronteiras estabelecidas tem apenas finalidade didática, considerando a maior ou menor característica daquele domínio sobre aquela área física delimitada, porém, na vida real, não existem esses cortes bruscos como ocorre nas fronteiras políticas.

Os domínios morfoclimáticos brasileiros.

As divisões naturais são sempre mais difíceis de demarcar com tanta precisão, geralmente ocorre sempre uma transição entre áreas, um gradiente, uma passagem gradual de um domínio para outro a ponto de que você se estivesse caminhando de um para o outro veria aos poucos surgirem vegetações e outras características daquele outro domínio até que quando você percebesse, já teria cruzado de um domínio para o outro.

Nessa faixa de transição, vemos as características serem mais de um domínio ou de outro na medida que nos aproximamos mais do interior daquele. Se você estiver saindo do domínio da caatinga para o domínio amazônico, ao entrar na faixa de transição, começará a perceber uma caatinga levemente alterada e quanto mais afastado da caatinga estiver e mais próximo do domínio amazônico, será mais similar ao domínio amazônico e menos características da caatinga estarão presentes.

Apesar de existirem faixas de transição nos limites de todos os domínios morfoclimáticos, por não ser possível uma passagem abrupta de um domínio para outro conforme foi explicado anteriormente, algumas faixas de transição morfoclimática se tornaram especialmente famosas por suas características únicas.

Uma famosa faixa de transição morfoclimática, e a única com nome próprio, é aquela do chamado meio-norte, por vezes conhecido também pelo nome da sua vegetação: mata de cocais (ou zona dos cocais).

Assim sendo, a faixa de transição dos cocais é um predominantemente quente (como os três domínios com os quais se relaciona) e fica localizada entre o seco domínio da caatinga e o úmido domínio amazônico, embora ao sul chegue a encontrar também ao sul com o domínio morfoclimático do cerrado (que por sua vez é semiúmido), porém, é mais lembrado como transição entre a caatinga e a Amazônia.

A sua vegetação típica, os cocais, recebe esse nome por ser dominada por coqueiros (palmeiras), sendo dois os mais famosos deles. O primeiro é o babaçu (na região mais próxima do domínio amazônico), o qual é extremamente importante para a economia e a cultura local, sendo que do  coco é retirado um óleo muito utilizado na culinária e na indústria de cosméticos.

O segundo é a carnaúba (na parte mais próxima ao domínio da caatinga), sendo que ela é a árvore símbolo do Ceará, uma palmeira muito utilizada para a extração da cera de sua árvore que possui inúmeros usos para a indústria em geral.

Outros tipos de palmeiras podem ser encontrados como o buriti que além de ser muito utilizado para artesanato e para alimentação com seus frutos, é famoso por ser usado para construir a típica viola de buriti que apesar de ser considerada uma variação da viola caipira, se parece mais com o ukulele havaiano por suas quatro cordas de nylon ou fluorcarbono (linha de pesca).

Fonte : BiomasBrasil.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/faixa-de-transicao-morfoclimatica/

Por Morôni Azevedo de Vasconcellosmais dessa diversidade:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: