Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 6º ANO

INGLÊS

Tema/Título da AtividadeThe five senses ( Os cinco sentidos)
ATIVIDADES PROPOSTAS
  Anote vocabulário novo em seu cadernoObserve as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português).

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem.

Daremos continuidade ao conteúdo do quarto bimestre, voltado aos cinco sentidos (The five senses).

Vamos relembrar órgãos e sentidos, comentando as figuras abaixo.

Anote as seguintes palavras em seu caderno:

Watch: assistir

Taste: Saborear

Listen: ouvir

Read: ler

Identify: identificar

Observe: observar

Wildlife: animal selvagem

Feel: sentir

See: ver

Agora responda:

Quais atividades priorizam os olhos (eyes) e o sentido da visão (sight)?

Quais atividades priorizam os ouvidos (ears) e o sentido da audição (hearing)?

Quais atividades priorizam o língua (tongue)  e o paladar (taste)?

Quais atividades priorizam a pele (skin) e o tato (touch)?

Quais atividades priorizam o nariz (nose) e o olfato (smell)?

Leia as frases abaixo e copie-as em seu caderno:

Em português, dizemos:

Eu gosto de ver animais em seus habitats.

Eu gosto de assistir shows na TV.

Eu gosto de ler revistas.

Eu gosto de observar o meio ambiente.

Complete as frases abaixo descrevendo seus gostos:

            Para finalizar, anote em seu caderno as palavras que serão uteis na realização dos exercícios da próxima aula:

              How do we sense smell? Como nós sentimos cheiro?

Inside: dentro

There are: existem

Called: chamadas, chamados

Between: entre

Like these: como essas, como esses

Can: poder conseguir

At least: no mínimo

Colorful: colorido, colorida

Many: muitos, muitas

Shapes: formatos

Smell: cheirar, cheiro

Through: através de

Our: nosso, nossa, nossos, nossas

Songs: canções

              Several purposes: muitos propósitos

Enjoy: apreciar, curtir

Thanks to: graças a

Sun: sol

Star: estrela

See: ver

Allows us: nos permite

Flavors: sabores

Feel: sentir

Food: comida

Eat: comer

Grab: agarrar

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema/Título da Atividade Brincadeiras e Jogos
  1. Introdução (10min)

 Na atividade anterior estudamos sobre os jogos eletrônicos. Nessa aula, o foco será Jogos de tabuleiro.

Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.

Bons estudos!

            Para começar, reflita sobre as questões abaixo:

  • Quais os jogos de tabuleiro que você conhece?
  • Você lembra as regras dos jogos de tabuleiro que conhece?
  • De qual jogo de tabuleiro você mais gosta?
  • Após a reflexão, leia os textos com regras de alguns jogos (30min)

Dama

Dois competidores utilizam de 12 peças/pedras (claras e escuras) cada. O objetivo é imobilizar ou capturar as peças do adversário. Como via de regra inicia-se sempre com as pedras claras.

As pedras somente avançam em diagonal, uma casa de cada vez não sendo permitido recuar (a não ser que vá capturar). Ao chegar à oitava linha do tabuleiro, a pedra é promovida à dama. A dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser, não sendo permitido saltar uma peça da mesma cor.

Toda captura é obrigatória, ou seja, não existe “sopro”. Não é permitido capturar onde há duas ou mais pedras juntas, na mesma diagonal. Tanto a Dama quanto a pedra podem se capturar.

A pedra e a dama podem capturar tanto para frente como para trás, uma ou mais peças, porém, se no mesmo lance for apresentado mais de uma possibilidade de capturar, é obrigatório realizar o lance que capture o maior número de peças.

Não será promovida à dama, a pedra que, durante uma jogada de múltipla captura, apenas passar pela casa de coroação (promoção). Numa jogada de captura, é possível passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, entretanto é proibido capturar duas vezes a mesma peça.

As peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura. Caracteriza-se empate quando for feito 20 movimentos de damas, sem qualquer tipo de captura ou deslocamento de pedras, cabendo aos competidores controlar o número de lances para o empate. Também caracteriza empate após 05 movimentos nas seguintes situações: duas damas contra uma dama; uma dama e uma pedra contra uma dama; e uma dama contra uma dama.

Trilha

No Jogo de Trilha dois participantes possuem 9 peças cada (claras e escuras) e usam um tabuleiro de 24 casas interligadas na vertical e horizontal para jogar. O objetivo é deixar o adversário com 2 peças no tabuleiro ou deixá-lo sem movimentos.

Dividindo em três partes, o jogo consiste em:

  • Colocar as peças no tabuleiro: de maneira alternada cada jogador coloca suas peças no tabuleiro com a intenção de formar uma linha de três peças tanto na vertical quanto na horizontal (chamado de moinho). Caso consiga, o jogador que fez um moinho tem o direito de retirar uma peça de seu adversário;
  • Movimentar as peças: terminando de colocar as peças no tabuleiro, os jogadores poderão mover suas peças para outras casas sobre as linhas, não podendo pular casas ou peças. Tanto na primeira quanto na segunda fase, os jogadores tentam formar o moinho para dar o direito de remover as peças do adversário, contudo você não poderá remover uma peça do seu adversário que faz parte de um moinho dele, a não ser que não exista outra peça para remover. No caso de um dos jogadores ter somente 3 peças em jogo, ele pode “voar” com suas peças, podendo mover para qualquer casa que não esteja ocupada por uma peça adversária;
  • Finalizar a partida – a partida termina quando um jogador reduzir as peças de seu adversário para 2, ou quando um jogador deixar seu adversário sem nenhuma jogada válida. Ressaltando não ser possível “travar” seu adversário que tenha somente 3 peças em jogo. É considerado empate se os dois jogadores estiverem com 3 peças em jogo e, a partir deste momento, se em 10 jogadas não houver vencedor.

Dicas:

– Colocar as peças em lugares mais versáteis no início do jogo com o intuito de tentar montar moinhos, o que também dará mais possibilidades de movimentos e ao mesmo tempo evitará a formação de moinhos por parte do adversário.

– Uma boa casa para colocar as peças no início de jogo é aquela onde a peça possa se movimentar entre dois moinhos diferentes.

  1. Acesse os links abaixo e assista aos vídeos para enriquecer seu conhecimento sobre os jogos. (20min)

https://www.youtube.com/watch?v=0Akp_XusvPI Regras dama (09min43s)

https://www.youtube.com/watch?v=LthekWbY0IA Regras trilha (04min15s)

  • Agora, utilize as informações do texto, do vídeo e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões para auxiliar no seu aprendizado. (30min)
  1. Quantas peças são utilizadas no jogo dama?

R-

  • Quantas peças são utilizadas no jogo trilha?

R-

  • Qual o objetivo do jogo dama?

R-

  • Qual o objetivo do jogo trilha?

R-

  • Como as peças na dama devem se movimentar?

R-

  • Quando a pedra é promovida à dama?

R-

  • Como a dama pode se movimentar?

R-

  • O jogo trilha é dividido em três momentos. Quais são esses momentos?

R-

  1. Segundo o texto, o que é “moinho” na trilha?

R-

  • O que acontece quando um jogador consegue realizar o moinho na trilha?

R-

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: