Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE ELETIVA BAURU NÃO É SÓ SANDUICHE

O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitoscrenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.

Significado de cultura

Segundo o dicionário Aurélio Online|1|, cultura pode significar:

  1. Ato, arte, modo de cultivar;
  2. Lavoura;
  3. Conjunto das operações necessárias para que a terra produza;
  4. Vegetal cultivado;
  5. Meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais;
  6. Aplicação do espírito a (determinado estudo ou trabalho intelectual);
  7. Instrução, saber, estudo;
  8. Apuro; perfeição; cuidado.

Em virtude da variedade de significados dessa palavra derivada do latim que deu origem tanto a expressões de cuidado e cultivo quanto a expressões que designam conjuntos de conhecimentos e hábitos de determinadas sociedades, é difícil realizar o seu esgotamento conceitual.

Podemos designar, com a palavra cultura, o cultivo de vegetais (a cultura de tomates ou o cultivo de tomates), o cultivo do conhecimento humano alcançado pela racionalidade e pelo senso estético (quando nos referimos a uma pessoa culta, justificando que ela é letrada, erudita, que conhece vários idiomas ou é conhecedora de arte) e a cultura de um povo, de uma região, de uma nação, que se apresenta em suas diversas facetas: religião, arte, culinária, costumes, conhecimento etc.

Para melhor compreensão do que é Patrimônio Cultural e sua importância na sociedade contemporânea, se faz necessária a compreensão da concepção atual de Cultura. Sendo assim é correto afirmar que:

 a) A cultura se restringe a erudição, alto grau de informação e conhecimento dos clássicos da arte.

 b)  As diversas manifestações da cultura popular não podem ser consideradas cultura.

 c)  A cultura em sua concepção mais ampla não engloba linguagem, crenças, arte, adornos, ferramentas, entre outras realizações humanas.

d) Segundo o conceito antropológico, cultura é o elemento identificador das sociedades humanas e engloba: linguagem, formas de cultivo da terra, ferramentas, armas, festas, arte, adornos, padrões de comportamento, crenças, religião, conhecimentos, lendas, culinária, costumes, direito, o saber e o saber fazer, canções, e outros.

Envie o registro da alternativa correta.

Tombamento de patrimônios.

O tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico, artístico ou cultural de um bem, transformando-o em patrimônio oficial público e instituindo um regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social e preservando a cédula de identidade de uma comunidade, e assim, garantir o respeito à memória do local e a manutenção da qualidade de vida. A etimologia da palavra tombamento advém da Torre do Tombo, arquivo público português onde são guardados e conservados documentos importantes. Um bem histórico é tombado quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum poder público (federal, estadual ou municipal) através de seus respectivos órgãos de patrimônio.                                                               O conceito de tombamento é comum em muitos países. Por exemplo, no Reino Unido é frequente a designação de listed building, que cobre centenas de milhares de estruturas, incluindo pontes, campos e até mesmo sinais de trânsito. Em cidades alemãs, por exemplo, a proteção do patrimônio cultural é conjugada com a nova arquitetura, sendo os locais históricos, preservados, objeto de turismo para a cidade (CARSALADE, 2009). Os cafés e restaurantes se tornam atrações em meio às atualidades. Nesses municípios, o crescimento urbano respeitou os imóveis protegidos que integram seu patrimônio; entretanto, trata-se de um país cuja memória cultural é importante para o povo, pois desenvolveram a educação patrimonial de forma eficaz, já que não entendem as partes históricas da cidade como um entrave à evolução urbana.Assim, há cidades no exterior que preservam mais, em razão do contexto. Os municípios brasileiros, a partir dos anos 1930, sofreram um processo de crescimento rápido e súbito com a industrialização. Instalou-se uma população urbana desenraizada do local. Em Paris e Roma, que preservam mais, as cidades cresceram ao longo de muitos séculos. Passaram por essa fase de explosão, mas quando já eram grandes e tinham uma população arraigada, muito identificada com os centros históricos. Tinham outra relação de pertencimento ao espaço.

Após a leitura do texto, tendo em vista o aprendizado das aulas anteriores e o entendimento sobre o conceito de tombamento, os pontos positivos e negativos colocados, você é a favor deste processo para a preservação de locais que representem a história de seu povo e de seu lugar? Explique o porque.

Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) era uma companhia ferroviária brasileira que operava uma rede ferroviária de bitola métrica (um metro de distância entre os trilhos) com extensão de 1622 quilômetros, construída na primeira metade do século XX. Sua linha-tronco vai de Bauru até Corumbá, na divisa com a Bolívia, onde faz integração com a rede ferroviária boliviana até Santa Cruz de la Sierra. Possui um ramal da estação Indubrasil, em Campo Grande a Ponta Porã, na divisa com o Paraguai, e outro de Corumbá ao porto de Ladário. Em Bauru, já considerado o maior entroncamento ferroviário do país, se integra com a linha da E.F. Sorocabana, de bitola métrica, que desce até a baixada santista, com a linha da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, de bitola larga, que começa em Jundiaí e com a ferrovia Alta Paulista, de bitola larga, que segue paralela à NOB até a divisa com Mato Grosso do Sul, em Panorama – na NOB, Castilho/Três Lagoas. O traçado da Noroeste ainda serve aos trens de celulose de Três Lagoas até o porto de Santos (descendo pela linha da Sorocabana após chegar em Bauru), aos trens de aço de Bauru até a Bolívia e aos trens de minério das minas da região de Corumbá até o porto de Ladário.                                                Inicialmente de iniciativa privada, passou ao controle da União antes de ser completada (1917). Foi incorporada à Rede Ferroviária Federal S.A. na criação desta (1957), como uma de suas regionais. No processo de desestatização da RFFSA, a ferrovia foi concedida como Malha Oeste à Ferrovia Novoeste S.A., que em 2006 foi fundida juntamente com a Brasil Ferrovias à América Latina Logística, que em 2015 se fundiu à Rumo Logística, pertencente à Cosan, passando a ser Rumo-ALL, que ainda tem a concessão da malha oeste mesmo depois de tantas transições entre as concessionárias.

Sanduíche Bauru 

O sanduíche Bauru foi declarado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de São Paulo segundo a lei 16.914/2018, de iniciativa de Celso Nascimento (PSC), sancionada no fim do ano passado pelo ex-governador Márcio França. … “É interessante reconhecer a gastronomia como um valor cultural do estado”.                                                                                     O Bauru é um sanduíche de origem paulista, inventado por Casimiro Pinto Neto. O sanduíche, criado em 1937 no restaurante Ponto Chic (localizado no Largo do Paysandu, na cidade de São Paulo), logo se tornou popular e foi batizado com a alcunha de seu criador, que recebeu este apelido em referência à cidade em que nasceu.

Casimiro, que era estudante de Direito e frequentava o tradicional bar Ponto Chic, em uma noite do ano de 1937, resolveu criar um prato novo após ler o livreto ““Livro das Mamãezinhas”, escrito por Wladimir de Toledo Piza. Com as dicas do livreto, orientou o chapeiro do local a produzir o sanduíche.

Na cidade de Bauru, temos dois exemplos de patrimônios culturais, no caso da estação ferroviária, um patrimônio material, no caso do sanduiche, um patrimônio imaterial, você já conhecia algum dos exemplos? Qual é a importância de se preservar tanto os patrimônios materiais quanto os imateriais?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: