Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO

INGLÊS

Tema/Título da AtividadeThe food pyramid / Carbohydrates
ATIVIDADES PROPOSTAS
Reflita sobre a pirâmide alimentarAnote o vocabulário novo em seu cadernoObserve as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português).

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem.

Hoje iniciaremos o conteúdo do quarto bimestre voltado a um assunto que você já estudou nas aulas de Ciências: a pirâmide alimentar. O que devemos comer para ter um estilo de vida saudável? Que tipos de alimentos não devemos comer em excesso? Suas respostas serão confirmadas na próxima aula através da leitura de pequenos textos.

Abra seu  caderno e copie o vocabulário abaixo:

Guide: guia, guiar

How: como

Should: deve, deveria

Have: ter

Because: porque

Healthy: saudável

Each: cada

Find: encontrar

Be: ser, estar

Greater: maior

Those: aqueles, aquelas

Less: menos

Daily: diário

May: pode, poderá

Gender: gênero

Weight: peso

Age: idade

Height: altura

Needs: necessidades

Provide: providenciar, fornecer

Our: nosso, nossa, nossos, nossas

Body: corpo

Rich: rica

Third: terceiro, terceira

Meat: carne

Dairy products: laticínios (produtos feitos com leite)

Sources: fontes

Lead: conduzir

Diseases: doenças

Sweet: doce

Sugar: açucar

Fats: gorduras

First: primeiro, primeira

Second: segundo, segunda

Right: correto

Wrong: Errado

All: todas, todos

Above: acima

From left to right: da esquerda para a direita

Main: mais importante

Which: o qual, a qual

Give: dar

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema/Título da AtividadeCorpo, Movimento e Saúde
  1. Introdução (10min)

Nas atividades anteriores estudamos tipos de Ginástica de Conscientização Corporal. Nessa aula, o enfoque serão os benefícios de algumas dessas práticas e malefícios da atividade física.

Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.

Bons estudos!

Para começar, reflita sobre as questões abaixo:

  • O que você recorda das Ginásticas de Conscientização Corporal estudadas anteriormente?
  • Você lembra sobre os seus benefícios?
  • Após a reflexão inicial, leia os textos abaixo sobre algumas práticas de conscientização corporal. (15min)

Benefícios da Ioga

A Ioga é uma prática que tem o objetivo de trabalhar corpo e a mente de maneira interligada, por meio de exercícios que visam auxiliar no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, emagrecimento e postura, promovendo a sensação de bem-estar e disposição. Esta prática pode ser realizada por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças e idosos.

Benefícios do Tai chi chuan

O Tai Chi Chuan é uma prática milenar, nascida na China como um tipo de arte marcial, porém, atualmente, é mais conhecida como forma de meditação e atividade física. Médicos e pesquisadores de vários locais do mundo identificam muitos benefícios à saúde na realização dela como a melhora no equilíbrio, flexibilidade, resistência, pressão arterial, saúde geral do coração, fortalecimento do sistema imunológico, refinamento dos reflexos entre outros. Esta atividade pode ser realizada por pessoas de qualquer idade.

Benefícios do Pilates

Este método surgiu no início do século passado, tendo como principal objetivo unir corpo e mente. O Pilates se apropria das necessidades do praticante e, desta forma, organiza os exercícios para alcançar os resultados necessários. Este método estimula o corpo de maneira global durante a prática de cada exercício, visando o aumento da mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular, contribuindo, assim, para a melhora da postura, alívio das tensões, maior mobilidade articular e respiração.

  • auxiliar no seu aprendizado. (25min)
  1. Quais são os benefícios de cada uma destas práticas de Ginástica de Conscientização Corporal?

-Ioga:

R-

-Tai Chi Chuan:

R-

-Pilates:

R-

  • Quais são suas similaridades?

R-

  • Quais são suas diferenças?

R-

  • Na sua opinião, quais são as contribuições mais importantes da prática da ginástica de conscientização corporal para a melhoria da qualidade de vida?

R-

  • Será que atividade física faz mal? (05min.)

Estudante, até aqui você teve contato com os benefícios da prática de exercício físico por meio da ginástica de conscientização corporal. Agora reflita:

– Será que, em algum momento, praticar atividade física pode trazer malefícios para a saúde?

– Como isso pode ocorrer e quais os malefícios causados?

  • Após refletir se a atividade física faz mal, leia o texto abaixo para auxiliar sua compreensão sobre malefícios da atividade física. (20min)

Prática excessiva de exercício físico

A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia.

A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada.

A pessoa, que tem vigorexia, possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo.

O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas: • Tremores e movimentos involuntários nos músculos; • Cansaço extremo; • Perda de fôlego durante o treino; • Dores musculares fortes (que só melhoram com o uso de medicamentos).

Os principais riscos do excesso de exercícios físicos, são: • Tendinite; • Fraturas; • Fascite plantar; • Problemas para dormir; • Diminuição da imunidade.

  • Nesse momento, utilize as informações do texto e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões para auxiliar seu aprendizado. (15min)
  1. Qual é o motivo de algumas pessoas realizarem a prática excessiva de exercícios físicos?

R-

  • Qual é o motivo de algumas pessoas utilizarem medicamentos durante a prática de exercícios físicos?

R-

  • Quais são os principais malefícios do excesso de exercício físico?

R-

  • O que poderia ser feito para conscientizar as pessoas sobre os malefícios da prática de exercícios físicos em excesso?

R-

  • Quais são os principais riscos do excesso de exercícios físicos?

R-

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: