INGLÊS
Tema/Título da Atividade | The five senses (Os cinco sentidos) |
ATIVIDADES PROPOSTAS |
Reflexão sobre os cinco sentidosAnote o vocabulário novo em seu cadernoObserve as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português). |
Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem.
Estamos iniciando o conteúdo do quarto bimestre e reforçaremos seus conhecimentos de Ciências.
Sabemos que os cinco sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente.
Quais são os cinco sentidos? Quais experiências cada um dos sentidos nos proporciona?
Para obter essas respostas, leia o texto e resolva os exercícios da próxima aula.
Aqui está o vocabulário que você deve copiar em seu caderno:
Have: ter
Sight: visão
Smell: olfato
Taste: paladar
Hearing: audição
Touch: tato
Role: função, papel
Signal: sinal
Environment: meio ambiente
Through: através de
Sending: enviar
Brain: cérebro
When: quando
Tells: dizer
How: como
Our: nosso, nossa
Body: corpo
Eyes: olhos
Ears: orelhas, ouvidos
Skin: pele
Nose: nariz
Tongue: língua
Recognize: reconhecer
Light: claro, luz, leve
Dark: escuro
Shadow: sombra
Sound: som
Rain: chuva
Noise: barulho
Speed: velocidade
Pleasant: agradável
Unpleasant: desagradável
Smell: cheiro
Feet: pés
Hand: mãos
Wind: vento
Skin: pele
Through: através
Flavors: sabores
Bitter: amargo
Sweet: doce
Salty: salgado
Sour: azedo
Crunchy: crocante
Soft: mole, macio
Hard: duro
Dry: seco
Wet: molhado
EDUCAÇÃO FÍSICA
Tema/Título da Atividade | Brincadeiras e Jogos |
- Introdução (15min)
Na atividade anterior retomamos assuntos trabalhados no bimestre anterior. Nessa aula, o foco será Jogos Eletrônicos.
Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.
Bons estudos!
Para começar, reflita sobre as questões abaixo:
- O que você sabe sobre jogos eletrônicos?
- Já jogou algum jogo antigo? Sabe como surgiram?
- Após a reflexão, leia o texto sobre Jogos Eletrônicos (25min)
Jogos Eletrônicos
Esse tipo de jogo é uma das formas de entretenimento mais populares do mundo. É considerado, atualmente, como uma das atividades mais comuns de lazer para as crianças, adolescentes e adultos. Pode ser jogado em computadores, tablets, consoles, celulares, máquinas de fliperama entre outros. Os jogos eletrônicos fazem parte da vida das pessoas.
A história dos jogos digitais teve início quando os acadêmicos começaram a projetar jogos simples, simuladores e programas de inteligência artificial, como parte de suas pesquisas. Os jogos foram desenvolvidos para ampliar a mente e desenvolver melhor o cérebro nas atividades escolares.
Somente a partir das décadas de 1970 e 1980 é que os jogos eletrônicos se tornaram populares, quando jogos de arcade, console de jogos eletrônicos e jogos de computador foram introduzidos ao público em geral.
Tudo começou em 1951 com a comercialização do UNIVAC I (considerado o primeiro computador comercial da história), o que abriu caminho para a adoção dos computadores por instituições acadêmicas, órgãos de pesquisa e empresas em todo o mundo. Devido ao alto custo, grande consumo de energia e a necessidade de se empregar uma equipe altamente treinada para manter e operar as máquinas, a tecnologia da computação ficou inicialmente limitada às organizações maiores. Por conta disso, a criação dos primeiros jogos eletrônicos limitou-se a testes e demonstrações de teorias relacionadas a áreas como a interação humano-computador, a aprendizagem adaptativa e estratégia militar.
Devido à falta da documentação de muitos desses testes, é difícil de se determinar qual teria sido o primeiro jogo eletrônico criado. Contudo, um jogo que se destaca nesse período inicial é Tennis for Two (1958), criado para entreter os convidados no dia da visita anual realizada pelo Laboratório Nacional de Brookhaven ele simulava uma partida de tênis.
Na década de 1960, explorando um novo computador, criaram o jogo Spacewar, em que se controlava duas naves espaciais e cujo objetivo dos jogadores era acertar torpedos uns nos outros. É considerado o primeiro jogo eletrônico de tiro da história.
O primeiro videogame para ser conectado à TV foi o Odyssey 100, lançado no início da década de 70. Sendo que em 1973 a empresa Atari lança o Pong (que foi grande sucesso) e no ano seguinte o jogo Tank foi o mais vendido.
Em 1976, o sucesso da Atari leva várias empresas a lançar consoles e investir em jogos e novas tecnologias. Desde então, os jogos eletrônicos tornaram-se uma forma popular de entretenimento e uma parte da cultura moderna em diversas regiões do mundo.
Os jogos eletrônicos podem trazer pontos positivos quanto ao uso frequente, como: o aprimoramento da agilidade de raciocínio, desenvolvimento da capacidade de tolerância, criatividade, memória, planejamento e tomada de decisões, busca de novos conhecimentos, desafios etc. Destacamos alguns pontos negativos como o desenvolvimento da obesidade (exceto nos jogos de movimento), problemas de visão, audição e postura, agressividade devido ao uso de jogos violentos e distanciamento social.
- Acesse o link abaixo e assista ao vídeo para enriquecer seu conhecimento sobre Jogos Eletrônicos. (20min)
- Agora, utilize as informações do texto, do vídeo e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões para auxiliar no seu aprendizado. (30min)
- Em sua opinião, existe alguma semelhança entre os primeiros jogos e os jogos que você joga atualmente? Explique.
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- Segundo o texto os jogos eletrônicos são praticados:
- Somente por crianças
- Somente por adolescentes
- Somente por adultos
- Por crianças, adolescentes e adultos.
- Segundo o texto, os jogos eletrônicos foram desenvolvidos por qual motivo?
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- Qual é o jogo que se destaca no período inicial do surgimento dos jogos eletrônicos?
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- Segundo o texto, qual é o primeiro jogo eletrônico de tiro da história?
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- Qual foi o primeiro videogame desenvolvido para ser conectado à TV?
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- Cite dois pontos positivos quanto ao uso dos jogos eletrônicos.
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- Cite dois pontos negativos quanto ao uso dos jogos eletrônicos.
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