Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 6º ANO

INGLÊS

Tema/Título da AtividadeThe five senses (Os cinco sentidos)
ATIVIDADES PROPOSTAS
Reflexão sobre os cinco sentidosAnote o vocabulário novo em seu cadernoObserve as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português).

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem.

Estamos iniciando o conteúdo do quarto bimestre e reforçaremos seus conhecimentos de Ciências.

Sabemos que os cinco sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente.

Quais são os cinco sentidos? Quais experiências cada um dos sentidos nos proporciona?

Para obter essas respostas, leia o texto e resolva os exercícios da próxima aula.

Aqui está o vocabulário que você deve copiar em seu caderno:

Have: ter

Sight: visão

Smell: olfato

Taste: paladar

Hearing: audição

Touch: tato

Role: função, papel

Signal: sinal

Environment: meio ambiente

Through: através de

Sending: enviar

Brain: cérebro

When: quando

Tells: dizer

How: como

Our: nosso, nossa

Body: corpo

Eyes: olhos

Ears: orelhas, ouvidos

Skin: pele

Nose: nariz

Tongue: língua

Recognize: reconhecer

Light: claro, luz, leve

Dark: escuro

Shadow: sombra

Sound: som

Rain: chuva

Noise: barulho

Speed: velocidade

Pleasant: agradável

Unpleasant: desagradável

Smell: cheiro

Feet: pés

Hand: mãos

Wind: vento

Skin: pele

Through: através

Flavors: sabores

Bitter: amargo

Sweet: doce

Salty: salgado

Sour: azedo

Crunchy: crocante

Soft: mole, macio

Hard: duro

Dry: seco

Wet: molhado

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema/Título da Atividade Brincadeiras e Jogos
  1. Introdução (15min)

 Na atividade anterior retomamos assuntos trabalhados no bimestre anterior. Nessa aula, o foco será Jogos Eletrônicos.

Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.

Bons estudos!

            Para começar, reflita sobre as questões abaixo:

  • O que você sabe sobre jogos eletrônicos?
  • Já jogou algum jogo antigo? Sabe como surgiram?
  • Após a reflexão, leia o texto sobre Jogos Eletrônicos (25min)

Jogos Eletrônicos

Esse tipo de jogo é uma das formas de entretenimento mais populares do mundo. É considerado, atualmente, como uma das atividades mais comuns de lazer para as crianças, adolescentes e adultos. Pode ser jogado em computadores, tablets, consoles, celulares, máquinas de fliperama entre outros. Os jogos eletrônicos fazem parte da vida das pessoas.

A história dos jogos digitais teve início quando os acadêmicos começaram a projetar jogos simples, simuladores e programas de inteligência artificial, como parte de suas pesquisas. Os jogos foram desenvolvidos para ampliar a mente e desenvolver melhor o cérebro nas atividades escolares.

Somente a partir das décadas de 1970 e 1980 é que os jogos eletrônicos se tornaram populares, quando jogos de arcadeconsole de jogos eletrônicos e jogos de computador foram introduzidos ao público em geral.

Tudo começou em 1951 com a comercialização do UNIVAC I (considerado o primeiro computador comercial da história), o que abriu caminho para a adoção dos computadores por instituições acadêmicas, órgãos de pesquisa e empresas em todo o mundo. Devido ao alto custo, grande consumo de energia e a necessidade de se empregar uma equipe altamente treinada para manter e operar as máquinas, a tecnologia da computação ficou inicialmente limitada às organizações maiores. Por conta disso, a criação dos primeiros jogos eletrônicos limitou-se a testes e demonstrações de teorias relacionadas a áreas como a interação humano-computador, a aprendizagem adaptativa e estratégia militar.

Devido à falta da documentação de muitos desses testes, é difícil de se determinar qual teria sido o primeiro jogo eletrônico criado. Contudo, um jogo que se destaca nesse período inicial é Tennis for Two (1958), criado para entreter os convidados no dia da visita anual realizada pelo Laboratório Nacional de Brookhaven ele simulava uma partida de tênis.

Na década de 1960, explorando um novo computador, criaram o jogo Spacewar, em que se controlava duas naves espaciais e cujo objetivo dos jogadores era acertar torpedos uns nos outros. É considerado o primeiro jogo eletrônico de tiro da história.

O primeiro videogame para ser conectado à TV foi o Odyssey 100, lançado no início da década de 70. Sendo que em 1973 a empresa Atari lança o Pong (que foi grande sucesso) e no ano seguinte o jogo Tank foi o mais vendido.

Em 1976, o sucesso da Atari leva várias empresas a lançar consoles e investir em jogos e novas tecnologias. Desde então, os jogos eletrônicos tornaram-se uma forma popular de entretenimento e uma parte da cultura moderna em diversas regiões do mundo.

Os jogos eletrônicos podem trazer pontos positivos quanto ao uso frequente, como: o aprimoramento da agilidade de raciocínio, desenvolvimento da capacidade de tolerância, criatividade, memória, planejamento e tomada de decisões, busca de novos conhecimentos, desafios etc. Destacamos alguns pontos negativos como o desenvolvimento da obesidade (exceto nos jogos de movimento), problemas de visão, audição e postura, agressividade devido ao uso de jogos violentos e distanciamento social.

  • Acesse o link abaixo e assista ao vídeo para enriquecer seu conhecimento sobre Jogos Eletrônicos. (20min)
  • Agora, utilize as informações do texto, do vídeo e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões para auxiliar no seu aprendizado. (30min)
  1. Em sua opinião, existe alguma semelhança entre os primeiros jogos e os jogos que você joga atualmente? Explique.

R-

  • Segundo o texto os jogos eletrônicos são praticados:
  1. Somente por crianças
  2. Somente por adolescentes
  3. Somente por adultos
  4. Por crianças, adolescentes e adultos.
  • Segundo o texto, os jogos eletrônicos foram desenvolvidos por qual motivo?

R-

  • Qual é o jogo que se destaca no período inicial do surgimento dos jogos eletrônicos?

R-

R-

  • Qual foi o primeiro videogame desenvolvido para ser conectado à TV?

R-

  • Cite dois pontos positivos quanto ao uso dos jogos eletrônicos.

R-

  • Cite dois pontos negativos quanto ao uso dos jogos eletrônicos.

R-

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: