Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE ARTE E HISTÓRIA 9º ANO

ARTE

Objetos de conhecimento: Contextos e práticas

● Fotografia, Grafite, Escultura, Intervenção, Arte Pública Contemporânea.

 MOMENTO 1- RODA DA CONVERSA

Olá, alunos! Chegamos ao último volume desta etapa de ensino, em que será abordada

a linguagem das Artes Visuais, que complementará as aprendizagens junto às linguagens da música, da Dança e do Teatro, que serão uma importante base para a continuidade dos seus estudos no Ensino Médio.

Como você pôde perceber, a Arte transita por diferentes dimensões da vida – social, cultural, política, histórica, estética e ética. Neste volume você apreciará, analisará, pesquisará e desenvolverá processos de criação envolvendo fotografia, escultura, grafite, intervenções artísticas e arte pública contemporânea. Portanto, participe e abuse da sua criatividade no desenvolvimento das atividades.

                                                                                     Bons estudos!

MOMENTO 2- Para ampliação de seu repertório elencamos, a seguir, alguns conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão trabalhados nesta situação de aprendizagem.

FOTOGRAFIA: Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos/eletrônicos/digitais. A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o artista, por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar relacionado a questões sociais, científicas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o artista registra exatamente o que vê, o que acontece nos espaços urbanos.

Fotografia documental                                        

Fotografia do cotidiano

ESCULTURA: Objetos artísticos com formas espaciais, portanto com três dimensões: comprimento, largura e altura. Dentre os diversos estilos de escultura presentes nas artes visuais, destacamos a escultura abstrata cuja representação se distancia da realidade, sem perder totalmente a referência simbólica original e a escultura alegórica que representa ideias, emoções, sentimentos, virtudes e /ou atributos da humanidade.

GRAFITE: Manifestação artística das modalidades de desenho e/ou pintura, surgida em Nova York nos anos 1970, caracterizada pela intencionalidade do artista em interferir na paisagem urbana, utilizando suportes originalmente não criados para esta finalidade. A arte do grafite – Blog | Esquema Imóveis A arte do grafite possui vários estilos, dentre eles o estêncil (termo inglês: stencil) que é uma técnica usada para estampar, aplicar desenho por meio de um molde, preenchendo com tinta o desenho vazado, criando o elemento desejado (figura, desenho, número, letras etc.) e o grafite 3D, técnica utilizada pelos artistas para dar a ilusão de que o desenho está saindo do chão ou da parede. As imagens são impactantes, interativas e simulam abismos, penhascos etc.

INTERVENÇÃO ARTÍSITICA: Esta prática artística que se espraia pela arte pública, urbana e a Land Art têm como objetivo, intervir numa situação, num local, num objeto, de forma a provocar uma reação, seja ela sentida, pensada, percebida ou de transformação. 18 Lindos exemplos de arte de rua Ela se apropria dos espaços urbanos ou naturais, quase sempre interagindo com algo que já existe. O grafite e os adesivos (stickers) são os mais comuns.

OUTRAS MODALIDADES DA ARTE PÚBLICA COMTEMPORÂNEA: Dentro da grande variedade de modalidades artísticas existentes, destacamos: as fontes multimídia – chafarizes que utilizam águas que se movimentam, luzes, música e projeções, para criar uma apresentação para o público e a Land Art – prática artística realizada diretamente na natureza, utilizando os elementos encontrados no local, criando produções de diferentes formas e tamanhos. Fonte luminosa do Parque das Águas terá novo teste na quarta; previsão de  entrega em abril :: Olhar Conceito As intenções artísticas são muito semelhantes às das intervenções.

ARTE PÚBLICA: Refere-se às obras de livre acesso, tanto aquelas que estão dentro de espaços tradicionais para sua exposição (museus e galerias), quanto aquelas realizadas ou expostas em espaços não tradicionais (ruas, praças, parques etc.).

MOMENTO 3 – SONDAGEM

  1. Quais diferenças existem nos estilos de fotografar? Explique.
  2. Quais critérios podem ser utilizados para fotografar uma cena ou situação?
  3. Dê exemplos de artistas que você conhece ou estudou, que utilizam o grafite.
  4. Quais estilos de grafite você conhece, já viu e consegue diferenciar?
  5. O que é uma escultura e com quais materiais ela pode ser feita?
  6. Dê exemplos de alguma escultura que existe na sua cidade (escola, praça etc.).
  7. O que é intervenção artística? Dê exemplos.
  8. Existe alguma intervenção artística na sua cidade (escola, praça etc.)?
  9. Como você define a Arte Pública Contemporânea?
  10. Dê exemplos de outras modalidades de arte pública, que existem na sua cidade (escola, praça etc.)

HISTÓRIA

ATIVIDADES PROPOSTAS-
1º Momento: Analisar a manchete
2º Momento: Apresente o texto, imagens, tabelas…
Tema/Título da AtividadeA América Latina no contexto pós-Guerra Fria

O significado da escultura Mão, de Oscar Niemeyer: A escultura Mão, de Oscar Niemeyer, tornou-se o símbolo por excelência do Memorial e um marco urbano. Ela está pintada em muros e túneis da cidade, ao lado de reproduções dos principais pontos turísticos de São Paulo. Localizada na Praça Cívica, foi erguida em concreto aparente de 7 metros de altura. Na sua palma, há o mapa do subcontinente americano em baixo-relevo, pintado em esmalte sintético vermelho, lembrando sangue a escorrer. Essa Mão espalmada está estendida para os povos irmãos. Sobre esse aspecto, diz Niemeyer: “Suor, sangue e pobreza marcaram a história desta América Latina tão desarticulada e oprimida. Agora urge reajustá-la num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz.” MÃO. Memorial plural, 2018. Disponível em: . Acesso em: 3 de nov. de 2018.

Oscar Niemeyer sobre o sentido da escultura Mão: […] o sentido político que desejávamos: aproximar os povos da América Latina, criar entre eles o intercâmbio cultural indispensável e, com isso, torná-los mais protegidos em relação às intervenções do capitalismo internacional. NIEMEYER, Oscar. Quércia e o Memorial da América Latina. Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 de set. de 1998. Disponível em: . Acesso em: 3 de nov. de 2018. Proteção social na periferia do capitalismo: considerações sobre o Brasil Márcio Pochmann A diferença entre países do centro do capitalismo e aqueles da periferia, quanto à proteção social, é gritante. Na periferia, houve dificuldade em completar o Estado de Bem-Estar Social, assim como as elites locais barraram os avanços da democracia. Apesar disso, o pequeno aparato social construído a partir da década de 30 passou a ser fortemente questionado desde a crise dos anos 80. Assim, o desafio hoje é vencer a exclusão social, construindo uma democracia social. POCHMANN, Márcio. Proteção social na periferia do capitalismo: considerações sobre o Brasil. In: São Paulo em Perspectiva, 18(2): 3-16, 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 de out. de 2018.

América Latina-EUA em tempos de pós-Guerra Fria Mônica Hirst Enquanto os países-satélites da URSS se livraram de sua condição subordinada de forma simultânea à caída do Muro de Berlim, a América Latina manteve-se como área de influência por vários anos após o esgotamento da bipolaridade mundial. A caracterização da América Latina como uma esfera de influência, que em diversas ocasiões guardou semelhança com a de uma zona colonial, informal que precede a Guerra Fria e se preserva após sua finalização, também constitui um argumento recorrente, o que reforça a sua condição de subordinação estratégica, “quintal traseiro” e área de repetidas intervenções. HIRST, Mônica. América Latina-EUA em tempos de pós-guerra fria. In: Revista USP, São Paulo, n.84, p. 24-37, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: . Acesso em: 22 de out. de 2018

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: