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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE ARTE E HISTÓRIA 6º ANO

ARTE

MOMENTO 1- RODA DA CONVERSA

Olá, alunos!Chegamos ao último volume desta etapa de ensino, em que será abordada a linguagem das Artes Visuais, que complementará as aprendizagens junto às linguagens da música, da Dança e do Teatro.

 Como você pôde perceber, a Arte transita por diferentes dimensões da vida – social, cultural, política, histórica, estética e ética. Neste volume você apreciará, analisará, pesquisará e desenvolverá processos de criação envolvendo dobraduras, gravuras, lambe-lambes, animações e intervenções artísticas, portanto, participe e abuse da sua criatividade no desenvolvimento das atividades.

                                                                                                                      Bons estudos!

MOMENTO 2-   Para ampliação de seu repertório elencamos, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades

Dobradura de borboleta – Aprenda a fazer de modo simples e fácil!DOBRADURA – é uma modalidade artística que tem como função, transformar papel em arte, a partir de diversas dobras. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam origami e o kirigami..

ORIGAMI – Técnica baseada na dobra do papel para construção de figuras.

KIRIGAMI – Técnica baseada no corte e    colagem de papéis dobrados, para construir figuras

GRAVURA – é uma modalidade artística que tem como função obter uma imagem por meio de uma matriz artesanal. Diversos materiais podem ser usados como matrizes, tais como madeira, metal e pedra estão entre os tradicionais. Adaptações com isopor ou papelão também podem ser utilizadas em ambiente escolar.  Existem diversos estilos, entre os quais se destacam: Xilogravura e Linoleogravura.

XILOGRAVURA – Técnica que utiliza matrizes de madeira.

  LINOLEOGRAVURA  – Técnica que utiliza matrizes de placas de borracha.

LAMBE-LAMBE – é um cartaz de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente, tinha como função, divulgar um produto ou evento; hoje em dia, além dessa função, também permeia por temas diversos que podem ir de política a poesia.   Existem diversos estilos, entre os quais se destacam aqueles que mantêm o formato cartaz e aqueles que utilizam formato recortado, que procura se incorporar ao local onde está colocado.

ANIMAÇÃO – técnica que utiliza meios físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos. Atualmente existem várias formas de se trabalhar com animação, seja através de flipbook ou mesmo com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais ou mesmo animações inteiras feitas em 3D).

FLIPBOOK  – técnica de animação feita a partir de desenhos sequenciados em folhas de papel, que ao serem folheadas rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento.

ANIMAÇÃO 3D – Técnica embasada na utilização de poderosos programas de computador que agregam movimentos, ângulos, volumes e texturas mais realistas, por exemplo. Gera com mais realismo a ilusão de profundidade e volume de objetos, cenários e personagens.

www.youtube.com/watch?v=OP9kYDcGEEc

MOMENTO 3- SONDAGEM (Registar no caderno de desenho ou caderno com linhas )

1. Quais dobraduras você sabe fazer? Que tipos de dobradura você já viu? Sabe o nome de algum tipo de dobradura tradicional japonesa?

2. Os Lambe-Lambes, colocados em postes ou paredes, para você são Arte ou não? Por quê? Você sabe o nome dessa modalidade artística?

3. O que você entende por arte do lambe-lambe?

4. Antes do computador e gráficas modernas, como os livros, cartazes e folhetos eram ilustrados? Ou seja, como eram feitas essas ilustrações?

5. O que você sabe sobre gravura? O que diferencia uma gravura de um outro tipo de desenho ou ilustração? 6. O que é animação? Que tipos de animação (vídeos animados ou desenhos animados) você conhece? Como eles são produzidos?

HISTÓRIA

Tema/Título da Atividade: Trabalho e formas de organização social e cultural.

1- Leia o resumo com muita atenção. (Parte 1)

A escravidão é um tipo de relação de trabalho que existia há muito tempo na história da humanidade. Já na Antiguidade, o código de Hamurabi, conjunto de leis escritas da civilização babilônica, apresentava itens discutindo a relação entre os escravos e seus senhores. Além dos babilônios, a escravidão também foi utilizada entre os egípcios, assírios, hebreus, gregos e romanos. Mesmo ocupando uma posição social desprivilegiada, os escravos tinham diferentes posições dentro da sociedade ateniense. Alguns escravos eram utilizados para formar as forças policiais da cidade de Atenas. Outros eram usualmente empregados em atividades artesanais e, por conta de suas habilidades técnicas, tinham uma posição social de destaque. Em certos casos, um escravo poderia ter uma fonte de renda própria e um dia poderia vir a comprar a sua própria liberdade. Em geral, os escravos que trabalhavam nos campos e nas minas tinham condições de vida piores se comparadas às dos escravos urbanos e domésticos. O Império Romano foi uma das sociedades antigas onde a utilização da mão-de-obra escrava teve sua mais significativa importância. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império. Assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade. No primeiro século as relações entre o escravo e o seu senhor começaram a sofrer algumas alterações impostas pelo governo romano. Uma das obrigações essenciais do senhor consistia em dar uma boa alimentação ao seu escravo e mantê-lo bem vestido. No século I, os senhores foram proibidos de castigar seus escravos até a morte e, caso o fizessem, poderiam ser julgados por assassinato. Além disso, um senhor poderia dar parte de suas terras a um escravo ou libertá-lo sem nenhuma prévia indenização. Essas medidas em favor dos escravos podem ser vistas como uma consequência imediata a uma rebelião de escravos, liderada por Espártaco, que aconteceu em Roma no ano 70 d. C.. Nos séculos posteriores, as invasões bárbaras e a redução dos postos militares fizeram com que o escravismo perdesse sua força dentro da sociedade romana. Com a ascensão da sociedade feudal, a escravidão perdeu sua predominância dando lugar para as relações servis.

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