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Tema/Título da Atividade | Sources of energy ( fontes de energia) |
ATIVIDADES PROPOSTAS |
Reflita sobre tipos de energiaAnote o vocabulário novo em seu cadernoObserve as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português). |
Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem.
Você deve se lembrar das aulas de Ciências e o tema tipos de energia.
Vamos relembrar aquilo que você já aprendeu:
Fontes de energia são matérias primas que diretamente ou indiretamente produzem energia para movimentar. As matérias-primas passam por transformação antes de gerar energia. O carvão, o petróleo, as águas do rio e oceanos, o vento e certos tipos de alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas.
As fontes de energia podem ser classificadas em dois grupos: energias renováveis e não renováveis.
As energias renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos. São exemplos de energia renovável:
Hidrelétrica: oriunda pela força da água dos rios;
Solar: obtida pelo calor e luz do sol;
Eólica: derivada da força dos ventos;
Geotérmica: provém do calor do interior da terra;
Biomassa: procedente de matérias orgânicas;
Mares e oceanos: natural das forças das ondas
As energias não renováveis são aquelas que, uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas, pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza. Apesar de serem encontradas na natureza em grandes quantidades, tem reservas finitas. São exemplos:
Combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural;
Energia nuclear: que necessita urânio e tório para ser produzida
Agora anote o vocabulário abaixo em seu caderno:
Chemical: química
Coal: carvão
Rock: pedra
Burn: queimar
Heat: aquecer
Below: abaixo
Source: fonte
Renewable: renovável
Non- renewable: não renovável
Can: poder
Can´t: não poder
Wind: vento
EDUCAÇÃO FÍSICA
Os esportes de invasão são modalidades em que “as equipes tentam ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo ad- versário para marcar pontos (gol, cesta, touchdown), ao mesmo tempo em que têm que proteger a própria meta. O Basquete:
O basquete, como é conhecido no Brasil, é um esporte criado em 1891 pelo pastor canadense presbiteriano e também professor de educação física da Associação Cristã de Moços, James Naismith. O nome em inglês, basketball, significa bola no cesto. É um dos esportes mais populares do mundo.
O jogo é disputado por duas equipes de cinco jogadores que tem por objetivo passar a bola por dentro do cesto disposto nas extremidades do campo. Os cestos ficam a uma altura de três metros e cinco centímetros. Os jogadores batem a bola contra o chão caminhando dentro do campo, podendo repassá-la a um jogador da equipe.
O primeiro jogo de Basquete ocorreu em 20 de janeiro de 1892, quando cada equipe, composta por nove jogadores, era assistida apenas por funcionários da ACM (Associação Cristã de Moços).
O basquete feminino se iniciou em 1892, com a adaptação das regras propostas pela professora de Educação Física, Senda Berenson.
No Brasil, a prática do Basquete iniciou em 1906, quando o esporte foi instituído na Escola Normal de São Paulo pelo professor Oscar Thompson.
O objetivo do jogo é colocar a bola no cesto da equipe adversária, marcando pontos. O jogo é iniciado com o lançamento da bola no ar. A duração é de quatro períodos de dez minutos, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período.
O basquete é um exercício que requer força nos ombros e coxas. É um bom exercício cardiovascular, o risco de lesões consiste na entorse de tornozelo e colisões com outros jogadores.
O gasto calórico em uma hora de jogo é de 600 calorias. Pode ser praticado ao ar livre, em praças, parques e escolas. É importante beber bastante líquido antes e durante o jogo.
Basquete
Basquete
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/basquete.htm O futebol:
O futebol é o esporte coletivo mais popular do planeta. Segundo dados da Federação Internacional de Futebol (Fifa), cerca de 270 milhões de pessoas atuam em atividades diretamente relacionadas ao esporte (seja como jogador, seja como árbitro) |1|. O futebol moderno surgiu na Inglaterra durante o século XIX, mas relatos históricos apontam que já existiam práticas esportivas parecidas.
Atualmente, grandes competições de futebol são organizadas todos os anos por diferentes entidades futebolísticas (nacionais, continentais ou internacionais). E o esporte popularizado entre as massas de trabalhadores pobres é um segmento bilionário que movimenta muito dinheiro e move interesses políticos mundo afora.
O futebol na História
Como vimos, o futebol moderno surgiu apenas no século XIX, mas sabe-se que milhares de anos atrás já eram praticados pela humanidade esportes com características semelhantes. O vestígio de prática similar ao futebol mais antigo do qual se tem conhecimento remonta à China de 3000 a.C.
Mas os registros históricos não remetem apenas aos chineses. Existem evidências de esportes semelhantes ao futebol sendo praticado por japoneses, egípcios, além de gregos e romanos antigos. Também há registros em diferentes povos mesoamericanos (da região da Mesoamérica, atual México e América Central).
Eduardo Galeano traz relatos de algo parecido com o futebol sendo praticado na Inglaterra durante a Idade Média. O jornalista uruguaio destaca que, no século XIV, o rei Eduardo II condenava essa prática esportiva. Outros reis ingleses como Eduardo III, Henrique IV e Henrique VI chegaram a proibir a prática do esporte |2|.
Alguns séculos depois, ainda na Inglaterra, surgiria o futebol moderno. Isso ocorreu a partir da junção de clubes que não aceitavam determinadas regras da prática do rugby e decidiram unir-se para criar outro esporte, no qual não se conduzisse a bola com as mãos. As regras deste novo esporte, o futebol, foram estabelecidas em 1846 pela Universidade de Cambridge.
As primeiras normas ainda estavam em um estágio extremamente embrionário e apresentavam algumas diferenças em relação ao futebol praticado atualmente. Galeano aponta que as regras estabelecidas inicialmente para o futebol “não limitavam o número de jogadores, nem a extensão do campo, nem a altura do arco, nem a duração das partidas” |3|.
Naturalmente, uma série de mudanças foram sendo realizadas ao longo do século XIX, como a introdução do goleiro e do árbitro, a criação do pênalti para as faltas cometidas dentro da área, além da utilização das mãos para a cobrança do lateral. O crescimento do esporte e sua disseminação pela Europa levaram ao surgimento da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que contava inicialmente com as seguintes nações: Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça.
Uma importante observação é que a Fifa considera como data oficial do surgimento do futebol o ano de 1863, quando foi fundada na Inglaterra The Football Association, a organização responsável pela gestão do futebol naquele país .
Futebol no Brasil
O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Por conta disso, Charles Miller é atualmente considerado o pai do esporte no Brasil.
Após a chegada ao país, o futebol rapidamente se popularizou na sociedade. Inicialmente, a adesão aconteceu de maneira elitizada, pois era restrito à aristocracia da sociedade brasileira. No entanto, com o crescimento urbano do país, o esporte popularizou-se entre as camadas populares, com a organização dos clubes de futebol.
Passados mais de cem anos da chegada do futebol, o Brasil transformou-se em uma grande potência no esporte. A seleção brasileira é detentora de cinco títulos mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), e os clubes brasileiros são donos de 10 títulos mundiais (entre Intercontinental e Mundial de Clubes) e 18 títulos sul-americanos (levando em consideração a Copa Libertadores da América).
Regras básicas
O futebol é um esporte cujo campo de grama apresenta 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, uma padronização da Fifa. Duas equipes compostas por 11 jogadores disputam uma partida em que o objetivo é marcar o máximo possível de gols. Jogadas violentas podem ser punidas com cartões amarelo (serve como advertência) e vermelho (expulsão do jogador), e somente o goleiro pode usar as mãos durante a partida. Faltas cometidas dentro da área são punidas com a marcação de pênalti (cobrança feita de uma marca que fica a 11 metros do gol).
As partidas duram 90 minutos (divididos em dois tempos de 45 minutos), e as pausas são repostas com acréscimos determinados pelo árbitro. Em disputas eliminatórias, comumente conhecidas como mata-mata, se o jogo estiver empatado é realizada a prorrogação, composta por 30 minutos (divididos em dois tempos de 15 minutos). Caso a disputa permaneça empatada, haverá cobrança de pênaltis para definição do vencedor.
Publicado por: Daniel Neves Silva
fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/futebol-2.htm Dada a revisaão e considerando as atividades anteriores,como desafio construa o seu proprio jogo de invasao, em moldes parecidos aos esportes apresentados e jogue coms eus amigos!!!!