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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO

INGLÊS

Recipe and kitchenware (receita e utensílio de cozinha)
ATIVIDADES PROPOSTAS
  Anote vocabulário novo em seu caderno. Observe as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português).

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem.

Na aula de hoje continuaremos aumentando nosso vocabulário referente à culinária.

Aqui estão as novas palavras que te ajudarão na compreensão dos exercícios. Copie- as em seu caderno:

Recipe: receita

Kitchenware: utensílio de cozinha

Cup: xícara

Glass: copo

Spoon: colher

Knife: faca

Stove: fogão

Bowl: tigela

Skillet: frigideira

Pan: panela

Ladle: concha

Sugar: açúcar

Flour: farinha

Butter: manteiga

Baking poder: fermento

Oil: óleo

Then: então, em seguida

Add: em seguida

Stir: mexer

Everything: tudo, todas as coisas

Bubbles: bolhas

Until: até

Warm: aquecer

Heat: aquecimento, calor

Before: antes

Put: colocar

Wait: esperar

Pop:estourar

Turn: virar

Let: deixar

Side: lado

Ready: pronto

Anything: qualquer coisa

As: como

Toppings: coberturas

Honey: mel

Jam: geléia

How many: Quantos

Need: precisar

Make: fazer

Dish: prato

With: com

Without: sem

Can: poder

              Century: século

Manioc: mandioca

Cabbage: repolho

Fried: frito

Crackling: pele crocante do porco

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema/Título da AtividadeDiversidade cultural e ginástica
  1. Introdução (10min)

Na atividade anterior relembramos os assuntos trabalhados no bimestre.  Nessa aula, reforçaremos os conteúdos desenvolvidos.

Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.

Bons estudos!

Para começar, reflita sobre as questões abaixo:

  • O que você lembra sobre Dança de Salão?
  • O que é Consciência Corporal?
  • Após a reflexão inicial, leia os textos abaixo para recordar alguns pontos sobre os assuntos tratados no bimestre. (45min)

Danças de Salão

Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal que são executadas em salões. São consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.

Algumas são dançadas predominantemente no mesmo lugar do salão (como o Forró), enquanto outras são dançadas com deslocamento pelo salão (como no Samba, no Bolero e no Tango). O deslocamento é chamado de ronda e ocorre circulando o salão no sentido anti-horário.

Outra característica é a condução que exige uma conexão entre o casal. Um dos dançarinos, com gestos e toques leves no parceiro de dança, indica a direção e os movimentos que serão realizados. Normalmente a condução é feita pelo homem que utiliza os braços, as mãos e outras partes do corpo para puxar, empurrar e levantar sua parceira.

            A dança de salão tem origem na corte do rei Luís XIV de França (1638-1715). É possível que, na época, os pares se abraçassem lateralmente, por conta dos soldados carregavam a espada no lado esquerdo. A dança de casal foi levada pelos colonizadores europeus para as diversas regiões das Américas, onde deu origem a muitas variedades à medida em que se mesclava às formas populares locais. Exemplo:

– tango, na Argentina;

– maxixe (que daria origem ao samba de gafieira), no Brasil;

– habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.

A dança de salão chegou no Brasil no século XIX e atualmente os gêneros mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, são:  forró universitário,  samba de gafieira,  zouk,  salsabolero e tango.

A dança de salão de competição é conhecida no mundo todo como “Dancesport”. Essas danças seguem passos restritos divididos em três níveis de categoria conforme o aprendizadoː bronze, prata e ouro.

Ginástica de Conscientização Corporal

Essa prática tem como principal objetivo utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves e diversificadas para que o praticante se sinta bem fisicamente e mentalmente. Se baseia em diferentes formas de como o corpo deve ser abordado e movimentado para que o praticante adquira consciência do próprio corpo (consciência corporal).

Consciência corporal é a capacidade de uma pessoa em conhecer o seu corpo, como ele funciona e quais são suas limitações e condições físicas. Quando somos capazes de conhecer e entender como o corpo funciona, reconhecer os sinais que emite, identificar as reações, economizamos energia ao realizarmos movimentos e evitamos lesões e dores.

 A consciência corporal só se adquire com execução de exercícios e movimentos, feito de maneira consciente, sempre priorizando a qualidade do movimento. Exemplos deste tipo de ginástica: meditação, ioga, pilates, tai chi chuan, massagem biodinâmica, dentre várias outras.

As ginásticas de conscientização corporal são práticas milenares que tiveram origem em países orientais. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na prevenção de doenças e na procura pelo bem estar. Elas começaram a se destacar no Brasil por volta da década de 1960 quando as atenções se voltaram para o Oriente e as pessoas começaram a se interessar pelas práticas de introspecção, de contato com a natureza, de suavidade, de não padronização dos movimentos e de respeito às individualidades.

Como benefícios importantes que são proporcionados por esta atividade estão a prevenção de doenças, a correção da postura e o bem-estar. Destaca-se ainda:

1. Reduz o peso e a gordura.

2. Melhora a força e o tônus muscular.

3. Aumenta a flexibilidade.

4. Fortalece ossos e articulações.

5. Diminui a pressão arterial.

6. Melhora o diabetes.

7. Diminui o colesterol.

8. Promove maior fluxo de sangue para o cérebro.

9. Libera endorfinas, o que aumenta a sensação de bem-estar.

10. Recupera a autoestima.

11. Reduz ansiedade e estresse.

12. Melhora o sono e a memória.

13. Dá mais energia e resistência.

14. Melhora o equilíbrio e a postura.

15. Previne doenças crônicas.

  • auxiliar no seu aprendizado. (35min)
  1. Assinale a alternativa que complete a frase corretamente:

“Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em ________ que são executadas em ________.”

  1. Trios / salões
  2. casal / salões
  3. sozinhos / ruas
  4. grupos / ruas
  • Assinale a alternativa verdadeira quanto a dança de salão:
  1. ão consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.
  2. São consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, mas não uma forma de atividade física.
  3. Não é considerada uma forma de entretenimento e de integração social, somente uma forma de atividade física.
  • O que é “ronda” na dança de salão?

R-

  • Onde a dança de salão teve origem?
  • Itália
  • Espanha
  • França
  • Alemanha
  • Qual o objetivo das ginásticas de conscientização corporal?

R-

  • Para que o praticante da ginástica de conscientização corporal se sinta bem fisicamente e mentalmente, é necessário que adquira:
  • Lesão corporal
  • Consciência corporal
  • Aversão corporal
  • Decomposição corporal
  • O que é consciência corporal?

R-

  • Complete a frase abaixo quanto a ginástica de conscientização corporal:

“Quando somos capazes de conhecer e entender como o corpo funciona, reconhecer os sinais que emite, identificar as reações, economizamos _____________ ao realizarmos movimentos e evitamos _____________________.”

  • Assinale todas alternativas que a ginástica de conscientização corporal auxilia:
  • prevenção de doenças, a correção da postura e o bem-estar.
  • Reduz o peso, a gordura, a pressão arterial e o colesterol.
  • Melhora a força a flexibilidade e resistência.
  • Piora diabetes, a autoestima e o estresse.
  • Dificulta a sensação de bem-estar, o sono e a memória.
  1. Por que a ginástica de conscientização corporal começou a ser praticada no Brasil nos anos 60?

R-

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