Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE E HISTÓRIA 6º ANO

ARTE

MOMENTO 1- RODA DA CONVERSA: RELEMBRANDO

Olá, alunos! No roteiro anterior conhecemos a vida circense.

MOMENTO 2 –  ELEMNTOS CÊNICOS

  • Figurinos
  • Adereços
  • Maquiagem / visagismo
  • Iluminação
  • Sonoplastia

FIGURINO 1

A palavra palhaço vem da palavra pagila, que quer dizer palha. Era o que ia dentro do colchão, e as roupas dos palhaços eram feitas com pano e revestimento dos colchões, um   tecido grosso e listrado e preenchidas nas partes mais salientes do corpo com palha.

                                                              FIGURINO 2  

Um outro artista de circo que usa figurinos diferenciados é o contorcionista, que maravilha pessoas com suas contorções e dobras de articulações de modo nunca visto. Isso requer muitos anos de práticas, e geralmente tem início na infância.

 Por conta das contorções precisa de roupas leves e flexíveis e, ao mesmo tempo, bonitas e instigantes para chamar a atenção do público.          

                                                              ADEREÇOS

O nariz do palhaço é um dos adereços, imprescindível na indumentária que compõe a personagem, o palhaço.

Esse adereço é conhecido como a menor máscara do mundo, e trata-se de um objeto redondo, quase sempre vermelho e feito de látex. Hoje me dia, existem muitos tipos de nariz de palhaço de diversos materiais diferentes. Sem ele, a indumentária do palhaço não está completa. Outros adereços : perucas, maletas, flores de plástico, chapéus, gravatas grandes e extravagantes.

                                                        ILUMINAÇÃO

O trapezista está sempre interligado ao trabalho do iluminador, pois em suas apresentações, para se ter atenção, joga-se um foco forte de luz nos artistas para gerar uma tensão maior no espetáculo.

PALHAÇO XIXI: ATRAÇÕES CIRCENSES - TRAPEZISTAS A cada movimento da trapezista, usa uma cor ou tipo de iluminação, que ajuda a criar o suspense, o drama, a aventura e o ápice de uma apresentação.

CENÁRIOMágicos (ou ilusionistas); são como atores, fazem uso de uma arte performática para entreter o público, dando a ele a ilusão de que aquilo que é impossível ou sobre natural pode acontecer. Na verdade, os números são ilusões realizadas com habilidades, técnica e treino. Há um mágico que usava cenários reais e cartões postais conhecidos: David Copperfield. Ele já fez estátua da liberdade desaparecer e depois reaparecer sobre o Grand Canyon, além de mágicas com a conhecida muralha da China.

MAQUIAGEM / VISAGISMO

Os atores circenses usam maquiagem, e muitas delas são diferenciadas para valorizar a personagem. Ás vezes, são exóticas e algumas deixam o profissional irreconhecível; aí entra a cena do visagismo.

Muitos aprendem a fazer sua própria maquiagem e também o cabelo, pois nem sempre tem a disposição maquiadores profissionais.

MOMENTO 3-   PERSONAGENS CIRCENSES  ( FOTOS )

MOMENTO 4- QUESTÕES DISSERTATIVAS ( Registrar no caderno de desenho ou no caderno com linhas)

  1. Você lembra quais são os elementos cênicos do circo ou do teatro?
  2. Além do nariz, quais outros adereços você lembra que o palhaço usa?

HISTÓRIA

– Análise de textos.

– O objetivo desta aula é analisar a dinâmica de trabalho entre senhores e servos no feudalismo.

I- Leia o resumo com muita atenção.

Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período. O feudo era formado geralmente pelo senhor feudal, por escravos e por camponeses, livres ou em condição de servidão. Havia ainda artesãos nos feudos, representando um número pequeno de pessoas, exercendo trabalhos agrícolas para sua subsistência.

nobreza era a classe mais alta do feudalismo, pois era quem controlava as grandes propriedades agrícolas. Era da nobreza que provinha os senhores feudais e os principais membros do clero. Entre os nobres, havia diferenciação social entre suseranos e vassalos, sendo os primeiros os que detinham mais poder em relação aos segundos. O poder se exercia durante o feudalismo através do controle de um maior número de terras e servos. Assim, um suserano entregava a um vassalo certa quantidade de terras e servos em troca de sua lealdade, principalmente durante as guerras, que eram constantes. Os servos eram os camponeses que constituíam a maior parte da população no feudalismo. Viviam presos a terra e eram obrigados a prestar pesados serviços e a pagar uma grande quantidade de tributos aos senhores feudais, sendo essa forma de exploração do trabalho a base da riqueza feudal. Havia ainda, em menor número, escravos e também os vilões, antigos proprietários livres que estavam ligados a um senhor, mas que também eram obrigados a prestar serviços e a pagar tributos. Apesar de haver um estatuto social distinto do clero, eles não se distinguiam muito dos senhores feudais, a não ser pelo controle religioso do catolicismo cristão que essa camada da nobreza detinha. As igrejas e abadias eram detentoras de um grande número de terras e servos, realizando uma forma de exploração do trabalho camponês que em nada se diferenciava dos demais senhores feudais. O cristianismo, como principal sistema ideológico do período, era também uma das principais características do feudalismo. Foi o cristianismo católico controlado pela Igreja que moldou os comportamentos, a cultura e os ideais do homem medieval. Por isso, a Igreja transformou-se na principal instituição do feudalismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: