MATEMÁTICA
Tema/Título da Atividade | Geometria / Condição de existência dos triângulos quanto às medidas dos lados. |
Metodologia/ Estratégias | Ler a explicação contida no roteiro.Escrever no caderno o que se pede no final do roteiro.Acessar o formulário com as questões, será disponibilizado no Facebook e Blog da escola.Realizar as questões do formulário e enviar. |
Canais de Comunicação: | E-mail: angelaprodrigues@prof.educacao.sp.gov.br Classroom – código do 8.º A: gbhp3ho (https://classroom.google.com/c/MTI1MDQ3NjQwMTY5?cjc=gbhp3ho), código do 8.º B: ixi5iwj (https://classroom.google.com/c/MTI1MTczNzk5MDIx?cjc=ixi5iwj) Atendimento pelo chat do CMSP (8.º A: segunda-feira das 8h às 9h45; 8.º B: terça-feira das 8h às 9h45) |
Olá pessoal. Nas atividades a seguir repare que resolvemos algumas atividades juntos e algumas atividades são deixadas para você completar.
Nesta aula retomaremos alguns assuntos trabalhados nos últimos roteiros do 3.º bimestre.
Quaisquer três segmentos de reta formam um triângulo?
O que é ângulo interno do triângulo?
Qual a somo dos ângulos internos do triângulo?
Primeiramente, não se esqueça de assistir as aulas do CMSP, pelo aplicativo, ou pelo canal TV Educação, ou pelo Facebook, ou pelo Youtube!!!
Vamos falar sobre de triângulos.
No roteiro passado deixamos algumas questões e uma atividade para você:
Que figura você pode construir com três canudos?
Quaisquer três comprimentos de canudos formam um triângulo?
Corte um canudo em três pedaços, com comprimentos de 3 cm, 6 cm e 11 cm, respectivamente.
• Monte um triângulo com esses pedaços.
• O que você pode perceber?
Visite o link: https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/
Esperamos que você tenha respondido que uma figura construída com 3 canudos é um TRIÂNGULO.
E que também tenha respondido que nem todos três canudos com quaisquer comprimentos formam um triângulo.
Se você não respondeu isso, certamente fazendo a atividade dos canudos com comprimentos 3 cm, 6 cm e 11 cm você percebeu que nem sempre é possível formar um triângulo com três canudos.
Não é possível montar um triângulo com os lados medindo 3 cm, 6 cm e 11 cm, pois o pedaço de 11 cm é muito grande para encaixar na abertura entre os lados de 3 cm e 6 cm.
Existe, então uma:
Condição de existência de um triângulo:
Dados três segmentos de reta com medidas a, b e c, estes três segmentos de reta formarão um triângulo se, e somente se, forem satisfeitas as três sentenças a seguir:

Ou seja, um triângulo poderá ser formado com os três segmentos se, e somente se, a medida de cada um dos lados for menor do que a soma das medidas dos outros dois lados.
Utilizando a condição de existência acima, justifique porque na atividade do roteiro passado você não conseguiu formar um triângulo com as medidas 3 cm, 6 cm e 11 cm.
Vamos resolver juntos as situações a seguir:
Atividade 1 – Bruno está tentando montar um triângulo com pedaços de canudo medindo 4 cm, 6 cm e 7 cm. Renata acha que ele não vai conseguir, mas Mariana acredita que ele vai montar o triângulo. Qual das duas tem razão? Por quê?
Resposta: Observe que 7 < 4+6; 4 < 6+7; e 6 < 4+7
Assim, Mariana estava certa, pois pela condição de existência de triângulos, cada um dos lados deverá ter medida menor do que a soma das medidas dos outros dois lados.
Atividade 2 – Bia tem 4 palitos de medidas 4 cm, 9 cm, 15 cm e 20 cm. Sua tarefa é construir um triângulo utilizando três desses palitos. É possível Bia construir um triângulo usando os palitos de 4 cm, 9 cm e 15 cm? Por quê?
Resposta: Não, pois 15 é maior que 4 + 9 e pela condição de existência do triângulo, cada um dos lados deve ter medida menor que a soma das medidas dos outros dois lados.
Agora faça você: Ajude Bia a escolher três palitos que lhe permitam realizar sua tarefa. Registre como pensou para fazer a escolha.
Nas situações acima você pode usar o quadro com pregos e elásticos online para fazer as verificações
https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/
Agora, vamos falar de ÂNGULOS INTERNOS do triângulo.
Ângulos internos no triângulo são os ângulos que ficam no interior do triângulo.
Em um roteiro do terceiro bimestre fizemos a seguinte atividade:
Em qualquer triângulo, a soma de seus ângulos internos mede 180°.
Faça a seguinte experiência para verificar isso:
– Pegue uma folha de papel e desenhe um triângulo qualquer com uma régua.
– Pinte os três ângulos, dos dois lados, com cores diferentes.
– A partir de um dos vértices do triângulo, faça uma dobradura, de modo que este vértice seja levado ao lado oposto em que ele se encontra no triângulo. Note que esta dobradura deverá marcar o triângulo com um segmento de reta paralelo ao lado para o qual o vértice será levado.

Você encontra esta experiência explicada no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pvYe9Ejg3rA
Se você não tinha feito a atividade, é um bom momento fazer agora.
Faça você a atividade a seguir:Atividade 3 – Os triângulos a seguir estão com as medidas dos seus três ângulos internos informados. Que tipo de relação podemos estabelecer entre as medidas dos ângulos internos de cada triângulo?

Vamos fazer juntos as atividades a seguir:
Atividade 4 – Observe o triângulo a seguir e encontre o valor de x.

Resposta: A soma dos ângulos internos é 180°, então para encontrar o valor de x basta fazermos 180° – 90° – 30° = 60°.
Atividade 5 – O triângulo ABC é isóscele de base AC. As medidas dos ângulos da base marcados com x são desconhecidas. Escreva como você explicaria a um colega como determinar a medida desses ângulos.

Resposta: Primeiramente vamos lembrar que um triângulo isóscele possui dois lados e dois ângulos iguais, por isso temos dois ângulos de mesma medida x no triângulo acima. A soma dos ângulos do triângulo ABC é igual a 180°. Um dos ângulos tem medida igual a 40°.
180° – 40° = 140°.
Os dois ângulos identificados por x têm a mesma medida.
140° dividido por 2 é igual a 70°.
Logo, a medida de x é igual a 70°.
Anote em seu caderno quais as duas propriedade importantes sobre triângulo vistas neste roteiro. Qual você gostou mais?
Durante o roteiro foram deixadas quatro atividades para você resolver. São elas:
Utilizando a condição de existência acima, justifique porque na atividade do roteiro passado você não conseguiu formar um triângulo com as medidas 3 cm, 6 cm e 11 cm.
Agora faça você: Ajude Bia a escolher três palitos que lhe permitam realizar sua tarefa. Registre como pensou para fazer a escolha. (Atividade 2, olhe acima para ver quais são as medidas de palito de Bia)
Faça você a atividade a seguir: (Atividade 3, olhe acima para ver qual é a atividade)
Anote em seu caderno quais as duas propriedade importantes sobre triângulo vistas neste roteiro. Qual você gostou mais?
Resolva-as no seu caderno!!!Você pode tirar dúvidas pelo aplicativo CMSP, em turmas. Ou utilizando a sala do Classroom. Ou ainda por e-mail
CIÊNCIAS
Tema/Título da Atividade | Terra e Universo/ Os movimentos da Terra e sua inclinação. |
1º Você lembra quais são os principais movimentos do nosso Planeta? E como são definidas as estações do ano?
2º Momento:
TEXTO: MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO E AS ESTAÇÕES DO ANO
Rotação
É o movimento que o planeta faz em torno do seu próprio eixo, ou seja, uma volta em torno de si. Ele ocorre no sentido anti-horário, o que possibilita que o Sol seja visto primeiramente no Hemisfério Leste. Daí a expressão popular sobre o Japão, “a terra do Sol nascente”.
Cada movimento de rotação dura, em média, 23 h e 56 min, ou 24 h (dia solar). Além disso, a rotação do planeta é responsável pela existência de dias e noites, pela elevação do nível do mar no litoral leste em comparação com o litoral oeste, e também pelo desvio para oeste das correntes marítimas e da circulação do ar atmosférico.
Translação
O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios.
Como sabemos a Terra está em constante movimento e a translação é um dos principais movimentos do nosso planeta. Eles são primordiais para que os ciclos de vida nela funcionem perfeitamente, como o ciclo hidrológico.
Todo planeta no Sistema Solar tem seus movimentos de acordo com a distância que possuem em relação ao Sol. Eles influenciam dinâmicas climáticas, alterações de marés, estações do ano, consequências de dias e noites, e outras inúmeras atividades ligadas à vida na Terra.
Características do movimento de translação
O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto.

Efeitos do movimento de translação
Assim como a rotação traz os dias e as noites e a elevação do nível do mar, comparando-se litorais do Hemisfério Leste com os do Hemisfério Oeste, a translação também gera algumas consequências, como a definição das estações do ano e fenômenos como solstícios e equinócios.
Estações do ano
As estações do ano ocorrem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de rotação (giro em torno de seu próprio eixo) do planeta possibilita a existência do dia e da noite.
A Terra também realiza o movimento de translação (giro em torno do Sol) e, em virtude da sua inclinação em relação ao seu plano orbital, a incidência solar é diferente nos hemisférios. A translação é, portanto, o movimento responsável pela existência das estações do ano, visto que estas são definidas pela posição do hemisfério em relação ao Sol.
Por isso, as estações não ocorrem, ao longo do ano, de maneira igual nos dois hemisférios. As estações do ano — primavera, outono, inverno e verão — variam de acordo com a posição orbital do planeta em relação ao Sol. Elas ocorrem graças ao movimento que a Terra faz em torno dessa estrela.