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Roteiro de estudos intensivos e revisão História e Arte 9º ano

História

Tema/Título da AtividadeDitadura militar no Brasil
ATIVIDADES PROPOSTAS-
1º Momento: Analisar a manchete
2º Momento: Apresente o texto, imagens, tabelas…
3º Momento: Podem ser as questões objetivas ou de reflexão e etc.

Consequências do regime militar no Brasil

ditadura civil-militar no Brasil foi marcada pela extrema violência com a qual foram combatidos os opositores do regime. Prisões arbitrárias, torturas, estupros e assassinatos foram realizados pelas forças militares e policiais no país. Desde o primeiro momento, direitos políticos foram cassados, instaurando ainda uma rígida censura aos diversos meios de comunicação e à expressão literária e artística da população.

Atos Institucionais

Por meio dos Atos Institucionais, os cinco presidentes efetivos do período – Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e João Figueiredo – governaram em muitos momentos sem o aval do Congresso Nacional. E mesmo quando este funcionou, era dominado pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), o partido que apoiava o regime, apesar de haver um partido de oposição, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Economia do Brasil na ditadura civil-militar

Economicamente, o Brasil conheceu um intenso crescimento econômico, industrial e agrícola, principalmente em decorrência da grande soma de investimentos realizados pelo Estado e empresas estrangeiras, o que ficou conhecido como milagre econômico brasileiro. Todavia, houve também grande repressão aos movimentos de trabalhadores, o que manteve baixos os salários, pois as possibilidades de reivindicação eram mínimas. Além disso, esse crescimento não resultou em uma distribuição de renda; pelo contrário, durante a ditadura militar a concentração de renda nas mãos dos mais ricos cresceu no país.

Processo de retomada da Democracia

A partir de 1974 foi iniciado um processo de “abertura lenta e gradual” que pretendia restaurar as liberdades políticas da democracia representativa. Em 1979, foi decretada uma anistia aos presos políticos e aos exilados, permitindo ainda a formação de novos partidos políticos. Em 1978, intensas greves ocorreram na região do ABC paulista, o que contribuiu muito para o enfraquecimento do regime.

O esgotamento final do regime militar aconteceu, principalmente, em decorrência da realização de inúmeras manifestações de massas nas principais cidades brasileiras pedindo a realização de eleições diretas para presidente da República. Realizadas por milhões de pessoas, essas manifestações ficaram conhecidas por Diretas Já.

Apesar da manifestação do interesse popular, os militares não realizaram uma eleição direta. Em 1984, Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil pelo Colégio Eleitoral. Entretanto, sua morte pouco antes da posse levou ao governo José Sarney, o primeiro presidente civil do Brasil após 21 anos de ditadura civil-militar.

Atividades:

  1. Em que ano aconteceu o golpe militar .
  2. Como ficou a economia no Brasil nesse período .
  3. O que foi Ato Instrucional.
  4. Como foi o processo de retomada da democracia.
  5. Quem apoiou o golpe .

Arte

MOMENTO 1- RODA DA CONVERSA: RELEMBRANDO

Olá, alunos! No roteiro anterior, vimos funções do teatro.

                                       MOMENTO 2 -VIDA CIRCENSE

A vida dos artistas de circo é de muito trabalho, como eles mesmos dizem. Além das apresentações, ensaiam, treinam atos, números e cenas. Dependendo do tamanho da companhia, o número de tarefas aumenta ainda mais. Nas companhias   mais   estruturadas, os artistas têm melhor infraestrutura e podem, dessa maneira, apenas cuidar de seus afazeres artísticos.

Em companhia menores, no entanto, os artistas com as funções administrativas, de limpeza, de divulgação, de organização e de transporte.

As companhias, que crianças em seus elencos, as matriculam nas escolas ondem fazem temporadas ou contratam professores para acompanhar a trupe e cuidar da educação formal delas.

DIVULGAÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL

Aqui no Brasil, a variedade mais aclamada do circo, antes da popularização da televisão, a partir da década de 1970, foi o circo – teatro.

Circos pequenos com poucos aparelhos (cama elástica, trapézios) e poucos acrobatas, sem animais, ou os chamados “circos-de-lona-rasgada” passavam, então, pelos bairros da periferia, sendo a única alternativa de entretenimento ás camadas populares, depois do rádio, com suas radionovelas.

Seguindo a dinâmica de levar entretenimento familiar, o circo alia-se ao rádio, copiando capítulos ou resumos finais das radionovelas, além de utilizar-se de radialistas amigos que anunciavam em seus programas, a preços módicos ou gratuitamente, o espetáculo circense.   Os circos que tinham maiores recursos contratavam cantores populares para realizar números musicais entre as atrações, que incluíam números de ilusionismo, malabares e clown. Também era comum no circo- teatro a figura do “ator-cabide”, atores itinerantes que eram contratados especificamente para realizar as apresentações das peças que eram encenadas, simplesmente pelo fato de possuírem vasto guarda-roupa de figurinos, sendo assim versátil sua participação em vários papéis.   Essa modalidade circense foi desaparecendo com a popularização da televisão passando está a ser a nova principal forma de entretenimento familiar. Na década de 1990, praticamente não existia mais circo- teatros em atividade no Brasil.

OS PROCESSOS COLETIVOS E/ OU COLABORATIVOS

 Visam a amplitude do desenvolvimento técnico e artístico dos envolvidos, nos quais todos os agentes do processo, do cinotécnico ao ator, são responsáveis pela criação e pela execução das cenas, contribuem e participam de forma subjetiva durante toda a criação da obra, de maneira que, no produto final, se possam reconhecer traços da identidade artística e pessoal de cada um. Não existe uma hierarquia rígida. 

PROCESSO DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO ARTÍSTICA

  1. Pesquisar um texto
  2. Adaptar o texto para um teatro
  3. Construção de acordo com texto
  4. Ensaio
  5. Divulgação da peça
  6. Apresentação

MOMENTO 3 – APRECIAÇÃO / VÍDEO: PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL/ Ensaio: Cidade morena da vaquinha Mococa / youtube

MOMENTO 4- QUESTÕES DISSSERTATIVA (Registrar no caderno de desenho ou caderno com linhas)

  1. Como era feita a divulgação das peças teatrais antigamente?
  2. Se você fosse criar uma peça teatral, que tipo de texto gostaria de interpretar no teatro?
  3.  Desafio 1: Imaginado que você é o criador de uma peça teatral, faça um cartaz para sua divulgação!
  4. Desafio 2: Em processo colaborativo com as pessoas q estão próximas a você, crie um texto teatral e interprete esse texto?
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