Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de estudos intensivos e revisão História e Arte 7º ano

História

Tema/Título da Atividade: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.

Metodologia/Atividades a serem desenvolvidas:

– Análise de textos;

– Responder questões relacionadas ao tema.

Texto 1

A Conquista da América

A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela Espanha em sua história. A chegada da expedição de Cristóvão Colombo na América, em 1492, iniciou um processo que levou ao domínio dos povos indígenas e foi o auge de um longo processo de exploração do Atlântico durante todo o século XV. O objetivo inicial de Colombo era alcançar a Ásia – chamada de “Índias” –, entretanto, a expedição de Colombo resultou na chegada dos europeus ao continente americano e iniciou o processo de ocupação e colonização. A conquista da América espanhola ocorreu, principalmente, por meio da violência, o que foi bastante ressaltado em relatos da época. Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos. Com a chegada dos espanhóis em 1492, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, conhecidos também como os reis católicos, fizeram uso da sua influência – conquistada após anos de lutas contra os muçulmanos da Península Ibérica – com a Igreja Católica e, assim, surgiu o Tratado de Tordesilhas, de 1494. O aval da Igreja Católica durante o século XV era extremamente importante porque as decisões decretadas pelo Papa estavam acima das decisões dos reis. O Tratado estipulou uma linha imaginária sobre a América. Assim, as terras descobertas a oeste da linha foram nomeadas como posse da Espanha e as terras descobertas a leste foram nomeadas como posse de Portugal. Nas terras que foram consideradas espanholas pela Igreja, estavam duas grandes civilizações: astecas e incas. Essas civilizações eram conhecidas pelo avançado estilo de vida, possuindo um largo conhecimento sobre inúmeros assuntos, além de possuírem grandes construções e formarem sociedades extremamente complexas e organizadas.

Os espanhóis haviam passado séculos lutando contra os muçulmanos na Península Ibérica em um processo chamado de Reconquista. Assim, viram nas expedições à América uma nova reconquista, uma vez que os povos nativos não eram cristãos.

Sobre a conquista da América, é importante considerar que quase não havia financiamentos da Coroa para as expedições, que, em geral, eram financiadas por banqueiros interessados no retorno financeiro dessas expedições caso fossem encontrados metais preciosos.

Entretanto, era necessária uma autorização da Coroa para que uma expedição fosse realizada. Hoje, sabe-se que inúmeras expedições foram realizadas de maneira clandestina. Toda expedição autorizada pela Coroa tinha como obrigação o pagamento do quinto de imposto (a cobrança de 1/5 ou 20%) de todas as riquezas obtidas.

1-O Tratado de Tordesilhas estipulou uma linha imaginária sobre a América:

A (   ) As terras descobertas a oeste da linha foram nomeadas como posse da Espanha.

B (   ) As terras descobertas a leste foram nomeadas como posse de Portugal.

C (   ) Surgiu em 1494 com o Aval da Igreja Católica.

D (   ) Todas as alternativas estão corretas.

2- A chegada da expedição de Cristóvão Colombo na América, em 1492, iniciou um processo:

A (   ) Que levou ao domínio dos povos indígenas.

B (   ) De exploração do Atlântico durante todo o século XV.

C (   ) De ocupação e colonização no continente americano.

D (   ) Todas as alternativas estão corretas.

3- Nas terras que foram consideradas espanholas pela Igreja, estavam duas grandes civilizações: 

A (   ) Astecas e Maias.

B (   ) Maias e Incas.

C (   ) Astecas e Incas.

D (   ) Astecas e Europeus.

Texto 2

“Os escravos são as mãos, e os pés do senhor do engenho”: é com esta metáfora que o jesuíta italiano André João Antonil descreve a função exercida pelo regime escravista no sistema de produção açucareira do Brasil colonial; uma função fundamental, pois, na opinião do religioso, sem os escravos “não é possível fazer, conservar, e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente (funcionando)”.

“Assim os escravos, como as escravas se ocupam no corte da cana; porém comumente os escravos cortam, e as escravas amarram os feixes. Consta o feixe de (12) doze canas: e tem por obrigação cada escravo cortar em um dia, sete mãos de (10) dez feixes por cada dedo, que são trezentos, e cinquenta feixes; e a escrava há de amarrar outros tantos com os olhos da mesma cana: e se lhes sobejar (sobrar) tempo, será para o gastarem livremente no que quiserem.”

1-“Os escravos são as mãos, e os pés do senhor do engenho”.

A (   ) É com esta metáfora que o jesuíta ITALIANO descreve a função exercida pelo regime escravista no sistema de produção açucareira do Brasil colonial.

B (   ) É com esta metáfora que o jesuíta ESPANHOL descreve a função exercida pelo regime escravista no sistema de produção açucareira do Brasil colonial.

C (   ) É com esta metáfora que o jesuíta ALEMÃO descreve a função exercida pelo regime escravista no sistema de produção açucareira do Brasil colonial.

D (   ) É com esta metáfora que o jesuíta GREGO descreve a função exercida pelo regime escravista no sistema de produção açucareira do Brasil colonial.

2- O texto acima trata da:

A (   ) Exploração do trabalho humano.

B (   ) Produção açucareira na América.

C (   ) Desvalorização dos cortadores de cana.

D (   )Todas as alternativas estão corretas.

Arte

Bom dia alunos hoje preparei algumas questões sobre os conteúdos aprendidos durante o bimestre. Responda e registre tudo no seu caderno.

01-      O que são os dramaturgos? 

a)        São um dos elementos fundamentais da linguagem teatral

b).      Corresponde ao local ou locais em que decorrem os fatos

c)         São as pessoas que envolvem a história

d)        São aqueles que escrevem os textos para serem encenados por atores

02-      Quais são os elementos da Linguagem Teatral?

a)        Roupas de gala, luzes, arena, adereços e objetos de palco 

b)        Leitura, interpretação, improviso, marcação e dinâmica

c)         Tempo, espaço, Personagens, plateia, cenário, figurino, iluminação e sonoplastia

d)        Tragédia, comédia, mascaras, perucas e disfarces 

03-      O que é Sonoplastia?

a)        O uso de sons, seja uma música, um ruído, as falas, dentre outros

b)        O conjunto de elementos que transformam o som

c).       Seria o espaço físico que se desenvolvem os fatos

d)        Captação, gravação, composição e masterização 

04-      O que são as personagens?

a)        São as vestimentas utilizadas

b)        São as pessoas que envolvem a história

c)         O público que assiste à peça

d)        Conjunto de elementos que transformam o espaço

05-         Onde nasceu o teatro de sombras?

A)           Japão

B)           China

C)           Oriente médio 

D)           Europa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: