História
Tema/Título da Atividade: Lógicas de organização política.
Metodologia/Atividades a serem desenvolvidas:
– Análise de textos.
– Responder questões relacionadas ao tema.
A- Leia os resumos com muita atenção e responda as questões:
Texto 1
Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”. Neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.
1-Segundo o resumo, a língua falada em Roma é:
A ( ) Latim.
B ( ) Francês.
C ( ) Inglês.
D ( ) Português.
2-Roma construiu um dos maiores_______________ da História:
A ( ) Prédios.
B ( ) Templos.
C ( ) Impérios.
D ( ) Estádios.
Texto 2
Código de Gortina- “Uma extensa inscrição em pedra do século V (5) A.C.(Antes de Cristo) registrando várias leis civis da cidade de Gortina, em Creta. A inscrição está escrita em doze colunas no dialeto dórico de Creta, as letras são arcaicas e as linhas correm de um lado para outro (da direita para a esquerda e depois da esquerda para a direita). Nele estão registradas leis promulgadas desde o século VI (6) sobre propriedade, herança, escravos, adoção, estupro, adultério, divórcio, filhos de mulheres solteiras e divorciadas, casamento de ou entre certos indivíduos e muitos outros.”.
-Artigos do Código de Gortina- “Quem pretender intentar ação em relação a um homem livre ou escravo, não tomará medidas por confisco antes do julgamento; mas, se ele o ameaçar que o juiz lhe dê multa de dez para o livre, cinco para o escravo, e liberte-o dentro de três dias. Se um escravo for a uma mulher livre e se casar com ela, os filhos ficarão livres. Se uma mulher livre for a um escravo, as crianças serão escravas.”.
1-Código de Gortina é:
A ( ) Uma extensa inscrição em pedra do século V(5) A.C (antes de Cristo).
B ( ) Registros de várias leis civis da cidade de Gortina, em Creta.
C ( ) A inscrição que está escrita em doze colunas no dialeto dórico de Creta.
D ( ) Todas as alternativas estão corretas.
2-O Código de Gortina foi produzido:
A ( ) No século III (3) Antes de Cristo.
B ( ) No século IV (4) Antes de Cristo.
C ( ) No século V (5) Antes de Cristo.
D ( ) No século XX (20) Depois de Cristo.
3-O Código de Gortina não era igualitário (igual em direitos e oportunidades), isto quer dizer que:
A ( ) Poucas pessoas, na Grécia clássica, tinham a cidadania garantida.
B ( ) A maior parte da população, como mulheres, escravos e estrangeiros, não eram considerados cidadãos,
C ( ) A maior parte da população era excluída das decisões políticas das cidades.
D ( )Todas as alternativas estão corretas.
Arte
MOMENTO 1- RODA DA CONVERSA: RELEMBRANDO
Olá, alunos! No roteiro anterior, vimos elementos do teatro: Personagens, adereços, figurinos, cenário, iluminação, sonoplastia, maquiagem e visagismo.
MOMENTO 2- CIRCO – TEATRO
O termo circo – teatro se refere a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao final de espetáculos circenses, em meados do século XX Brasil.
Eram encenadas comédias, dramas e adaptações de temas diversos. Benjamin De Oliveira foi um grande precursor dessa prática que foi, durante muito tempo, a forma de levar o teatro a todo o País. Ele foi perdendo espaço e força até os anos da década de 60, do século XX, quando praticamente desapareceu.
Hoje em dia, há grupos que aliam aos espetáculos teatrais as técnicas circenses. Podemos citar as companhias de circo- teatro La Minima, Grupo de teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia.Nau de Ícaros.

CIRCOS PELO MUNDO
Os melhores circo do mundo ainda mantêm a magia do circo antigo com uma mistura de diversos tipos de arte, tecnologia e inovação.
Cirque du Soleil : um circo canadense
Les 7 doigts de la main : Circo canadense
Flying Fruit Fly Circus : é uma escola de circo na Austrália.
Les Colporteurs :Companhia francesa.
New Shanghai Circus: Grupo acrobático faz shows inspirados nas tradições milenares chinesas.
Swamp Circus: Companhia Inglesa de circo contemporâneo.

VIDA CIRCENSE
A vida dos artistas de circo é de muito trabalho, como eles mesmos dizem. Além das apresentações, ensaiam, treinam atos, números e cenas. Dependendo do tamanho da companhia, o número de tarefas aumenta ainda mais. Nas companhias mais estruturadas, os artistas têm melhor infraestrutura e podem, dessa maneira, apenas cuidar de seus afazeres artísticos.
Em companhia menores, no entanto, os artistas com as funções administrativas, de limpeza, de divulgação, de organização e de transporte.
As companhias, que crianças em seus elencos, as matriculam nas escolas ondem fazem temporadas ou contratam professores para acompanhar a trupe e cuidar da educação formal delas.

DIVULGAÇÃO DO CIRCO
O Brasil sempre foi criativo em propagandas.
A divulgação do circo ficava por conta dos próprios artista, que saiam ás ruas fazendo estripulias, colocando cartazes e anunciando o circo.
Em um período em que não existia a internet, o jornal era grande veículo de comunicação, e o circo usava muito este meio para divulgar os espetáculos.

DOUTORES DA ALEGRIA
É um grupo que foi fundado em 1991 com propósito de interagir na sociedade propondo a arte para as crianças, adolescentes e outros públicos sem situação de vulnerabilidade e risco social, dando ênfase a hospitais públicos levando a ate do palhaço como tema central.
Eles possuem também uma escola de formação, a Escola Doutores da alegria, que está aberta para o público em geral ou artísticas. Entre suas iniciativas, também existe o programa de formação de palhaço para jovens, que oferece a eles, que estão em situação da vulnerabilidade social, uma iniciação na carreira artística.

MOMENTO 3 – APRECIAÇÃO / CENA DO FILME: Patch Adams e seu amor que contagia
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-12262/trailer-19540267/


MOMENTO 4 – QUESTÕES DISSERTATIVA (Caderno de desenho ou caderno com linhas)
- O que é circo – teatro?
- Como você imagina que é a vida dentro do circo? Ela é muito diferente de quem não é do circo? Por que?
- Quando um circo chega em uma cidade ou região, como as pessoas ficam sabendo?
- Desafio: Use sua imaginação e a sua criatividade e faça um cartaz de propaganda da chegada do espetáculo do circo na sua cidade?