Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de estudos intensivos e revisão Matemática e Ciências 9º ano

Matemática

Canais de Comunicação:Professora Angela, 9.º C; Professora: Alexandra Pineli Bueno , 9ºA e 9ºB. E-mail: angelaprodrigues@prof.educacao.sp.gov.br; alexandrapineli@prof.educacao.sp.gov.br Classroom – código do 9.º C: mwryszf (https://classroom.google.com/c/ODQ5NTk3NjEyNjla?cjc=mwryszf) Atendimento pelo chat do CMSP (9.º C: quarta-feira das 8h às 9h45)
Tema/Título da AtividadeGeometria/Relações métricas no triângulo retângulo. Teorema de Pitágoras: verificações experimentais e demonstração.
Metodologia/ EstratégiasLer a explicação contida no roteiro.Escrever no caderno o que se pede no final do roteiro.Acessar o formulário com as questões, será disponibilizado no Facebook e Blog da escola.Realizar as questões do formulário e enviar.
ATIVIDADES PROPOSTAS
Olá pessoal. Nas atividades a seguir repare que resolvemos algumas atividades juntos e algumas atividades são deixadas para você completar. Nesta aula retomaremos alguns assuntos trabalhados ao longo do 3.º bimestre. O que é o Teorema de Pitágoras? E o como calcular porcentagem?

Primeiramente, não se esqueçam de assistir às aulas do CMSP, pelo aplicativo, ou pelo canal TV Educação, ou pelo Facebook, ou pelo Youtube!!!

Vocês podem acessar às aulas de Matemática do Centro de Mídias por meio do canal do 9.º ano. É só clicar no link! https://www.youtube.com/watch?v=MPbn0vjQm5o&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6

Você se lembra do que é um triângulo retângulo?

Um triângulo retângulo é um triângulo em que um dos ângulos é reto, ou seja, um dos ângulos é de 90°.

É comum no lugar do ângulo de 90° indicarmos ele com um quadrado, geralmente com um ponto dentro do quadrado.

Nós já vimos este assunto neste bimestre.

Olhando para a sua casa, onde você consegue encontrar o ângulo de 90°?

O Teorema de Pitágoras só pode ser aplicado a este tipo de triângulo e diz:

Observe a verificação geométrica do Teorema de Pitágoras:

Podemos enunciar o Teorema de Pitágoras também da seguinte forma:

Em qualquer triângulo retângulo, a área do quadrado cujo lado é a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados que têm como lados cada um dos catetos.

Trouxemos uma atividade no formulário sobre os “puxadores de corda”. Eles utilizavam três números que os possibilitavam construir um ângulo reto. Vamos recordar o texto da atividade:

Sabe-se que o triângulo retângulo já era conhecido dos povos antigos. Segundo o historiador grego Heródoto, os egípcios foram exímios agrimensores. Agrimensores: medidores de terra. Ano após ano o Nilo transbordava do seu leito natural, espalhando um rico limo sobre os campos ribeirinhos, o que constituía uma bênção, a base da existência do país dos faraós, que na época se circunscrevia a uma estreita faixa de terra às margens do rio divino e vivificador. O lodo trazido pelo Nilo era veículo de fertilidade e opulência – mas também de confusão e incerteza, porque a inundação fazia desaparecer os marcos de delimitação entre os campos. Tão logo a água retrocedia, vinham então os “puxadores de corda” ou “harpedonaptas”, para demarcarem novamente os limites. Estes agrimensores baseavam toda sua arte especialmente num único conhecimento – a de que o triângulo de lados 3, 4 e 5 era retângulo. Harpedonaptas: palavra de origem grega, que significa “puxadores de corda” ou “estiradores de corda”, atribuída aos agrimensores egípcios. Eles eram assim denominados pelo fato de utilizarem cordas com nós espaçados igualmente e, com elas, construírem triângulos retângulos. (KARLSON, Paul. A magia dos números. Rio de Janeiro: Globo, 1961,p. 83).

Pegue um barbante em sua casa e faça como os “puxadores de corda”.

Justifique em seu caderno porque o triângulo de lados 3, 4 e 5 é um triângulo retângulo. (Dica: basta verificar que o teorema de Pitágoras se verifica).

Ciências

Tema/Título da AtividadeVida e Evolução/ Lamarckismo
ATIVIDADES PROPOSTAS
1º Hoje vamos entender um pouco mais sobre a evolução dos seres vivos. Você sabe quais foram as principais idéias que surgiram ao longo do tempo para que tivéssemos uma teoria da evolução? 

2º Momento:

TEXTO: Lamarckismo

O Lamarckismo ou lamarquismo corresponde às idéias desenvolvidas pelo naturalista Jean-Baptiste Lamarck sobre a evolução dos seres vivos. Essas idéias foram fundamentais para o conhecimento da evolução. Porém, atualmente, não são mais aceitas.

Lamarck baseou sua teoria em duas leis principais: a lei do uso e desuso e a lei da transmissão dos caracteres adquiridos.

Darwinismo é o conjunto dos estudos e teorias relativas à evolução das espécies, desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin (1808-1882). A teoria da evolução defende que todas as espécies descendem de ancestrais comuns que ao longo do tempo geológico foram sofrendo alterações. Essas modificações são imperceptíveis de uma geração para outra, porém, ao longo do tempo, quando somadas e acumuladas, tornam-se perceptíveis e justificam as diferenças entre as novas espécies assim originadas.

Lamarckismo

Lei do Uso e Desuso

A lei do uso e desuso é resultado da observação de Lamarck de que certos órgãos podem se desenvolver mais se forem mais usados. Ao mesmo tempo, outros ficam atrofiados se não forem usados.

Um exemplo clássico da lei do uso e desuso é sobre o pescoço das girafas. Elas teriam a necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores. Para isso, esticavam mais o pescoço, desenvolvendo a musculatura, levando ao seu aumento.

Aumento do pescoço das girafas ao longo das gerações

Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos

Essa premissa complementa a primeira, do uso e desuso. Lamarck acreditava que as características adquiridas eram transmitidas de geração em geração, tornando as espécies mais adaptadas ao ambiente.

Por exemplo, as girafas que aumentavam o pescoço com a necessidade de buscar folhas cada vez mais altas nas árvores, passavam essas características para os descendentes. Assim, ao longo de sucessivas gerações, as girafas “pescoçudas” se tornavam mais adaptadas ao ambiente.

Importância das idéias de Lamarck

Lamarck foi muito importante para o desenvolvimento das teorias evolucionistas, uma vez que naquela época, dominavam as idéias fixistas ou criacionistas.

Acreditava-se, por exemplo, que o número de espécies era fixo e definido no momento da criação por Deus. As espécies eram consideradas imutáveis.

No entanto, com o interesse crescente pelas ciências naturais, a observação dos fenômenos pelos naturalistas levou-os a questionar a imutabilidade das espécies.

Lamarck acertou ao analisar a importância das espécies se adaptarem ao meio em que vivem e por acreditar que os fósseis eram um registro da evolução dos seres.

No entanto, suas idéias falham ao afirmar que as características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.

Hoje sabemos que isso não ocorre, graças aos estudos genéticos. Essas características chamadas de fenótipos são provocadas por fatores do ambiente e não podem ser transmitidas geneticamente.

Lamarckismo e Darwinismo

Enquanto o Lamarckismo refere-se às idéias de Lamarck, o Darwinismo corresponde ao conjunto de estudos e teorias desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin.

Em comum, os dois naturalistas buscaram compreender os mecanismos da evolução dos seres vivos.

Como vimos, as teorias de Lamarck falharam ao considerar que o maior uso de um órgão irá desenvolvê-lo, e que essas características adquiridas ao longo da vida seriam transmitidas aos descendentes.

As idéias de Darwin consideravam que qualquer espécie animal, inclusive o homem, evolui a partir de formas mais simples, em resultado da necessidade de melhor adaptação ao seu ambiente.

Ele baseou sua teoria da evolução a partir do que chamou de Seleção Natural. Ela afirma que o ambiente atua selecionando as características mais favoráveis dos seres vivos, em detrimento de outras.

Sobre o Darwinismo, iremos nos aprofundar na próxima aula!

3º Momento: Após a leitura e interpretação das informações resolva as questões

  1. Qual é o nome do naturalista responsável pelo Lamarckismo?
  2. Qual é o nome das leis do lamarckismo?
  3. Explique sobre a lei do uso e desuso.
  4. Explique sobre a lei da transmissão dos caracteres adquiridos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: