Matemática
Tema/Título da Atividade | Álgebra/ Problemas com sistema de equações do 1º grau. Probabilidade e Estatística/ Organização dos dados de uma variável contínua em classes. Condição de existência dos triângulos quanto às medidas dos lados. |
Metodologia/ Estratégias | Ler a explicação contida no roteiro.Escrever no caderno o que se pede no final do roteiro.Acessar a plataforma Dragonlearn.Realizar as atividades do trabalho proposto na plataforma Dragonlearn. |
Canais de Comunicação: | E-mail: angelaprodrigues@prof.educacao.sp.gov.br Classroom – código do 8.º A: gbhp3ho (https://classroom.google.com/c/MTI1MDQ3NjQwMTY5?cjc=gbhp3ho), código do 8.º B: ixi5iwj (https://classroom.google.com/c/MTI1MTczNzk5MDIx?cjc=ixi5iwj) Atendimento pelo chat do CMSP (8.º A: segunda-feira das 8h às 9h45; 8.º B: terça-feira das 8h às 9h45) |
ATIVIDADES PROPOSTAS |
Olá pessoal. Nas atividades a seguir repare que resolvemos algumas atividades juntos e algumas atividades são deixadas para você completar. Nesta aula retomaremos alguns assuntos trabalhados ao longo do 3.º bimestre. Você se lembra do que é um sistema de equações? Você se lembra dos termos rol, classe, frequência absoluta, frequência relativa e frequência acumulada? |
Primeiramente, não se esqueça de assistir as aulas do CMSP, pelo aplicativo, ou pelo canal TV Educação, ou pelo Facebook, ou pelo Youtube!!!
Um sistema de equações é constituído por um conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita. Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas as equações.
Vamos revisar uma maneira de resolver um sistema de equações:

Existem mais dois métodos para resolver um sistema de equações do 1.º grau. Quais eram eles?
Deixamos no formulário a seguinte atividade, para que você resolvesse:
Atividade – Num estacionamento, estão estacionados automóveis e motos. Há 42 veículos e 132 pneus (sem contar os estepes, que são os pneus reserva). Quantos são os automóveis e quantas são as motos?
Agora você pode checar a se a sua resposta está correta.
Resposta: Para resolver, vamos encontrar um sistema de duas equações e duas incógnitas.
x representa a quantidade de carros y representa a quantidade de motos

Vamos resolver abaixo um exercício de estatística para retomar os conceitos de rol, classe, frequência absoluta, frequência relativa e frequência acumulada.
A atividade abaixo foi deixada para que você resolvesse através do formulário.
Atividade – Na sala do 8º ano, foi realizada uma pesquisa com 40 alunos, na qual foi levantada a quantidade de primos de cada um. Em seguida, os dados coletados foram registrados em uma tabela, conforme modelo abaixo:

Após a análise dos dados coletados, faça o que se pede:
a) Registre o rol da sequência dos dados brutos em ordem crescente.
Resposta: Rol em ordem crescente: 1,1,1, 2, 2, 2, 2, 2, 3, 3, 3, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4, 5, 5, 5, 6, 6, 6, 6, 7, 7, 8, 8, 8, 8, 9, 9, 9, 9, 10, 10, 10, 11, 12.
b) Preencha a tabela de distribuição de frequência dos primos dos alunos, com as frequências absolutas (F), frequências acumuladas (Fa), frequências relativas (Fr), frequências acumuladas relativas (Far ) e frequência total (Ft ).

Recordando os conceitos trabalhados na atividade acima:
Chamamos a frequência é chamada de frequência absoluta (F).
Chamamos de frequência acumulada (Fa) a frequência da classe somada as frequências das classes anteriores.
As frequências relativas (Fr) são os valores das razões entre as frequências absolutas de cada classe e a frequência total da distribuição.
A frequência acumulada relativa (Far) é a frequência acumulada da classe dividida pela frequência total da distribuição.
E a frequência total (Ft ) é o que nos referimos como total nas distribuições acima.
Qual frequência você acha mais difícil calcular?
Vamos falar agora de triângulos.
Que figura você pode construir com três canudos?
Quaisquer três comprimentos de canudos formam um triângulo?
Agora faça a seguinte atividade!!!
(Aprender Sempre, 8.º ano, página 3)
Atividade – Corte um canudo em três pedaços, com comprimentos de 3 cm, 6 cm e 11 cm, respectivamente.
• Monte um triângulo com esses pedaços.
• O que você pode perceber?
Visite o link: https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/
No link acima você encontra um quadro com pregos e elásticos, em que pode construir triângulos. E é tudo online e gratuito!
Escreva em seu caderno com qual conteúdo você mais se identificou e com qual conteúdo você teve mais dificuldade.
Durante o roteiro foram deixadas três atividades para você resolver. São elas:
Existem mais dois métodos para resolver um sistema de equações do 1.º grau. Quais eram eles?
Qual frequência você acha mais difícil calcular?
Que figura você pode construir com três canudos?
Quaisquer três comprimentos de canudos formam um triângulo?
Agora faça a seguinte atividade!!! (Olhe acima qual é a atividade)
Resolva-as no seu caderno!!!
Você pode tirar dúvidas pelo aplicativo CMSP, em turmas. Ou utilizando a sala do Classroom. Ou ainda por e-mail.
CiÊncias
Tema/Título da Atividade | Vida e evolução/ Revisão de conteúdo. |
ATIVIDADES PROPOSTAS |
1º É hora de revisar! |
2º Momento:
TEXTO: SISTEMA REPRODUTOR
O sistema reprodutor, também chamado de sistema genital, é responsável por nos dar as condições adequadas para a nossa reprodução. O sistema reprodutor masculino é responsável por garantir a produção da célula reprodutiva masculina (gameta masculino) (espermatozóide) e depositá-lo no interior do corpo da mulher. O sistema reprodutor feminino, por sua vez, atua produzindo o gameta feminino (células reprodutiva feminina) (óvulos) e também servindo de local para a fecundação e desenvolvimento do bebê.
Os sistemas reprodutores masculino e feminino atuam juntos para garantir a multiplicação da nossa espécie. Tanto o sistema genital masculino quanto o feminino são responsáveis pela produção dos gametas, ou seja, pela produção das células que se unirão na fecundação e darão origem ao zigoto. Os gametas são produzidos nas chamadas gônadas, sendo os testículos as gônadas masculinas e os ovários as gônadas femininas. Os testículos produzem os espermatozóides, enquanto os ovários produzem os ovócitos secundários, chamados popularmente de óvulos.
De forma resumida, a reprodução ocorre da seguinte forma:
O espermatozóide é depositado dentro do corpo da fêmea no momento da cópula, e a fecundação ocorre no interior do sistema reprodutor feminino, mais frequentemente na tuba uterina. Após a fecundação, forma-se o zigoto, o qual inicia uma série de divisões celulares enquanto é levado em direção ao útero. O embrião implanta-se no endométrio do útero, e ali é iniciado o seu desenvolvimento. A gestação humana dura cerca de 40 semanas.
TEXTO: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Nos dias de hoje, o planejamento familiar é muito importante para a qualidade de vida, pois só assim para garantir um futuro bom para os nossos descendentes. Para isso, foram criados vários métodos contraceptivos, ou seja, métodos que evitam a gravidez.
TEXTO: DST – DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
As DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são aquelas que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra pelo contato sexual. A maioria é causada por microrganismos que se alojam nos órgãos genitais. Todas são perigosas e podem deixar sequelas se não forem tratadas a tempo.
Lembre-se que a camisinha é o único método de prevenção eficaz contra as DSTs e a AIDS. Algumas DSTs, em sua fase inicial, têm tratamento, controle ou cura.
TEXTO: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA
A puberdade é uma fase que ocorre, geralmente, na adolescência e é marcada por diversas mudanças, desde físicas a psicossociais. Ela pode ser caracterizada como um período de amadurecimento biológico, pois nessa fase ocorrem alterações que levam à transição para a fase adulta, ou também, para a fase reprodutiva.
Transformações na puberdade
A puberdade caracteriza-se, principalmente, pela ação dos hormônios esteróides, os hormônios sexuais, na formação das características sexuais secundárias, como mudanças na voz, crescimento das mamas em mulheres, crescimento de pelos faciais em meninos, ou seja, características não relacionadas diretamente ao sistema reprodutivo. Mas as mudanças vão além. De forma geral, podem ser observados também:
– o estirão de crescimento, fase em que ocorre uma aceleração no crescimento do indivíduo;
– aumento da oleosidade da pele, o que pode influenciar no aparecimento de acne (espinhas);
– aumento da sudorese, o que torna importante uma boa higiene para evitar maus odores;
– desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório;
– desenvolvimento do sistema reprodutor;
– desenvolvimento esquelético e muscular, entre outras características.
Puberdade feminina
Como dito anteriormente, na puberdade, ocorre a ação dos hormônios esteróides, responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias. Em meninas, esses hormônios são o estrogênio e a progesterona.
As características que surgem nesse período são o aumento das mamas, surgimento dos pelos pubianos, assim como os axilares, aumento de gordura na região do quadril e mamas, entre outras.
É importante destacar que é na puberdade que ocorre a menarca, ou seja, a primeira menstruação, que é um marco na vida da mulher e indica que ela entrou em sua fase reprodutiva.
A primeira menstruação ocorre, geralmente, por volta dos doze, treze anos de idade, no entanto, essa idade pode variar, devido à influência de fatores genéticos, ambientais e psicológicos.
Puberdade masculina
Já em meninos, o hormônio esteróide responsável pelo surgimento das características sexuais secundárias é a testosterona. As características secundárias que surgem nessa fase são o aumento do volume dos testículos, produção de espermatozóides, surgimento dos pelos pubianos, axilares e faciais; aumento do pênis, em comprimento e diâmetro; alteração na voz, tornando-se mais grave. É observado também um aumento na agressividade, desenvolvimento de massa muscular, entre outras características.
É importante destacar também que, muitas vezes, pode ser observado um aumento no tamanho das mamas em meninos, no entanto, elas regridem espontaneamente na maioria dos casos.
3º Momento: Após a leitura e interpretação das informações resolva as questões
- Explique de forma resumida como ocorre a reprodução humana?
- Qual é a função dos métodos contraceptivos?
- Qual é o único método contraceptivo que também é eficaz na prevenção contra as DSTs e a AIDS?
- Quais são os hormônios responsáveis pela puberdade masculina e feminina?