Roteiro de estudos intensivos e revisão Matemática e Ciências 6º ano

Matemática

Conteúdos / Objeto do conhecimento:  Plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a pares ordenados.

Geometria e arte

Nós, povo brasileiro, somos fruto de múltiplas culturas, como as indígenas, a europeia e as africanas. A língua portuguesa, por exemplo, teve origem no latim falado no Império Romano e chegou até nós por Portugal, a partir de 1500. Ao longo dos séculos, nossa língua incorporou inúmeras palavras que vieram de outras línguas, como as indígenas e as africanas. Por isso, podemos dizer que uma das características do povo brasileiro é a diversidade. As culturas africanas, por exemplo, estão presentes nos nossos hábitos alimentares, nas religiões de matriz africana, nas várias expressões musicais, na literatura, no folclore, na arquitetura, nas artes plásticas, entre outras manifestações. Nosso patrimônio artístico também é resultado de múltiplas culturas, entre as quais se destacam a africana e a afro-brasileira. As artes plásticas, as estampas dos tecidos, o artesanato, assim como outras expressões artísticas afro-brasileiras foram influenciadas por mitos, crenças e símbolos de vários grupos étnicos africanos. Tanto a Matemática como a Geometria estão presentes nessas artes. Na pintura e na escultura, vários artistas afro-brasileiros se destacaram e ficaram conhecidos internacionalmente, como Antônio Francisco Lisboa, Estevão Silva, Antônio Rafael Pinto Bandeira, Heitor dos Prazeres, entre tantos outros. O uso de cores fortes e de figuras geométricas é uma característica das artes africanas. Observe, nas imagens a seguir, alguns exemplos de aplicação do pensamento geométrico nas coloridas estampas de tecidos e na decoração das casas, de origem africana.

VOCÊ JÁ PENSOU EM COMO OS MURAIS SÃO FEITOS?

A arte do grafite, diretamente conectada ao movimento hip-hop, tornou-se popular na década de 1970 nos bairros de Nova Iorque como um tipo de manifestação, por meio de desenhos e mensagens, para expressar e refletir sobre a realidade dos menos favorecidos. Ao mesmo tempo, artistas brasileiros desenvolveram suas próprias técnicas, alguns com um toque de brasilidade, e se tornaram conhecidos mundialmente. Hoje em dia, os grafites estão cada vez mais presentes nos espaços públicos: tornando a arte acessível à população, propiciando a reflexão e a crítica a problemas sociais e contribuindo para a revitalização urbana, como o

mural Etnias do artista brasileiro Eduardo Kobra

Ciências

Tema/Título da AtividadeVida e evolução/ Revisão do conteúdo.
ATIVIDADES PROPOSTAS
1º Momento: Depois de aprender sobre alguns sistemas do corpo humano, é hora de revisar!

2º Momento:

Texto: Os níveis de organização dos seres vivos

        A célula é a unidade básica da vida. Existem diversos tipos, e cada uma possui uma função específica. As células se ligam umas às outras e formam os tecidos que constituem os seres vivos.

        Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares, como plantas e animais, por exemplo. Quando os tecidos se organizam e se unem dão origem aos órgãos. O conjunto de órgãos vai originar um sistema. O conjunto de todos os sistemas vai formar um organismo (indivíduo). Esse organismo pode ser uma planta, uma pessoa, um animal…

Texto: Nossa Visão

A visão é um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens.

Para percebermos as mensagens luminosas e transformá-las em imagens, a luz segue alguns caminhos. Primeiramente ela penetra no olho através da pupila. Depois atravessa o humor aquoso até chegar à lente. Ela então se projeta na retina, onde é transmitida para o nervo óptico. O impulso nervoso segue para o cérebro e lá é interpretado.

É importante lembrarmos que a nossa visão acontece através de um trabalho em conjunto dos nossos olhos com o nosso sistema nervoso. Nossos olhos têm a função de captar a luz, criar uma mensagem e enviar ela ao nosso cérebro. É no nosso cérebro que essa mensagem vai ser interpretada e formará a imagem que enxergamos. 

Texto: Sistema Locomotor

O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre o Sistema Esquelético e o Sistema Muscular. Ele responsável pela sustentação, locomoção e movimentação do corpo junto com os comandos do sistema nervoso.

Sistema Esquelético

O sistema esquelético tem como função a sustentação do corpo, a proteção de órgãos internos, armazenamento de minerais e íons e produção de células sanguíneas.

Sistema Muscular

O sistema muscular é representado pelos músculos.

O sistema muscular é responsável pela estabilidade corporal, produção de movimentos, manutenção da temperatura corporal e sustentação do corpo.

Temos que lembrar que o trabalho em conjunto dos sistemas Locomotor (Sistema esquelético e muscular) e sistema nervoso são importantíssimos para ocorrer o movimento.

O sistema ósseo nos da sustentação do corpo, e suas articulações permitem os movimentos.

O sistema muscular modela nosso corpo com os músculos esqueléticos, e sua capacidade de contração faz com que esses músculos puxem os tendões que estão ligados aos ossos, fazendo com que ocorra o movimento. Algo parecido com puxar uma corta amarrada na ponta de um cabo de vassoura.

O sistema nervoso é responsável por enviar as mensagens para as células musculares para que elas se contraiam e relaxem, assim gerando o movimento.

Texto: Efeitos das substâncias no sistema nervoso

As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro.

Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo “desligado”. Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual. Podem produzir sonolência, embriaguez e até coma. São depressores o álcool, os barbitúricos (soníferos), os ansiolíticos (tranqüilizantes), os sedativos (calmantes), o ópio e a morfina, os xaropes e gotas para tosse, e os inalantes ou solventes (colas, tintas, removedores).

Estimulantes – aumentam a atividade do cérebro, fazendo com que a pessoa fique “ligada”, “elétrica”. As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.Perturbadoras – também chamadas de alucinógenas, modificam a qualidade da atividade do cérebro, que passa a funcionar de forma anormal. Alteram a percepção e o pensamento e produzem alucinações e delírios. As principais são a maconha, o ecstasy e o LSD 25.

3º Momento: Após a leitura e interpretação das informações resolva as questões.

  1. Qual é a unidade básica da vida?
  2. Para percebermos as mensagens luminosas e transformá-las em imagens, a luz segue um caminho. Descreva na ordem correta esse caminho.
  3. Quais são os sistemas responsáveis pela nossa locomoção?
  4. Quais são os tipos de drogas estudadas no texto?

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