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Roteiro de estudos intensivos e revisão Matemática 9º ano

Canais de Comunicação:Professora Angela, 9.º C; Professora: Alexandra Pineli Bueno , 9ºA e 9ºB. E-mail: angelaprodrigues@prof.educacao.sp.gov.br; alexandrapineli@prof.educacao.sp.gov.br Classroom – código do 9.º C: mwryszf (https://classroom.google.com/c/ODQ5NTk3NjEyNjla?cjc=mwryszf) Atendimento pelo chat do CMSP (9.º C: quarta-feira das 8h às 9h45)

Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.

Ler a explicação contida no roteiro.Escrever no caderno o que se pede no final do roteiro.Acessar o formulário com as questões, será disponibilizado no Facebook e Blog da escola.Realizar as questões do formulário e enviar.

ATIVIDADES PROPOSTAS
Olá pessoal. Nas atividades a seguir repare que resolvemos algumas atividades juntos e algumas atividades são deixadas para você completar. Nesta aula retomaremos alguns assuntos trabalhados ao longo do 3.º bimestre. Como calcular porcentagem?

Vamos falar agora novamente de porcentagem!Escreva em seu caderno em quais situações você já encontrou a utilização de porcentagem. Caso não saiba uma situação, pergunte a um adulto.

Termo utilizadoCompreensão
JurosÉ a remuneração do capital emprestado, ou seja, valor pago ao credor pelo empréstimo de dinheiro.
DescontoValor deduzido sobre o montante ou valor futuro.
EmpréstimoUm contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual o cliente recebe uma quantia que deverá ser devolvida à instituição em prazo determinado, acrescida dos juros.
FinanciamentosTrata-se de uma operação financeira, em que é fornecido um crédito para pessoas que pretendem adquirir algum bem ou serviço. Esse crédito, em geral, é realizado por meio de uma instituição financeira, com um período determinada para devolução, mediante pagamento de juros que incidem sobre o valor principal.
Cheque especialÉ um crédito automático que as instituições bancárias disponibilizam ao cliente, caso necessite, é um limite disponível na conta corrente, que incide pagamento de juros.
Aplicações financeirasÉ um tipo de investimento em que se espera um retorno financeiro a partir de um valor de investimento como, por exemplo, a poupança. Existem várias modalidades de aplicações financeiras.

Os juros e os descontos fazem parte de nosso cotidiano diário e a compreensão sobre eles é fundamental para tomarmos boas decisões. Tanto um quanto o outro utilizam por base a porcentagem: no caso dos juros, a porcentagem é acrescentada ao valor inicial, enquanto nos descontos ela é subtraída do valor atual do objeto.

A seguinte atividade foi deixada através de formulário:

Atividade – Joana tomou a seguinte decisão: poupar cerca de 9% do seu salário de R$ 2 500,00 para realizar uma viagem daqui a um ano em suas férias. Quando chegou no 8° mês em que guardava seu dinheiro, para sua alegria, recebeu uma promoção e seu salário passou para R$ 3 200,00. Ela decidiu manter o percentual do que planejou guardar para sua viagem. Quanto Joana conseguiu guardar ao final de um ano?

Vamos responder juntos?

Resposta: Primeiramente vamos calcular 9% de R$ 2 500,00: 9/100 . 2 500 = (0,09. 2 500) = 225, em 7 meses: (225.7) = 1 575

Em 7 meses Joana economizou R$ 1 575,00.

Agora, vamos calcular 9% de R$ 3 200,00: 9/100 . 3 200 = (0,09. 3 200) = 288, em 5 meses: (288 .5) = 1 440

Em 5 meses, Joana economizou R$ 1 440,00.Agora, finalize a resposta de quanto Joana guardou ao todo nestes 12 meses (1 ano).

Escreva em seu caderno com qual conteúdo você mais se identificou e com qual conteúdo você teve mais dificuldade.

Durante o roteiro foram deixadas seis atividades para você resolver:

1) Olhando para a sua casa, onde você consegue encontrar o ângulo de 90°?

2) Pegue um barbante em sua casa e faça como os “puxadores de corda”.

3) Justifique em seu caderno porque o triângulo de lados 3, 4 e 5 é um triângulo retângulo. (Dica: basta verificar que o teorema de Pitágoras se verifica).

4) Escreva em seu caderno em quais situações você já encontrou a utilização de porcentagem. Caso não saiba uma situação, pergunte a um adulto.

5) Utilizando uma calculadora, faça 3% de R$ 6 450,80.

6) Agora, finalize a resposta de quanto Joana guardou ao todo nestes 12 meses (1 ano).

 Resolva-as no seu caderno!!!

Você pode tirar dúvidas pelo aplicativo CMSP, em turmas. Ou utilizando a sala do Classroom. Ou ainda por e-mail.

Formulário com as questões a serem aplicadas do dia 12/10/2020 ao dia 16/10/2020: Vamos retomar alguns conceitos por meio das atividades do seguinte formulário, retiradas do volume 3 do Aprender Sempre do 9.º ano: https://forms.gle/LKYo4Un7QeKmbX6v7
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