Canais de Comunicação: | Professora Angela, 9.º C; Professora: Alexandra Pineli Bueno , 9ºA e 9ºB. E-mail: angelaprodrigues@prof.educacao.sp.gov.br; alexandrapineli@prof.educacao.sp.gov.br Classroom – código do 9.º C: mwryszf (https://classroom.google.com/c/ODQ5NTk3NjEyNjla?cjc=mwryszf) Atendimento pelo chat do CMSP (9.º C: quarta-feira das 8h às 9h45) |
Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.
Ler a explicação contida no roteiro.Escrever no caderno o que se pede no final do roteiro.Acessar o formulário com as questões, será disponibilizado no Facebook e Blog da escola.Realizar as questões do formulário e enviar.
ATIVIDADES PROPOSTAS |
Olá pessoal. Nas atividades a seguir repare que resolvemos algumas atividades juntos e algumas atividades são deixadas para você completar. Nesta aula retomaremos alguns assuntos trabalhados ao longo do 3.º bimestre. Como calcular porcentagem? |
Vamos falar agora novamente de porcentagem!Escreva em seu caderno em quais situações você já encontrou a utilização de porcentagem. Caso não saiba uma situação, pergunte a um adulto.

Termo utilizado | Compreensão |
Juros | É a remuneração do capital emprestado, ou seja, valor pago ao credor pelo empréstimo de dinheiro. |
Desconto | Valor deduzido sobre o montante ou valor futuro. |
Empréstimo | Um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual o cliente recebe uma quantia que deverá ser devolvida à instituição em prazo determinado, acrescida dos juros. |
Financiamentos | Trata-se de uma operação financeira, em que é fornecido um crédito para pessoas que pretendem adquirir algum bem ou serviço. Esse crédito, em geral, é realizado por meio de uma instituição financeira, com um período determinada para devolução, mediante pagamento de juros que incidem sobre o valor principal. |
Cheque especial | É um crédito automático que as instituições bancárias disponibilizam ao cliente, caso necessite, é um limite disponível na conta corrente, que incide pagamento de juros. |
Aplicações financeiras | É um tipo de investimento em que se espera um retorno financeiro a partir de um valor de investimento como, por exemplo, a poupança. Existem várias modalidades de aplicações financeiras. |
Os juros e os descontos fazem parte de nosso cotidiano diário e a compreensão sobre eles é fundamental para tomarmos boas decisões. Tanto um quanto o outro utilizam por base a porcentagem: no caso dos juros, a porcentagem é acrescentada ao valor inicial, enquanto nos descontos ela é subtraída do valor atual do objeto.
A seguinte atividade foi deixada através de formulário:
Atividade – Joana tomou a seguinte decisão: poupar cerca de 9% do seu salário de R$ 2 500,00 para realizar uma viagem daqui a um ano em suas férias. Quando chegou no 8° mês em que guardava seu dinheiro, para sua alegria, recebeu uma promoção e seu salário passou para R$ 3 200,00. Ela decidiu manter o percentual do que planejou guardar para sua viagem. Quanto Joana conseguiu guardar ao final de um ano?
Vamos responder juntos?
Resposta: Primeiramente vamos calcular 9% de R$ 2 500,00: 9/100 . 2 500 = (0,09. 2 500) = 225, em 7 meses: (225.7) = 1 575
Em 7 meses Joana economizou R$ 1 575,00.
Agora, vamos calcular 9% de R$ 3 200,00: 9/100 . 3 200 = (0,09. 3 200) = 288, em 5 meses: (288 .5) = 1 440
Em 5 meses, Joana economizou R$ 1 440,00.Agora, finalize a resposta de quanto Joana guardou ao todo nestes 12 meses (1 ano).
Escreva em seu caderno com qual conteúdo você mais se identificou e com qual conteúdo você teve mais dificuldade.
Durante o roteiro foram deixadas seis atividades para você resolver:
1) Olhando para a sua casa, onde você consegue encontrar o ângulo de 90°?
2) Pegue um barbante em sua casa e faça como os “puxadores de corda”.
3) Justifique em seu caderno porque o triângulo de lados 3, 4 e 5 é um triângulo retângulo. (Dica: basta verificar que o teorema de Pitágoras se verifica).
4) Escreva em seu caderno em quais situações você já encontrou a utilização de porcentagem. Caso não saiba uma situação, pergunte a um adulto.
5) Utilizando uma calculadora, faça 3% de R$ 6 450,80.
6) Agora, finalize a resposta de quanto Joana guardou ao todo nestes 12 meses (1 ano).
Resolva-as no seu caderno!!!
Você pode tirar dúvidas pelo aplicativo CMSP, em turmas. Ou utilizando a sala do Classroom. Ou ainda por e-mail.
Formulário com as questões a serem aplicadas do dia 12/10/2020 ao dia 16/10/2020: Vamos retomar alguns conceitos por meio das atividades do seguinte formulário, retiradas do volume 3 do Aprender Sempre do 9.º ano: https://forms.gle/LKYo4Un7QeKmbX6v7 |