Língua Portuguesa
Conteúdos/ Objetos de Aprendizagem | Coesão e semiótica |
Metodologia/ Estratégias | Especificar as atividades desenvolvidas EX: Leitura da explicação.Leitura dos exercícios.Realização dos exercícios propostos. |
Relembrando: Orações coordenadas são frases com verbos, que não possuem dependência entre si, e se ligam por conjunções.

1 -Complete os períodos abaixo com orações introduzidas por conjunções que estabeleçam a ideia de soma.
a) Fique aqui um pouco *_________________________________________________________
b) Cante *_________________________________________________________
c) Pedro não estuda *_________________________________________________________
d) Ele come *_________________________________________________________
e) O rapaz gritava *_________________________________________________________
f) A criança não só chorava *_________________________________________________________
g) Não só fiz a tarefa *_________________________________________________________
h) Fomos ao cinema *_________________________________________________________
i) Dormi muito bem *_________________________________________________________
j) Fomos à festa *_________________________________________________________
2 – Pontue quando necessário.(Coloque a vírgula antes da conjunção = adversativa, conclusiva, explicativa e alternativa e para separar orações)
a) Senta e levanta e anda.
b) Chorava e esperneava.
c) Prestei atenção na aula entretanto não entendi a matéria.
d) Não só prestei atenção na aula como ainda conversei com meus amigos.
e) Gritou comigo como ainda me ofendeu todavia não pediu desculpas.
f) Dissemos a verdade e ajudamos a solucionar o crime.
g) Viajou porém não se divertiu.
h) Cante e dance e vibre.
i) O velho cão não rosnava não latia nem dormia.
j) Vim vi lutei e venci.
3 – Complete os períodos abaixo com orações introduzidas por conjunções que estabeleçam a
ideia de contradição.
a) Dormi muito bem, *_________________________________________________________
b) Fomos à festa, *_________________________________________________________
c) Trabalhei muito, *_________________________________________________________
d) Não estudei para a prova, *________________________________________________________
e) Corremos muito, *_________________________________________________________
f) Almoçamos muito bem, *_________________________________________________________
g) Magoei minha amiga, *_________________________________________________________
h) Ele acordou cedo, *_________________________________________________________
4 – Classifique as orações sublinhadas e indique com:
a) Ele é inteligente e estuda muito.
b) Ele é inteligente, mas estuda muito.
c) Ele é inteligente, logo estuda muito.
d) Ele é inteligente, porque estuda muito.
e) Ele é inteligente ou estuda muito?
Relembrando:
Figuras de Linguagem, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita.
Aliteração: “O pato pateta pintou o caneco” (Vinícius de Moraes) – repetição das consoantes.
Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogais.
A sinestesia: Com aquele olhos frios, disse que não gostava mais da namorada. Acontece pela associação de sensações por órgãos de sentidos diferentes.
Pleonasmo: A mim me parece que isso está errado. (Parece-me que isto está errado.). É a repetição da palavra ou da ideia contida nela para intensificar o significado.
A anáfora: Se você sair, se você ficar, se você quiser esperar. Se você “qualquer coisa”, eu estarei aqui sempre para você. É a repetição de uma ou mais palavras de forma regular.
Identifique as figuras de linguagem nas orações abaixo:
- “Chove chuva, chove sem parar.” (Jorge Ben Jor)
- A mim me enganou só uma vez.
- As cores quentes estão em alta nesta estação.
- Saia já para fora!
- “É o pau, é a pedra, é o fim do caminho” (Tom Jobim)
- Esse perfume é muito doce.
- Escreveu, não leu; o pau comeu.
- Gosto de quem canta com voz macia.
- Eu quero sair, eu quero passear, eu quero ver gente, eu quero dançar!
Geografia
Tema/Título da Atividade: Os setores da economia na África e na América
Primeiro momento: Questão disparadora: O que você sabe sobre o continente africano.
Recursos Utilizados: Texto base com conceitos Questões…
Metodologia/ Estratégias: O aluno deverá fazer a Leitura do texto, observar os mapas 2. Realização dos exercícios propostos.
Sistematização/Avaliação: Serão cinco questões de múltipla escolha a partir do texto elaborado e forma de avaliação diagnóstica e continua.
Segundo momento: Texto. África. Vamos reler o texto sobre a África.
São 54 os países da África. O continente africano possui o maior número de países,
A África é o terceiro maior continente, o segundo mais populoso e, apesar das imensas riquezas naturais e minerais, o mais pobre. O continente contribui apenas com 1% do produto interno bruto (PIB) do mundo e cerca de 1/3 dos seus habitantes vivem com menos de um dólar por dia, abaixo do nível de pobreza definido pelo Banco Mundial. O principal motivo da miséria africana é o imperialismo praticado pelas nações europeias a partir do século XVI e a tardia descolonização dos países, a partir da segunda metade do século XX, o que levou a uma industrialização tardia e incompleta, ainda hoje. Outros fatores como conflitos armados, técnicas atrasadas, mão de obra pouco qualificada, dificultam ainda mais o desenvolvimento da África.
Tradicionalmente, as populações africanas são formadas, em sua maioria, por pastores e agricultores. A agropecuária é a atividade econômica que mais absorve mão de obra no continente. Observamos duas formas de plantio na África: a de subsistência e a em forma de plantation. A agricultura de subsistência de baixo rendimento, que serve apenas para a manutenção do individuo e/ou de sua família, com um pequeno excedente comercial, varia de acordo com a formação climática. Na zona de clima mediterrâneo, encontramos plantações de uva, legumes, oliveiras, frutas e cereais. Nas zonas tropicais há o cultivo de cereais nativos como o painço e o sorgo, além da criação de gado caprino e ovino. Na zona equatorial observamos uma cultura nômade de tubérculos: mandioca, batata, inhame, plantados em solos pouco férteis e com técnicas rudimentares. O sistema de plantation é gerido por empresas transnacionais e serve principalmente para o abastecimento de mercados externos. Novamente o clima é o principal fator determinante das culturas. No norte mediterrâneo encontramos o cultivo de frutas, videiras, oliveiras, cereais. O clima tropical e equatorial favorece o cultivo de cacau, café, chás, algodão, cana-de-açúcar e banana, além da extração de árvores de madeira nobre, como ébano e mogno.
A principal atividade econômica praticada na África é o extrativismo mineral. Países como Angola, Nigéria, Mauritânia, Líbia, África do Sul, Republica Democrática do Congo (RPC) e Zâmbia têm nessa atividade mais da metade de suas exportações. Os principais minérios explorados são: urânio, em Níger e Namíbia, cobre, na África do Sul, Zâmbia, Zimbábue e RPC, diamantes, em Lesoto, Botsuana e Serra Leoa, ferro, na Mauritânia e África do Sul, bauxita, no Moçambique, além de petróleo na Líbia e Nigéria. A atividade de extração em superfície muitas vezes é feita de forma primitiva, por garimpeiros com equipamentos simples, já a exploração em profundidade é feita por empresas transnacionais. Os dois tipos de exploração têm por objetivo abastecer o mercado externo. A exploração de diamantes, em alguns casos, utiliza mão de obra escrava de jovens e crianças, associando-se ao tráfico das pedras e de armas.
A extrema concentração de renda nas mãos das poucas elites africanas, as remessas de lucros das empresas transnacionais e a industrialização tardia fazem com que poucos países tenham uma indústria diversificada e produtiva capaz de influenciar no PIB. Os únicos países com uma industrialização dinâmica e diversificada são a África do Sul e Egito. A África do Sul é responsável por 1/5 do PIB do continente, com atividade industrial nos ramos químico, de siderurgia, metalurgia, alimentício, maquinário agrícola e de transporte, além da indústria têxtil. Sendo o mais importante país da Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento, principal bloco econômico do continente africano.
Mapa da África

Fontes:
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Africa/?pg=4
http://tbggeografia.blogspot.com.br/2010/09/economia.html
A pobreza da África Subsaariana:
Denomina-se África-subsaariana a região que contêm os países africanos situados ao sul do deserto do Saara. Desde o século XIX, este território começou a ser conhecido com a expressão África Negra pelos ocidentais, descrevendo uma região habitada por indivíduos da raça negra que não havia sido descoberta ainda, nem colonizada pelos europeus. Este termo caiu em desuso e foi catalogado como pejorativo. Esta região do globo é tida como o berço da humanidade.
Desde o fim da era do gelo, o norte e a região sub-saariana encontraram no deserto do Saara uma fronteira natural e quase intransponível, salvo pequenos atalhos como o rio Nilo. O termo sub-saariano encontra um sinônimo em África tropical, tentado destacar sua diversidade ecológica, ainda que a parte austral tenha um clima totalmente diverso.
Os países que formam a região são: Congo, República Centro Africana, Ruanda, Burundi, África Oriental, Quênia, Tanzânia, Uganda, Djbouti, Eritréia, Etiópia, Somália, Sudão, África Ocidental, Benin, Burkina Faso, Camarões, Chade, Cote d’Ivoire, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Libéria, Mauritânia, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
A África subsaariana é considerada por muitos como a região mais pobre do planeta, nesta parte da África estão localizados os países (33 dos mais pobres que existem) com grandes problemas estruturais sofrendo os graves legados do colonialismo, do neocolonialismo, dos conflitos étnicos e da instabilidade política. A expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, o índice de alfabetização de adultos atinge 63%, e o nível de escolaridade chega a 44%.
O enorme crescimento populacional, durante a década de 1990, acarretou no aumento de pessoas vivendo em condições extremas de pobreza. Mais da metade da população subsaariana, uns 300 milhões de pessoas, sobrevive com menos de um dólar por dia. Milhões destas pessoas vivem na mais absoluta pobreza, privados de água potável, moradias dignas, alimentos, educação e acesso à educação.
A falta de água gera problemas devastadores para a região, além disso, a situação se agrava devido aos períodos de seca e pela desastrosa gestão dos recursos hídricos. Tudo isso causa fome e doenças, provocando o êxodo de muitos nativos.
A África subsaariana é a região mais afetada pelo HIV, nos últimos anos, numa faixa de terra que vai desde a África Ocidental até o Oceano Índico. Hoje existem mais de 35 milhões de órfãos na África subsaariana, calcula-se que, destes, aproximadamente 11 milhões são órfãos pelo fato de seus pais terem morrido em decorrência de doenças causadas pelo vírus HIV.
Fonte : https://www.infoescola.com/geografia/africa-subsaariana/
- Tradicionalmente, as populações africanas são formadas, em sua maioria, por pastores e agricultores. A agropecuária é a atividade econômica que mais absorve mão de obra no continente. Esse conceito refere-se a:
- Europa
- América
- Ásia
- África
- Oceania
- A expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, o índice de alfabetização de adultos atinge 63%, e o nível de escolaridade chega a 44%. Esses dados refere-se a :
- Europa oriental
- América latina
- Ásia
- África subsaariana
- Oceania
- Os únicos países com uma industrialização dinâmica e diversificada são:
- África do Sul e Nigéria
- África do Sul e Egito
- Egito e Nigéria
- África do sul e Líbia
- Egito e Líbia
- O continente contribui apenas com 1% do produto interno bruto (PIB) do mundo e cerca de 1/3 dos seus habitantes vivem com menos de um dólar por dia, abaixo do nível de pobreza definido pelo Banco Mundial.
- Europa
- América
- Ásia
- África
- Oceania
- São 54 os países da … O continente possui o maior número de países,
- Europa
- América
- Ásia
- África
- Oceania
Respostas:
- D- África
- D- África subsaariana
- B- África do sul e Egito
- D- África
- D-África