Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de estudos intensivos e revisão Educação Física e Inglês 7º ano

INGLÊS

Conteúdos/ Objetos de AprendizagemPolissemia, técnicas de leitura
ATIVIDADES PROPOSTAS
  Anote vocabulário novo em seu cadernoObserve as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português)Responda as questões com base nas informações obtidas no texto

 Hello students!

               Na aula de hoje vamos aumentar nossos conhecimentos referentes aos fenômenos naturais e desastres naturais, além de reforçar o papel da Defesa civil em nossa comunidade.

              Não se esqueça de copiar o vocabulário novo em seu caderno.

Como sabemos, fenômenos naturais podem causar sérios desastres naturais. Você consegue diferenciá-los?

Lightning storm: tempestade elétrica

Landslide: deslizamento de terra

Drought: seca

Flood: enchente

Earthquake: terremoto

              Fires: incêndio

Se você respondeu da esquerda para a direita drought, earthquake, flood, landslide, tsunami, cyclone, lava eruption, fires, avalanche e lightning storm, você acertou!

Agora leremos um pouco mais a respeito de desastres naturais.

As palavras abaixo te ajudarão a compreender o texto com mais facilidade:

Such as: tais como, por exemplo

Fast: rápido

Last: último, última, últimos, últimas

World: mundo

Due to: devido a

Growth: crescimento

Many: muitos, muitas

Increasing: aumentando

  1. Quais desastres naturais foram citados?
  2. Quando ocorreu um rápido processo de urbanização?
  3. Porque as situações perigosas aumentaram no Brasil?

Vamos conferir suas respostas:

  1. Foram citados flood ( enchente), landslide ( deslizamento de terra), erosion, earthquakes (terremotos), tornadoes, hurricanes ( furacões), storms (tempestades), droughts (secas) e outros.
  2. Nas últimas décadas
  3. Devido ao crescimento das cidades, muitas vezes com ocupação de áreas inapropriadas.

           Para finalizar, leremos mais um pouco sobre o papel da Defesa civil em nossa comunidade.

                         Olhe para o quadro abaixo.  Leia e localize as informações pedidas:

  1. Quais são os fenômenos naturais, ou desastres naturais, citados no quadro?
  2. Existem mais de 10 palavras cognatas (parecidas com o português) no quadro. Quais são elas?
  3. Encontre os verbos ajudar, trabalhar, observar (ou assistir) no quadro.
  4. O substantivo resgate e o verbo resgatar são falados da mesma maneira em inglês. Encontre a palavra no quadro.

Vamos conferir suas respostas:

  1. No quadro encontramos flood (enchente) e landslide (deslizamento de terra).
  2. During, events, courses, capacitate, face, events, distribution, control, situations, prevention, accidents, coastal, area, risk, emergency, map, create , campaign, prevent.
  3. Help, work e watch
  4. Rescue

Educação física

Conteúdos/ Objetos de AprendizagemEsportes de precisão e técnico combinatórios
Metodologia/ EstratégiasLeitura do texto.Apreciação de vídeosLeitura dos exercícios.Realização dos exercícios propostos. (verificação da aprendizagem)
  1. Introdução (10min)

Na atividade anterior estudamos o esporte de precisão bocha.  Nessa aula, o foco será o esporte de precisão boliche.

Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.

Bons estudos!

Para começar, reflita sobre as questões abaixo:

  • Você lembra o que são esportes de precisão?
  • O que você sabe sobre boliche?
  • Após a reflexão inicial, leia a definição abaixo para recordar o que são esportes de precisão. (10min)
  • Esportes de Precisão: Conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que o do adversário), ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes exemplos: bocha, curling, tiro esportivo, boliche etc.
  • Agora que recordou o que são Esportes de precisão, leia o texto abaixo sobre Boliche.  (30min)

Boliche

O boliche é um esporte cujo objetivo é arremessar uma bola sobre uma pista para derrubar 10 pinos que estão dispostos do outro lado da pista numa formação triangular. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, não importando o sexo, peso e altura. Como a técnica do jogador é mais importante que a sua força ou resistência física, pode-se jogar por toda a vida tanto por lazer entre amigos e familiares como por esporte em competições.

     Ele surgiu de antigos jogos. Em uma tumba de 3.200 a.C., de uma criança egípcia, foram encontrados pinos e bolas que poderiam ser de um jogo de boliche primitivo. Uma lenda ainda relata, que guerreiros de tribos antigas se divertiam após as batalhas, usavam os ossos das coxas de seus inimigos como alvos a serem atingidos pelos crânios que lançavam.

Outros estudos mencionam que um jogo da Polinésia, chamado de “ula maika”, seria a origem do boliche, segundo historiadores trata-se de um dos mais antigos esportes de bolas arremessadas (sendo considerado um irmão do bocha). Após chegar aos Estados Unidos com os holandeses, o boliche se modernizou, conquistou o país e se proliferou pelo mundo.

Uma partida é formada por dez jogadas (frames), sendo que em cada uma delas o atleta tem direito a dois arremessos para tentar derrubar os pinos. No caso de derrubar todos os dez pinos na primeira jogada (strike), não joga a segunda bola. Lembrando que os lançamentos são realizados apenas com as mãos.

Vence o jogo quem ao final dos 10 frames conquistou mais pontos. Contudo, a pontuação de uma partida varia de acordo com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba, podendo ir de zero (quando nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou frames) até o máximo possível de 300 pontos, ou seja, doze strikes consecutivos.

É evidente que, como cada partida tem dez frames, só seriam possíveis dez strikes, porém se o jogador derrubar todos os pinos no primeiro arremesso (strikes), ele ganha o direito de jogar mais duas bolas, conseguindo assim a chance de completar doze strikes numa mesma partida, embora seja muito raro isso acontecer.

O local da partida são as pistas. As oficiais são de madeira ou sintética, possuem 18,20 metros de comprimento por 1,07 metros de largura. A sua esquerda e a direita existem canaletas (valas) destinadas a evitar que as bolas invadam as pistas vizinhas.

Antes do início da pista, existe a área de arremesso denominada “approach” (“aproximação” em inglês), com espaço suficiente para que o jogador dê alguns passos e arremesse a bola. Não se pode jogar boliche com sapatos comuns ou com tênis de sola de borracha. Esses calçados, além de danificarem o “approach”, não permitem que o jogador possa escorregar levemente com seu pé de apoio ao fim do movimento de largar a bola.

Todo local de competição possui uma Linha de Falta localizada entre o término do “approach” e o início da pista. Se o jogador pisar nesta linha, ao fazer o seu arremesso, perderá a jogada. Se cometer falta no primeiro arremesso, ainda terá direito ao segundo, contudo se a falta for na segunda jogada, não marcará pontos nessa tentativa, valendo apenas os pinos derrubados na primeira jogada.

As bolas são fabricadas com variados materiais (borracha dura, poliuretano, poliéster, etc), pesam entre 2,72 kg e 7,25 kg. Cada jogador deve utilizar a bola com o peso mais adequado conforme suas capacidades físicas e estilo, sendo que a maneira correta para uma pegada firme e confortável é introduzir o polegar no furo maior da bola e os dedos médio e anelar nos outros dois furos da bola.

Cada um dos 10 pinos tem aproximadamente 50 cm de altura e pesam cerca de 1,5 quilos.

  1. Nesse momento, assista aos vídeos para favorecer seu entendimento sobre boliche. (20min)

https://www.youtube.com/watch?v=ft-9Dt26uSI  Como jogar boliche – 10 dicas (02min10s)

https://www.youtube.com/watch?v=YOAphhw1QQk Regras básicas boliche (09min33s)

  • Utilize as informações do texto, dos vídeos e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões sobre boliche para auxiliar seu aprendizado. Registre suas respostas no caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (20min)
  1. A-     Qual é o objetivo do jogo de boliche?
  • O que é “strike” no boliche?
  • O que é “frame” no boliche?
  • Qualquer pessoa pode jogar boliche? Explique.
  • Qual a maneira correta de segurar a bola de boliche para realizar o lançamento?
  • Para saber mais acesse:

http://www.cbbol.org.br/  Confederação Brasileira de Boliche (entre em História)

https://www.youtube.com/watch?v=izQI73vePpk Jogando boliche em casa

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: