INGLÊS
Conteúdos/ Objetos de Aprendizagem: Rever vocabulário referente a partes do corpo e descrições físicas
Metodologia/ Estratégias | Reflexão a respeito do conteúdo estudado; Anotação no caderno; Descrição física do aluno |
Hello students!
Hoje faremos uma revisão do bimestre, buscando reforçar o vocabulário que aprendemos e a compreensão de frases e pequenos textos.
No diálogo abaixo, os alunos perguntam onde determinadas partes do corpo se localizam.
Esse vocabulário te ajudará a entender o diálogo:
Where are: onde estão
Where is: Onde está
Could you tell me more about…? : Você poderia me contar mais sobre…?
The text says that…: O texto diz que…

Agora confira a tradução:
– Eu tenho uma pergunta para você. Onde estão os olhos?
– Os olhos estão no rosto.
– Você poderia me contar mais sobre o peito?
– O peito está no tronco , onde o coração está.
– O texto diz que nós temos dedos.
– É verdade! E diz que a barriga está no abdômen.
– Você poderia me contar mais sobre as funções das pernas?
– Uma das funções das pernas é correr.
Também estudamos descrições físicas, tipos e cores de cabelo. Incluiremos agora facial shape, ou seja, formato do rosto e outras características.
Como você descreveria essas pessoas famosas?

Marina has green eyes: Marina tem olhos verdes.
She has a round face: Ela tem rosto redondo.
She has wavy hair: Ela tem cabelo ondulado.
She has freckles: Ela tem sardas.

Humberto is middle aged: Humberto é de meia idade.
He has a cleft chin: Ele tem uma fenda no queixo.
He has straight gray hair: Ele tem cabelo liso e grisalho.
He has brown eyes: Ele tem olhos castanhos.

Juliana is young: Juliana é jovem.
She is short: Ela é baixa.
She has dimple cheeks: Ela tem covinhas.
She has curly hair: Ela tem cabelo enrolado.

George is elderly: George é velho.
He is tal: Ele é alto.
He has a square face: Ele tem rosto quadrado.
He has white hair: Ele tem cabelo branco.
Agora responda: como você é fisicamente?
I have …………………..
Eu tenho ……………….
I am …………………….
Eu sou …………………..
EDUCAÇÃO FÍSICA
Conteúdos/ Objetos de Aprendizagem | Práticas corporais de aventuras urbanas |
Metodologia/ Estratégias | Leitura do texto.Leitura dos exercícios.Realização dos exercícios propostos (verificação da aprendizagem) |
- Introdução (15min)
Na atividade anterior estudamos sobre as práticas corporais de aventura urbana, especificamente o Parkour. Nessa aula, continuaremos estudando o mesmo Tema, mas o foco será a modalidade slackline.
Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.
Bons estudos!
Para começar, reflita sobre as questões abaixo:
- Você lembra o que são práticas de aventuras urbanas?
- O que você sabe sobre slackline?
- Após a reflexão, leia a explicação abaixo para recordar o que são práticas de aventuras urbanas e alguns exemplos. (10min)
As práticas de aventuras urbanas exploram a “paisagem de cimento” das cidades para produzir condições de vertigem e adrenalina durante a sua prática, sendo realizadas com um risco controlado.
São exemplos dessas práticas o parkour, skate, patins, bike, etc. Nessa aula, abordaremos o slackline.
- Vamos conhecer um pouco sobre essa prática de aventura urbana? Leia o texto sobre slackline e faça anotações sobre pontos que julgar importantes para responder as questões a seguir. (20min)
Slackline
O Slackline é considerado um esporte de equilíbrio corporal, realizado sobre uma fita de nylon suspensa, estreita e flexível presa entre dois pontos fixos, podendo ser praticado em qualquer lugar. Os praticantes do slackline são conhecidos como slackers.
Seu objetivo é transpassar esse percurso equilibrando-se sobre a fita, permitindo ao praticante realizar várias manobras, geralmente a uma altura de 30 cm do chão. É também conhecido como corda bamba, que significa “linha folgada”. Sua prática se desenvolveu através da união das artes circenses e do Alpinismo.
Sabe-se que o slackline teve sua origem nos Estados Unidos em meados dos anos 80, nos campos de escalada do Vale de Yosemite, no Estado da Califórnia. Para distração e treinamento, os escaladores e alpinistas, entre os intervalos das escaladas, esticavam suas cordas através dos pontos fixos para se equilibrar e caminhar. No Brasil, o esporte teve sua origem por volta de 1995, no Rio de Janeiro.
É considerado um esporte completo, pois abrange vários benefícios, como desenvolver o equilíbrio, a resistência física, coordenação motora, consciência corporal, força muscular de membros inferiores e a concentração.
Por ser considerado um esporte novo, há vários incidentes envolvendo esse esporte. Muitos praticantes não procuram informações a respeito de como praticar de maneira correta e segura e acabam não seguindo as medidas de segurança básica.
Durante a realização do slackline, os mais jovens devem ser acompanhados sempre com a supervisão de adultos. É fundamental existir uma preocupação e cuidados especiais com os praticantes, explicando as regras que devem ser seguidas para uma prática saudável, divertida e, principalmente, segura.



- Utilize as informações do texto e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões sobre Slackline para auxiliar seu aprendizado. Registre suas respostas no caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (20min)
- Qual material utilizado para ser praticado o Slackline?
- O que significa slackers?
- Qual é o objetivo do slackline?
- Por que o slackline é considerado um esporte completo?
- Por que ocorrem acidentes na prática do slackline? Como evitá-los?
- A partir das atividades da aula anterior sobre parkour, sobre slackline (nessa aula) e as informações nas aulas do Centro de Mídias, responda as questões abaixo para auxiliar seu aprendizado. Registre suas respostas no caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (25min)
- Quais os locais apropriados para a prática desses esportes, tanto na escola, como em seu entorno?
- Qual é o papel dos obstáculos na prática do parkour?
- Após conhecer o parkour e o slackline, você acredita que é uma prática segura para seus praticantes? Justifique?
- Quais são os benefícios proporcionados pela prática dessas atividades?
- Por meio da prática destes esportes, é possível assegurar aos praticantes o respeito, igualdade, tolerância e o trabalho em equipe? Essas práticas corporais podem ser praticadas por todas as pessoas? Justifique?
- Quer saber mais? Acesse o link abaixo e assista ao vídeo: