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Roteiro de estudos intensivos e revisão Educação Física e Inglês 6º ano

INGLÊS

Conteúdos/ Objetos de Aprendizagem: Rever vocabulário referente a partes do corpo e descrições físicas

Metodologia/ Estratégias  Reflexão a respeito do conteúdo estudado; Anotação no caderno; Descrição física do aluno    

Hello students!

Hoje faremos uma revisão do bimestre, buscando reforçar o vocabulário que aprendemos e a compreensão de frases e  pequenos textos.

No diálogo abaixo, os alunos perguntam onde determinadas partes do corpo se localizam.

Esse vocabulário te ajudará a entender o diálogo:

Where are: onde estão

Where is: Onde está

Could you tell me more about…? : Você poderia me contar mais sobre…?

The text says that…: O texto diz que…

Agora confira a tradução:

– Eu tenho uma pergunta para você. Onde estão os olhos?

– Os olhos estão no rosto.

– Você poderia me contar mais sobre o peito?

– O peito está no tronco , onde o coração está.

– O texto diz que nós temos dedos.

– É verdade! E diz que a barriga está no abdômen.

– Você poderia me contar mais sobre as funções das pernas?

– Uma das funções das pernas é correr.

Também estudamos descrições físicas, tipos e cores de cabelo. Incluiremos agora facial shape, ou seja, formato do rosto e outras características.

Como você descreveria essas pessoas famosas?

Marina has green eyes:  Marina tem olhos verdes.

She has a round face: Ela tem rosto redondo.

She has wavy hair: Ela tem cabelo ondulado.

She has freckles: Ela tem sardas.

Humberto is middle aged: Humberto é de meia idade.

He has a cleft chin: Ele tem uma fenda no queixo.

He has straight gray hair: Ele tem cabelo liso e grisalho.

He has brown eyes: Ele tem olhos castanhos.

Juliana is young: Juliana é jovem.

She is short: Ela é baixa.

She has dimple cheeks: Ela tem covinhas.

She has curly hair: Ela tem cabelo enrolado.

George is elderly: George é velho.

He is tal: Ele é alto.

He has a square face: Ele tem rosto quadrado.

He has white hair: Ele tem cabelo branco.

Agora responda:  como você é fisicamente?

I have …………………..

              Eu tenho ……………….

I am …………………….

              Eu sou …………………..

EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdos/ Objetos de AprendizagemPráticas corporais de aventuras urbanas
Metodologia/ EstratégiasLeitura do texto.Leitura dos exercícios.Realização dos exercícios propostos (verificação da aprendizagem)
  1. Introdução (15min)

Na atividade anterior estudamos sobre as práticas corporais de aventura urbana, especificamente o Parkour. Nessa aula, continuaremos estudando o mesmo Tema, mas o foco será a modalidade slackline.

Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.

Bons estudos!

            Para começar, reflita sobre as questões abaixo:

  • Você lembra o que são práticas de aventuras urbanas?
  • O que você sabe sobre slackline?
  • Após a reflexão, leia a explicação abaixo para recordar o que são práticas de aventuras urbanas e alguns exemplos. (10min)

As práticas de aventuras urbanas exploram a “paisagem de cimento” das cidades para produzir condições de vertigem e adrenalina durante a sua prática, sendo realizadas com um risco controlado.

São exemplos dessas práticas o parkour, skate, patins, bike, etc. Nessa aula, abordaremos o slackline.

  • Vamos conhecer um pouco sobre essa prática de aventura urbana? Leia o texto sobre slackline e faça anotações sobre pontos que julgar importantes para responder as questões a seguir. (20min)

Slackline

O Slackline é considerado um esporte de equilíbrio corporal, realizado sobre uma fita de nylon suspensa, estreita e flexível presa entre dois pontos fixos, podendo ser praticado em qualquer lugar. Os praticantes do slackline são conhecidos como slackers.

Seu objetivo é transpassar esse percurso equilibrando-se sobre a fita, permitindo ao praticante realizar várias manobras, geralmente a uma altura de 30 cm do chão. É também conhecido como corda bamba, que significa “linha folgada”. Sua prática se desenvolveu através da união das artes circenses e do Alpinismo.

Sabe-se que o slackline teve sua origem nos Estados Unidos em meados dos anos 80, nos campos de escalada do Vale de Yosemite, no Estado da Califórnia. Para distração e treinamento, os escaladores e alpinistas, entre os intervalos das escaladas, esticavam suas cordas através dos pontos fixos para se equilibrar e caminhar. No Brasil, o esporte teve sua origem por volta de 1995, no Rio de Janeiro.

É considerado um esporte completo, pois abrange vários benefícios, como desenvolver o equilíbrio, a resistência física, coordenação motora, consciência corporal, força muscular de membros inferiores e a concentração.

Por ser considerado um esporte novo, há vários incidentes envolvendo esse esporte. Muitos praticantes não procuram informações a respeito de como praticar de maneira correta e segura e acabam não seguindo as medidas de segurança básica.

Durante a realização do slackline, os mais jovens devem ser acompanhados sempre com a supervisão de adultos. É fundamental existir uma preocupação e cuidados especiais com os praticantes, explicando as regras que devem ser seguidas para uma prática saudável, divertida e, principalmente, segura.

  1. Utilize as informações do texto e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões sobre Slackline para auxiliar seu aprendizado. Registre suas respostas no caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (20min)
  1. Qual material utilizado para ser praticado o Slackline?
  • O que significa slackers?
  • Qual é o objetivo do slackline?
  • Por que o slackline é considerado um esporte completo?
  • Por que ocorrem acidentes na prática do slackline? Como evitá-los?
  • A partir das atividades da aula anterior sobre parkour, sobre slackline (nessa aula) e as informações nas aulas do Centro de Mídias, responda as questões abaixo para auxiliar seu aprendizado. Registre suas respostas no caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (25min)
  1. Quais os locais apropriados para a prática desses esportes, tanto na escola, como em seu entorno?
  • Qual é o papel dos obstáculos na prática do parkour?
  • Após conhecer o parkour e o slackline, você acredita que é uma prática segura para seus praticantes? Justifique?
  • Quais são os benefícios proporcionados pela prática dessas atividades?
  • Por meio da prática destes esportes, é possível assegurar aos praticantes o respeito, igualdade, tolerância e o trabalho em equipe? Essas práticas corporais podem ser praticadas por todas as pessoas? Justifique?
  • Quer saber mais? Acesse o link abaixo e assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=F2XzhjhmVhU

(Principais Passos Para Aprender Slackline)

  https://www.youtube.com/watch?v=m-VmqH2q1E8

(slackline para iniciantes)

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