LÍNGUA PORTUGUESA
Jornalístico/midiático – O que a capa diz???
Você gosta de ler jornal?: Observe a 1ª página do Jornal O GLOBO de 02/06/2006

A primeira página de um jornal tem a função de um cartaz, apresenta o jornal para o público, estimula a compra e orienta também a leitura para dentro do jornal. É uma vitrine que nos dá pontos de referência sobre o seu conteúdo, esse conteúdo trata de fatos que são histórias reais e atuais que deveriam possuir o mínimo de opinião.
Manchete é o título do assunto principal de cada edição. É escrita em
letras garrafais, geralmente no alto da 1ª página. Indica o fato jornalístico de
maior importância entre as notícias contidas na edição daquele dia.
Título é a síntese precisa da informação mais importante do texto. É
colocado em destaque no alto da notícia para chamar a atenção sobre a matéria.
A manchete é um título, só que se trata da notícia principal do dia.
Lide normalmente é o primeiro parágrafo cuja função é introduzir o leitor à
matéria. Deve conter as informações essenciais do fato noticiado respondendo às
perguntas: o quê, quem, quando, onde, como, por quê e, em algumas situações,
as consequências do fato. O lide torna possível, ao leitor que dispõe de pouco
tempo, tomar conhecimento da essência da notícia em rápida e condensada
leitura.
Mas será que todos os jornais são iguais?
Observe agora a 1ª página do jornal Folha de São Paulo, também do dia 02/06/2006. Faça a correspondência desta capa com a do Jornal O Globo, utilizando, para isso, a legenda organizada para a capa de O GLOBO.

GEOGRAFIA
Metodologia/ Estratégias: O aluno deverá fazer a Leitura do texto e da explicação.
Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
Primeiro momento: Questão disparadora: Porque chamamos de América latina?
Segundo momento: A América Latina
Corresponde a 3,9% do território terrestre
A América Latina é uma região do continente americano que reúne nações onde são falados, principalmente, idiomas românicos, isto é, derivados do latim. Os idiomas que predominam nessa região são espanhol, o português e o francês, uma vez que essa região foi dominada por impérios coloniais europeus espanhol e português.
Com uma área de aproximadamente 20 milhões km², a América Latina ocupa 3,9% da superfície do planeta Terra. Em 2008, segundo a Organização das nações Unidas – ONU, a população dessa região era estimada em 569 milhões de pessoas.

Mapa da América Latina. (Foto: Wikimedia Commons)
Países da América Latina
A América Latina é composta por 20 países. Fazem parte dela países da América Central, América do Sul e apenas um país da América do Norte. Veja a seguir os países que compreendem essa área e suas capitais:
• Argentina – Buenos Aires
• Bolívia – Sucre
• Brasil – Brasília
• Chile – Santiago
• Colômbia – Bogotá
• Costa Rica – San José
• Cuba – Havana
• Equador – Quito
• El Salvador – São Salvador
• Guatemala – Cidade De Guatemala
• Haiti – Porto Príncipe
• Honduras – Tegucigalpa
• México – Cidade do México
• Nicarágua – Manágua
• Panamá – Cidade do Panamá
• Paraguai – Assunção
• Peru – Lima
• República Dominicana – Santo Domingo
• Uruguai – Montevidéu
• Venezuela – Caracas
Economia da América Latina
México, Brasil e Argentina são as nações latino-americanas mais ricas. Os três países são vistos como emergentes e o Produto Interno Bruto (PIB) dos três, correspondem a aproximadamente 75% do PIB de toda a América Latina.
Esses países também se destacam na produção industrial e na exportação dos produtos manufaturados, já que possuem uma base industrial mais sólida que outras nações. A maioria dos outros países dependem da exportação e dos commodities minerais e agrícolas.
A desigualdade social é um dos grandes problemas da América Latina, já que existe a concentração de renda na maioria dos países. Cuba é uma exceção, pois adotou uma economia socialista.
Praticamente todos os outros países tem como base uma economia de mercado capitalista. As moedas de maior valor são o Real do Brasil, o Peso da Argentina, Chile e México.
O desenvolvimento econômico desses países
Os países que formam a América Latina possuem problemas semelhantes a exemplo de: problemas sociais, economia atrasada e fragilizada por governos corruptos e condição de países em subdesenvolvimento.
Nessa região, a agricultura de subsistência é evoluída, com destaque para a pesca, caça e coleta. Os colonizadores europeus chegaram aos países e deram continuidade ao cultivo, mas voltado para a exportação, buscando a própria rentabilidade.
Dessa forma, esses países têm como base de exportação os produtos primários, deixando o processo de industrialização ainda mais lento quando comparado com nações desenvolvidas. A policultura e a monocultura são as principais formas de produção.
A atividade econômica mais lucrativa para os países latino-americanos é a pecuária, já que muitos animais, como gados e bois, são criados em regiões mais frias ou de clima tropical.
Outra grande atividade é a mineração e o extrativismo, principalmente na exportação desses itens para o resto do mundo.
Relevo, clima e hidrografia da América Latina
Relevo
A América Latina possui a mesma organização de formas de relevo, no sentindo norte-sul, em todas as latitudes. Dessa maneira, podemos classificar cinco unidades geomorfológicas como as mais importantes: baixadas litorâneas, elevadas cordilheiras, grandes planícies banhadas por rios, planaltos de desgaste na porção oriental da América do Sul e Baixadas Litorâneas banhadas pelo oceano Atlântico.

Clima
A América Latina fica em uma zona intertropical, onde o clima quente é predominante. Essa característica não abrange o extremo sul (região da Argentina e Chile) e das regiões montanhosas (Andes).
Devido a sua grande extensão, a diferença de latitudes e a variação climática pode-se perceber uma grande diversidade de vegetais. As paisagens que podemos destacar são: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Pampa ou Estepes e desertos (México, Atacama e Patagônia).
Hidrografia
A maior parte do relevo é disposta por rios americanos e, principalmente, latino-americanos. Eles correm no sentido oeste-leste, porque o paredão da Cordilheira dos Andes faz eles se irem em direção ao oceano Atlântico.
Religião da América Latina
Mesmo apresentando um grande número de religiões desde os evangélicos, protestantes, africanas e indígenas, a religião que predomina na região latino-americana é o cristianismo.
População da América Latina
A maioria da população é formada por jovens de até 30 anos. Cerca de 80% da população mora na zona urbana, isto é, cidades de grande e médio porte, principalmente. Os principais grupos étnicos são: brancos (descendentes de portugueses e espanhóis), negros (descendentes de africanos), pardos e indígenas.
Demais informações econômicas e geográficas
• Maiores cidades: São Paulo (Brasil), Rio de Janeiro (Brasil), Belo Horizonte (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México), Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela) e Lima ( Peru )
• Principais atividades econômicas: agricultura, mineração, indústria, turismo e extrativismo vegetal.
• Maior bioma: Floresta Amazônica.
• Maior rio: Rio Amazonas
• Maior cadeia montanhosa: Cordilheira dos Andes (região ocidental da América do Sul).
Artigos Relacionados: Economia
A economia dos países da América Latina tem suas principais atividades produtoras voltadas para o setor primário, que corresponde à produção de produtos agropecuários, extração vegetal, animal e mineral.
Após a Segunda Guerra Mundial países como Brasil, México, Argentina tiveram que se industrializar, pois os países que os abasteciam de mercadorias industrializadas estavam em processo de reconstrução devido à guerra, então, não tendo quem produzisse, tiveram que conduzir sua auto sustentação, essa é conhecida como industrialização por substituição de importação.
Outra característica dos países latinos é a industrialização tardia que veio a ocorrer apenas no século XX, tendo em vista que a Revolução Industrial teve início no final do século XVIII início do XIX, totalizando quase 100 anos de atraso e, por último, a grande dependência financeira em relação aos países ricos.