INGLÊS
Uso do modal CAN e Climate changes ( mudanças climáticas)
ATIVIDADES PROPOSTAS |
Anote vocabulário novo em seu caderno;Copie a explicação do uso do verbo modal CAN e seus exemplos;Considere as palavras cognatas. |
Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem!
Considerando que já estudamos Climate changes (mudanças climáticas) na última aula, aumentaremos nossos conhecimentos sobre o assunto resolvendo dois exercícios.
Outro assunto que começaremos a abordar é como usar o modal CAN nas frases afirmativas, negativas e interrogativas.
Pegue seu caderno e anote o vocabulário abaixo. Ele vai ser útil para a compreensão do texto e resolução dos exercícios que serão dados na próxima aula.
Vocabulary exercises 1 and 2
Read: ler
About: sobre
Make: fazer
Many: muitos, muitas
Be: ser, estar
All: todos, todas
Earth: terra
Weather: clima
Become: tornar
Harder: mais díficil
Harsher: mais duro
Melt: derreter
Ice: gelo
Water level: nível de água
Rise: subir, aumentar
Whole: inteiro, inteira
So: tão, então
That: que
Change: mudar, mudança
Have to: ter que
Other: outro, outra
The only: o único
Safe place: lugar seguro
Climate changes: mudanças climáticas
It: ele ou ela (animal ou coisas)
Before: antes
After: depois
Requiring: exigindo
Letter: letra
Right: correto
Wrong: errado
All: todos, todas
Vocabulary exercises 3, 4 and 5
Choose: escolher
Give: dar
But: mas
Hate: odiar
Uso de CAN
Usaremos o modal CAN para falar sobre habilidades ou possibilidades.
Frases afirmativas:
Use a estrutura sujeito + can + verbo. Exemplos:
You can speak English very well.
Você sabe (pode, consegue) falar inglês muito bem.
She can ride a bike but not very well.
Ela sabe (pode, consegue) andar de bicicleta mas não muito bem.
Frases negativas:
Use a estrutura sujeito + can´t + verbo. Exemplos:
He can´t play chess.
Ele não sabe (não consegue, não pode) jogar xadrez.
They can´t travel next Saturday.
Eles ou elas não podem (não conseguem) viajar no próximo sábado.
Frases interrogativas:
Use a estrutura Can + sujeito + verbo?. Exemplos:
Can you write a poem?
Você sabe (consegue) escrever poemas?
Yes, I can = Sim, eu sei (consigo)
No, I can´t + Não, eu não sei (não consigo)
Can Bruna Marquezine act?
Bruna sabe ( consegue) atuar?
Yes, she can = Sim, ela sabe (consegue)
No, she can´t = Não, ela não sabe (não consegue)
EDUCAÇÃO FÍSICA
Esportes de precisão e técnico combinatórios / Esporte paralímpico
- Introdução (10min)
Na atividade anterior continuamos o aprendizado sobre G.R.. Nessa aula, estudaremos o esporte de precisão bocha.
Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.
Bons estudos!
Para começar, reflita sobre as questões abaixo:
- Você lembra o que são esportes de precisão?
- O que você sabe sobre bocha?
- Após a reflexão inicial, leia a definição abaixo para recordar o que são esportes de precisão. (10min)
- Esportes de Precisão: Conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que o do adversário), ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes exemplos: bocha, curling, tiro esportivo, boliche etc.
- Agora que recordou o que são Esportes de precisão, leia o texto abaixo sobre Bocha. (30min)
Bocha


A Bocha é um esporte que surgiu no Império Romano e hoje é um esporte que atrai desde as crianças até os idosos. Chegou ao Brasil com os imigrantes italianos nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Bocha é jogado entre duas equipes, onde cada uma tem direito a uma quantidade de bochas (bolas) coloridas. No jogo em duplas cada atleta tem direito a duas bochas (totalizando quatro para o time) e na modalidade individual cada jogador tem quatro bochas (bolas) a sua disposição.
O objetivo desse esporte consiste em lançar bochas (bolas) o mais perto possível de um bolim (bola pequena) que foi lançado previamente. Os lançamentos devem ser realizados no ar, não podem ser rasteiros.
Na vez do adversário lançar, deve tentar aproximar as bolas ainda mais do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes. Ao final de cada rodada, as bochas da equipe que estiverem mais próximas do bolim conquistam pontos. Vence a equipe que conquistar 15 pontos.
Para decidir quem inicia a partida, é preciso fazer um sorteio, cujo vencedor lança o bolim. A equipe que arremessou o bolim (ou o jogador) será a primeira a arremessar uma bocha. Em seguida, a equipe adversária também arremessa uma bola e a partir desse primeiro arremesso de cada time, é observado a posição das bochas e aquela que estiver mais longe do bolim deve lançar novamente.
Se a bocha das duas equipes estiverem em distância semelhante ao bolim, o time que lançou por último lançará mais uma vez. Caso permaneça o empate, a outra equipe deverá lançar. Quando todas as bochas das equipes tiverem sido lançadas, é verificada as distâncias das bochas até o bolim e realizado a contagem de pontos.
Para a nova rodada, os jogadores mudam o lado da pista e a equipe que pontuou na rodada anterior deve arremessar o bolim. O local do jogo é denominado canchas e devem ter dimensões de 30,50 metros de comprimento e 4 metros de largura. Hoje é mais praticado em canchas sintéticas que não necessita tanto esforço para lançar as bolas, ao contrário da areia que exige mais força. Na cancha, os atletas ficam limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos.


- Bocha Paralímpica
Existe outra modalidade de bocha: a Bocha Paralímpica. Ela é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. Só apareceu no Brasil na década de 1970.
É uma modalidade paralímpica desde 1984. Nas disputas paralímpicas, os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas, sendo permitido lançar usando as mãos, os pés, instrumentos de auxílio e até ajudantes no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
Seu objetivo também é lançar bolas coloridas o mais perto possível de um bolim. As provas podem ser disputadas individualmente, em duplas ou por equipes femininas e masculinas.
Os esportes paralímpicos possibilitam benefícios aos seus praticantes. Praticar esporte é uma forma das pessoas redescobrirem a vida, perceberem que são capazes. O esporte previne as enfermidades causadas pela deficiência e ainda promove a integração social, levando as pessoas a descobrirem que é possível, apesar das limitações físicas, ter uma vida normal e saudável. Ele pode transformar o dia a dia de um atleta e ainda fazer bem para a saúde do corpo e da mente.




- Nesse momento, assista aos vídeos para favorecer seu entendimento sobre bocha. (20min)
https://www.youtube.com/watch?v=uJAGX2PxHEg bocha – esporte de precisão (11min11s)
https://www.youtube.com/watch?v=QrdmCOHOKq4 bocha paralímpica (08min16s)
- Utilize as informações do texto, dos vídeos e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões sobre bocha para auxiliar seu aprendizado. Registre suas respostas no caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (20min)
- A- O que é o objeto denominado “bocha” no jogo?
- Qual é o objetivo do jogo?
- Como se consegue pontos na bocha?
- O que é bocha paralímpica? Por quem é praticada?
- Os esportes paralímpicos possibilitam benefícios aos seus praticantes? Explique.
- Atividade Complementar para enriquecer o aprendizado:
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=eFKOlFyxEeg bocha (02min51s)