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ROTEIROS DE ATIVIDADES DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 6º ANO

INGLÊS

The human body ( O corpo humano)

ATIVIDADES PROPOSTAS
Reflita sobre o corpo humano;Anote o vocabulário novo em seu caderno;Observe as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português).

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem!

Hoje continuaremos estudando o corpo humano. Tente lembrar daquilo que você já estudou nas aulas de Ciências. Em quantas partes se divide o corpo humano? Quais são essas partes? Quais funções cada parte do corpo possui? Quais atividades cada parte do corpo te permite realizar?

Você poderá conferir suas respostas com a leitura de um pequeno texto que será apresentado na próxima aula.

Enquanto isso, vamos tornar o vocabulário mais familiar. Algumas das palavras abaixo já são conhecidas, considerando o estudo das últimas semanas. Outras começarão a ser estudadas partir de agora.

Pegue seu caderno e anote o vocabulário abaixo. Ele será útil para a compreensão do texto e resolução dos exercícios que serão dados na próxima aula.

Body: corpo

Main: principal, importante

The: o, a, os, as

Head: cabeça

Trunk: tronco

Limbs: membros

Face: rosto

Eyes: olhos

Nose: nariz

Mouth: boca

Ears: ouvidos

Hair: cabelo

Inside: dentro

Have: ter

Brain: cérebro

It: ele, ela

Allow: permitir

Learn: aprender

Many : muitas, muitos

Things: coisas

Such as: tal como, tais como (por exemplo)

Speak: falar

Balance: equilibrar

Walk: caminhar

Neck: pescoço

Chest: peito

Where: onde

Heart: coração

Found: encontrado

Belly: barriga

Back: costas

Upper: superior

Arms: braços

Forearms: antebraços

Hands: mãos

Fingers: dedos

Lower: inferior

Thigh: coxa

Legs: pernas

Feet: pés

Fingers: dedos das mãos

Jump: pular

Run: correr

Agora desenhe no seu caderno THE BODY (o corpo) e THE FACE (o rosto). Não esqueça de escrever os nomes de cada parte.

EDUCAÇÃO FÍSICA

  1. Introdução (15min)

Na atividade anterior estudamos o que são exercícios físicos e atividades físicas. Nessa aula, iremos identificar e reconhecer as práticas corporais de aventura urbana, especificamente o Parkour.

Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.

Bons estudos!

            Para começar, reflita sobre as questões abaixo:

  • Você sabe o que são práticas de aventuras urbanas?
  • Conhece exemplos desse tipo de prática?
  • O que você sabe sobre Parkour?
  • Após a reflexão, leia a explicação abaixo para entender o que são práticas de aventuras urbanas e alguns exemplos. (10min)

As práticas de aventuras urbanas exploram a “paisagem de cimento” das cidades para produzir condições de vertigem e adrenalina durante a sua prática, sendo realizadas com um risco controlado.

São exemplos dessas práticas o parkour, skate, patins, bike, etc. Nessa aula, abordaremos o Parkour.

  • Agora que entendeu o que são práticas de aventuras urbanas, vamos aprofundar sobre o que você conhece sobre o assunto. O objetivo é lembrar se você já assistiu, viu ou vivenciou algumas dessas práticas na escola ou fora dela. Seguem algumas perguntas norteadoras e suas respostas devem ser anotadas no caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (20min)
  1. O que você conhece sobre práticas de aventuras urbanas?
  • Em algum momento você já praticou ou assistiu alguma prática corporal de aventura urbana? Qual? Onde?
  • Você saberia citar quais os locais disponíveis em sua comunidade para esta prática?
  • Vamos conhecer um pouco sobre uma prática de aventura urbana? Leia o texto sobre parkour e faça anotações sobre pontos que julgar importantes para responder as questões a seguir. (20min)

PARKOUR

Parkour, também conhecido como Le Parkour, é uma modalidade de esporte que teve seu início na França por volta de 1980, por David Belle, que ajustou e criou técnicas para saltar obstáculos como rampas, muros, escadas, calçadas, corrimãos, árvores, qualquer lugar com apenas o movimento do corpo de forma ágil e superando seus limites. É uma atividade recreativa e esportiva, praticada em áreas urbanas ou rurais, que consiste em deslocar-se o mais rápido e eficientemente, de um ponto a outro, usando habilidades atléticas para superar os obstáculos. O significado da palavra parkour vem do francês e significa “percurso”.

Pode ser praticado individualmente ou com outras pessoas. Os praticantes do parkour são reconhecidos como “traceur” (que significa “traçado”, ou aquele que constrói o caminho ou percurso a ser percorrido). No Brasil, esta prática iniciou-se por volta de 2004 e reúne um número de pessoas para praticá-las juntas, sendo uma das características que faz o parkour ganhar seguidores pelo mundo.

Apesar de ser considerado um esporte de risco, os praticantes mais experientes conseguem avaliar todos os perigos antes de realizarem suas manobras. Por isso, é considerado um esporte que requer muita dedicação, concentração e disciplina. Esse esporte traz vários benefícios, como: desenvolver a agilidade e resistência, precisão, equilíbrio, a concentração, aumento da força, do fortalecimento dos músculos, do corpo e da mente. A filosofia de parkour é: “Primeiro faça. Depois faça bem. Depois faça bem e rápido”.

  1. Utilize as informações do texto e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões sobre parkour para auxiliar seu aprendizado. Registre suas respostas no caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (25min)
  1. Qual o objetivo do parkour?
  • Onde surgiu o parkour?
  • Há algum instrumento/acessório utilizado no parkour? Explique.
  • Explique o termo “traceur”.
  • Dedicação, concentração e disciplina são necessárias na prática do parkour. Por quê?
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