MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
ATIVIDADES PROPOSTAS |
1º Momento: Nós já aprendemos que o Sistema Nervoso é responsável por comandar diversas ações no nosso organismo. Você sabia que existem substancias que podem prejudicar esse comando? Que podem atrapalhar as tomadas de decisão e até o desenvolvimento da pessoa? |
2º Momento:
Texto: Efeitos das substâncias no sistema nervoso
As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro.
Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo “desligado”. Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual. Podem produzir sonolência, embriaguez e até coma. São depressores o álcool, os barbitúricos (soníferos), os ansiolíticos (tranqüilizantes), os sedativos (calmantes), o ópio e a morfina, os xaropes e gotas para tosse, e os inalantes ou solventes (colas, tintas, removedores).
Estimulantes – aumentam a atividade do cérebro, fazendo com que a pessoa fique “ligada”, “elétrica”. As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.
Perturbadoras – também chamadas de alucinógenas, modificam a qualidade da atividade do cérebro, que passa a funcionar de forma anormal. Alteram a percepção e o pensamento e produzem alucinações e delírios. As principais são a maconha, o ecstasy e o LSD 25.
Existem ainda os esteróides anabolizantes, usados para aumentar a força muscular, que podem causar hipertensão, tumores no fígado, impotência, calvície, ataque cardíaco.
Representação de um polígono no plano cartesiano
Para representar um ponto no espaço, podemos utilizar um plano cartesiano e indicar sua localização com um par ordenado.
Plano cartesiano
O plano cartesiano é composto de dois eixos perpendiculares. O eixo horizontal é chamado de eixo das abscissas, ou eixo x, e o eixo vertical é chamado de eixo das ordenadas.
Par ordenado
Um par ordenado (x, y) é dado pelas coordenadas x e y, sendo x a abscissa e y a ordenada. O ponto P(2, 4), representado no plano cartesiano ao lado, tem abscissa 2 e ordenada 4.

Veja como localizar, no plano cartesiano, o ponto A(4, 2).
1o) Como o ponto A tem abscissa 4, localizamos o número 4 no eixo x e traçamos uma reta perpendicular
2o) Como a ordenada do ponto A é 2, então localizamos o número 2 no eixo y e traçamos uma reta perpendicular a esse eixo passando por ele.
3o) No local onde as perpendiculares se cruzam, marcamos o ponto A(4, 2).

Representação de um polígono
Para representar um polígono no plano cartesiano, podemos associar seus vértices a pares ordenados e unir esses pontos com segmentos de reta Observe a representação do polígono ABCD com vértices A(2,2), B(5, 5), C (5, 3) e D (4, 1) no plano cartesiano:

Figuras semelhantes
Quando ampliamos ou reduzimos proporcionalmente uma figura sem deformá-la, produzimos uma figura semelhante.
Ampliação e redução de figuras planas na malha quadriculada
Para ampliar uma figura, multiplicamos todos os comprimentos pelo mesmo número e, para reduzir uma figura, dividimos todos os comprimentos pelo mesmo número.

Na ampliação da figura acima, por quanto multiplicamos cada comprimento? Por 2, basta contar os quadradinhos
Na redução da figura acima, por quanto dividimos cada comprimento? Por 3, basta contar os quadradinhos.
Observe uma redução e uma ampliação do triângulo ABC.
O triângulo DEF é uma redução do triângulo ABC. Para construí-lo, dividimos cada coordenada por 2, obtendo os vértices D(0,5; 0,5), E(1; 1,5) e F(1,5; 1).
O triângulo GHI é uma ampliação do triângulo ABC. Para construí-lo, multiplicamos cada coordenada por 3, obtendo os vértices G(3, 3), H(6, 9) e I(9, 6).
