1º ano
Habilidade: (EF01EF08) Utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos.
Atividade:
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Continuando com o tema, hoje vamos mais uma vez combinar as habilidades já aprendidas até agora na ginástica! Aprendemos alguns saltos e giros e outros movimentos de equilíbrio, por exemplo. Do que mais vocês se lembram?
Com base na última aula de educação física do dia 02/09, para quem não assistiu encontra-se disponível em
Vamos brincar de uma variação de vivo ou morto, que além desses dois, temos o pipoca e a panela de pressão. Antes, precisamos de alguém para nos dizer os comandos do que precisamos fazer. Agora prestemos atenção em cada movimento que precisaremos fazer em cada comando de voz:
Quando a pessoa disser…
Vivo! Você fica em pé
Morto! Você abaixa
Pipoca! Pule sem parar no lugar onde está
Panela de pressão! Gire em volta do próprio corpo.
Muito legal não é? Dá para colocar outros movimentos na brincadeira também! Escolha quatro outros movimentos que você conhece e inclua na brincadeira! Agora escreva em seu caderno quais foram esses movimentos e porque os escolheu.
Até mais crianças!
2º ano
Habilidades: (EF02EF08) Planejar e utilizar estratégias para a execução de combinações de elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos.
Atividade:
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Continuando com o tema, hoje vamos mais uma vez combinar as habilidades já aprendidas até agora na ginástica! Aprendemos alguns saltos e giros e outros movimentos de equilíbrio, por exemplo. Do que mais vocês se lembram?
Com base na última aula de educação física do dia 02/09, para quem não assistiu encontra-se disponível em
As professoras ensinaram a diferença entre alguns tipos de saltos, vocês se recordam de todos? Se não, vamos relembrar juntos.
Salto carpado

Salto Afastado

Salto Grupado

Procure um espaço seguro e procure realizar os saltos partindo de um colchão ou outra superfície macia. Tente saltar o mais alto possível e sempre com a supervisão de um adulto responsável. Caso não consiga, faça partindo do chão mas faça movimentos mais curtos, tudo bem?
Vamos ao desafio do dia. Desenhe um círculo no chão e entre dentro. Tente saltar e girar para a direita sem pisar fora do círculo. Tente cinco vezes. Agora faça a mesma coisa mas girando para o lado esquerdo mais cinco vezes. Não tem problema se não conseguir!
Muito legal não é? Escreva com suas palavras, a diferença entre os três tipos de saltos que você aprendeu hoje. Escreva também se você conseguiu realizar o giro sem cair para fora do círculo dos dois lados, o que sentiu enquanto fazia a atividade.
Até mais crianças!
3º ano
Habilidades
(EF03EF07A) Experimentar, fruir e criar combinações de diferentes elementos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, com e sem materiais), valorizando o trabalho coletivo.
Atividade:
Olá! Hoje vamos aprender um pouco sobre mais ginástica! Hoje vamos combinar equilíbrio, giro e resistência.
Com base na aula de educação física do dia 02/09 disponível aqui:
Vamos fazer um jogo muito bacana, mas para isso precisamos de alguns materiais. Primeiro, consiga cinco garrafas pet, e encha 1/3 dela com água. Em seguida faça um círculo no chão e entre dentro. Coloque as garrafas em volta do círculo, fazendo com que fiquem longe umas das outras. Tal como as professores fizeram em aula, você ficará em apenas um pé enquanto o outro tentará acertar todas as garrafas. Lembre-se não pode colocar o pé que chuta as garrafas no chão até que se derrubem todas e não se pode sair do centro do círculo, portanto é importante que se gire neste pé de apoio enquanto outro golpeia as garrafas. Repita a atividade do lado contrário.
Agora escreva em seu caderno, com as suas palavras, como você acha que esse exercício faz você melhorar sua resistência e seu equilíbrio. (4 linhas) Fundamente sua resposta.
Agora invente uma outra brincadeira que também ajude a desenvolver resistência e equilíbrio e escreva em seu caderno!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
4º ano
Habilidades: (EF04EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver os desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo.
Atividade:
Olá! Tudo bem com vocês? O tema continua sendo a ginástica! Com base na última aula do CMSP disponível aqui:
Vamos rever algum movimentos aprendidos ao longo dessas últimas semanas. Tente lembrar de todos! Conseguiu? Se não, vamos lá.
Salto carpado

Salto Afastado

Salto Grupado

Avião

Pirueta

Rolamento lateral (2 formas)

Vamos à prática. Procure um espaço seguro e procure realizar os saltos e os rolamentos partindo de um colchão ou outra superfície macia. Tente saltar o mais alto possível e sempre com a supervisão de um adulto responsável. Caso não consiga arrumar um colchão, faça partindo do chão mas faça movimentos mais curtos e evite os rolamentos, tudo bem? Tome cuidado também para trombar em nenhum objeto durante os movimentos!
Por fim, escreva em seu caderno as dificuldades que você encontrou para realizar os movimentos. Qual foi mais fácil e qual foi o mais difícil? Sugira em seu texto uma forma de criarmos um jogo com esses movimentos na educação física quando retornarmos!
Até a próxima semana!
5º ano
Habilidades: (EF05EF08) Criar e utilizar estratégias para resolver os desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, adotando procedimentos de segurança.
Olá! Tudo bem com vocês? O tema continua sendo a ginástica! A ênfase está nos procedimentos de segurança. Como podemos fazer os movimentos de ginástica com segurança? Pense um pouco nisso.
Com base na última aula do CMSP disponível aqui;
Vamos hoje rever alguns movimentos e pensar algumas formas de praticá-los de forma com que ninguém se machuque.
Salto carpado

Salto Afastado

Salto Grupado

Avião

Pirueta

Rolamento lateral (2 formas)

Antes de praticá-los, escreva em seu caderno quais as medidas de segurança que todos devemos tomar para fazer esses movimentos da ginástica.
Vamos à prática. Procure um espaço seguro e procure realizar os saltos e os rolamentos partindo de um colchão ou outra superfície macia. Tente saltar o mais alto possível e sempre com a supervisão de um adulto responsável. Caso não consiga arrumar um colchão, faça partindo do chão mas faça movimentos mais curtos e evite os rolamentos, tudo bem? Tome cuidado também para trombar em nenhum objeto durante os movimentos!
Por fim, escreva em seu caderno as dificuldades que você encontrou para realizar os movimentos e como faria para ensinar um irmãozinho ou priminha mais nova do que você. Que cuidados você teria de ter? Sugira uma forma segura de ensinar esses movimentos para todos!
Até a próxima semana!