LÍNGUA PORTUGUESA
1º Momento: Queridos alunos, vamos ler um causo? É uma história verídico ou não contada de forma engraçada. Vamos descobrir a graça do texto? Boa leitura.
2º Momento: Texto
Causo: Barbeiro

Diz que, um belo dia, um índio bem alegre chegou numa barbearia juntamente com um menino, os dois para cortar o cabelo.
O barbeiro, gente mui buena, fez um belo corte no índio, que já aproveitô pra aparar a barba, enfim, deu um trato geral. Depois de pronto o índio, chegou a vez do guri. Nisso o índio disse pro barbeiro:
— Tchê, enquanto tu cortas as melenas do guri, vou dar um pulo até o bar da esquina comprar um cigarrito e já tô de volta.
— Tá bueno! — disse o barbeiro.
Só que o barbeiro terminou de cortar o cabelo do guri e o índio não apareceu.
— Senta aí e espera que teu pai já vem te buscar.
— Ele não é meu pai! – disse o moleque.
— Teu irmão, teu tio, seja lá o que for, senta aí.
— Ele não é nada meu! — falou o guri.
Aí o barbeiro perguntou intrigado:
— Mas quem é o animal então?
— Não sei! Ele me pegou ali na esquina e perguntou se eu queria cortar o cabelo de graça!
Autor desconhecido. Publicado por Roberto Cohen em 20 de Novembro de 1999.
3º Momento:
Leia o texto e responda?
- Quais são as personagens e suas características?
- Qual a relação do menino e o índio?
- Qual foi a graça no final do texto?
4º Momento
VAMOS, ENTÃO, FAZER UMA RETOMADA!
1) FORME (CRIE) ORAÇÕES QUE CONTENHAM O QUE SE PEDE:
A) DOIS SUBSTANTIVOS SIMPLES FEMININOS E UM SUBSTANTIVO COMPOSTO.
B) UM SUBSTANTIVO COLETIVO E DOIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS
C) DOIS SUBSTANTIVOS DERIVADOS, UM SUBSTANTIVO FEMININO E UM SUBSTANTIVO MASCULINO
D) UM SUBSTANTIVO COMPOSTO FEMININO, UM SUBSTANTIVO COMPOSTO MASCULINO E UM SUBSTANTIVO SIMPLES
GEOGRAFIA
Primeiro momento: Questão disparadora: Você sabe pelo menos três fatores que influenciam o clima ?
Segundo momento : Texto : O tempo e o clima atmosférico
Na semana passada estudamos a introdução sobre o clima e o tempo e dando sequencia aos estudos falaremos sobre alguns conceitos e vamos ver os fatores que influenciam no clima . Vamos lá …
Metodologia/ Estratégias: O aluno deverá fazer a Leitura do texto e da explicação.
Radar Meteorológico : foi aprimorado com o desenvolvimento do radar militar, pois em dias de chuvas as imagens ficavam mais difusas. Estas melhoras na observação atmosférica complementadas décadas depois pelo desenvolvimento dos satélites meteorológicos foram acompanhadas pelo surgimento de novas teorias que tinham a finalidade de explicar o funcionamento dos sistemas de tempo
Desde 1995 ( CPTEC) o centro de previsão do tempo avalia condições tempo. O grande número de pesquisas possibilitou o aumento da confiabilidade dos modelos, gerando maior interesse de empresas nas áreas ligadas a agricultura, indústria, transporte e educação entre outras.
Fatores que interferem no clima ou que influenciam o clima.
Conheça os principais fenômenos atmosféricos responsáveis por alterar o clima dos lugares.
Você já reparou que o clima quase nunca é o mesmo em lugares distintos? Por qual razão que, por exemplo, a região Sul do Brasil costuma ser mais fria do que a região Centro-Oeste? E por que o clima da região dos Alpes Suíços é tão frio e o deserto do Saara é tão quente?
Afinal, por que o clima não pode ser sempre o mesmo nos diferentes pontos da Terra?
A explicação para a ocorrência de diversos tipos climáticos no nosso planeta é o fato de o clima ser influenciado por uma combinação entre vários fatores. Dessa forma, podemos concluir que à medida que esses fatores se modificam, o clima de cada região também se altera.
Os principais e mais importantes fatores climáticos são: as altitudes, as latitudes, a continentalidade e maritimidade, as formas de relevo, as vegetações, as correntes marinhas e as massas de ar.
Esses elementos climáticos são chamados de Fenômenos Atmosféricos, pois eles ocorrem na atmosfera terrestre, ou seja, na camada de ar imediatamente acima da superfície. Vamos agora conhecer um pouco sobre cada um deles:
Altitudes: as altitudes interferem no clima porque, quanto mais alto, menos denso é o ar e, portanto, mais frio ele se torna. Com isso, as temperaturas tendem a abaixar. Por outro lado, quanto mais próximos estamos do nível do mar, maiores costumam ser as temperaturas.
Um exemplo de região com elevada altitude e que faz muito frio são os Alpes, uma cadeia de montanhas localizadas na Europa.
Latitudes: as latitudes definem o quanto estamos próximos ou distantes da Linha do Equador, um traçado imaginário que “corta” a Terra ao meio no sentido horizontal. Portanto, quanto mais próximos estamos dessa linha (ou seja, quanto menores forem as latitudes), mais calor costuma fazer. Por outro lado, quanto mais longe estamos dessa linha (latitudes menores), maior é o frio.
Isso explica por que o Polo Norte e o Polo Sul estão congelados. A região Sul do Brasil, por apresentar maiores latitudes, costuma ter menores temperaturas médias ao longo do ano.
Maritimidade e continentalidade: você já reparou que a água demora mais para esquentar no sol do que o chão? Isso porque a água conserva a sua temperatura por mais tempo que o solo, que se aquece e se resfria muito rápido. Dessa forma, não é difícil imaginar que a proximidade e a distância de um lugar em relação ao mar influenciam o seu clima.
Quanto mais próxima do mar uma localidade se encontra (maritimidade), menores costumam ser as variações de temperatura; quanto mais distante do mar (continentalidade), maiores são as variações térmicas.
Relevo: o relevo interfere no clima mais do que você pode imaginar. As regiões mais altas, como já falamos, costumam ser mais frias. Mas, além disso, essas zonas ajudam a “rebater” a umidade proveniente de outros lugares, impedindo que elas cheguem a certos lugares, que passam a ficar mais secos.
Um exemplo disso é o deserto do Atacama, no Chile. A Cordilheira dos Andes não deixa que os ventos carregados de umidade cheguem até essa região, fazendo com que ela transforme-se em um dos desertos mais áridos do planeta.
Vegetação: as florestas e demais formas de vegetação ajudam a absorver o calor proveniente da radiação solar, amenizando o aquecimento. Além do mais, através da evapotranspiração, elas ajudam a aumentar a umidade do ar, provocando mais chuvas. Esse é um dos motivos de ser necessária a correta preservação de nossas florestas!
Correntes marinhas: as alterações das temperaturas das correntes marinhas também interferem no clima. Quando elas são mais quentes, evaporam mais e aumentam a umidade e a temperatura em regiões costeiras. Quando elas são mais frias, provocam a queda da temperatura dessas regiões, além de “puxar” a umidade de outros lugares, que acabam ficando com menos chuvas.
Massas de ar: há diversas camadas de ar sobre a Terra, que existem graças às diferenças da intensidade da luz solar ao longo do globo terrestre. Assim, as massas de ar (que ora são frias, ora são quentes, ora são úmidas e ora são secas) interferem diretamente sobre o clima onde elas passam. O encontro entre duas massas de ar é chamado de Frente de Ar.
Fonte : Escola KIds – UOL – Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
Referências/Fonte Sites : SOUSA, Rafaela. “Diferença entre tempo e clima”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-tempo-clima.htm. Acesso em 01 de setembro de 2020.]

As formas de clima e de tempo variam de acordo com os lugares.